Filme do Dia: Dois Homens e um Guarda-Roupa (1958), Roman Polanski

 


Dois Homens e um Guarda-Roupa (Dwaj Ludzie z Szafa, Polônia, 1958). Direção e Rot. Original: Roman Polanski. Fotografia: Maciej Kijowski. Música: Krzysztof Komeda. Com: Jakob Goldberg, Henryk Kluba, Andrzej Kondratiuk, Barbara Lass, Stanislaw Michalski, Roman Polanski.

Dois homens saem do mar carregando um armário e atravessam diversos locais da cidade, sendo sempre hostilizados pelo incongruente tamanho do armário para os locais onde pretendem entrar. Casualmente livram uma garota (Lass) de ser vítima de uma brincadeira maldosa que um grupo de arruaceiros jovens pretende lhe pregar com um gato que fora vítima da tortura dos mesmos e, por sua vez, tornando-se vítima das agressões da gangue. Depois de conseguirem se recompor, decidem voltar ao mar.

Nesse curta Polanski não só segue com suas experiências unindo a estética do absurdo (aparentemente evocativa de Lewis Carroll, mas particularmente muito se deve ao próprio humor negro presente na cultura nacional) com uma gestualidade carregada dos atores e situações evocativas do slapstick (daí também a pouca importância do diálogo) de Chaplin e o Gordo e o Magro, como já apresenta algumas soluções visuais semelhantes a Armadilha do Destino. Nesse sentido, a cena dos dois homens carregando o piano do mar, no início, remete à igualmente absurda seqüência inicial desse longa-metragem posterior, quando dois fugitivos buscam salvar o carro e a si próprios da maré, com trilha musical do mesmo Komeda. ainda que no filme posterior existe uma integração narrativa mais convencional das situações absurdas. Nos subenredos, Polanski não deixa de apresentar uma série de pequenas narrativas que acentuam a maldade humana (um homem seduz o outro, ao mesmo tempo que rouba sua carteira; um bêbado é assassinado barbaramente e o grupo de rapazes se divertem torturando o gato). Também as locações da cidade ajudam a compor esse drama que mescla fantasia com realidade de forma dosada. Polanski aparece como coadjuvante, fazendo papel de um dos rapazes da gangue. 18 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar