Filme do Dia: Lady Macbeth (2016), William Oldroyd

 


Lady Macbeth (Reino Unido, 2016). Direção: William Oldroyd. Rot. Adaptado: Alice Birch, a partir de Lady Macbeth of Mtsensk, de Nikolai Leskov. Fotografia: Ari Wegner. Música: Dan Jones. Montagem: Nick Emerson. Dir. de arte: Jacqueline Abrahams & Thalia Ecclestone. Figurinos: Holly Waddington. Com: Florence Pugh, Cosmo Jarvis, Paul Hilton, Naomi Ackie, Christopher Fairbank, Golda Rosheuvel, Anton Palmer, Rebecca Manley.

Na Inglaterra rural do século XIX, Katherine (Pugh) é um dos itens comprados pelo seu sogro, Boris (Fairbank) ao filho e agora esposo de Katherine, Alexander (Hilton), que a trata  apenas como objeto para seu prazer visual, masturbando-se com ela despida. Quando ambos se ausentam da propriedade, Katherine flagra um ritual de humilhação dos empregados da fazenda a sua serviçal pessoal, Anna (Ackie). Ela ordena que todos parem, mas ao mesmo tempo se insinua para um dos homens, Sebastian (Jarvis). Esse posteriromente passa a segui-la e invade seu quarto, tornando-se amantes. Com o retorno de Boris e a descoberta, em pouco tempo, do caso de Katherine, esse se indispõe com a nora, que o envenena com cogumelos, impedindo que Anna vá buscar ajuda até deixar de escutar ruídos no quarto. Quando Alexander retorna à propriedade, e põe Anna contra a parede, ela simplesmente saca o amante Sebastian do quarto vizinho e simula sexo diante do marido, sendo estapeada pelo mesmo. Em luta aguerrida com Sebastian, Alexander é morto por Katherine, sendo seu corpo enterrado por Sebastian. A cada crime, no entanto, Sebastian se mantém mais distante da amante e quando chega Agnes (Rosheuvel), avó do pequeno Teddy, filho ilegítimo de Alexander, Katherine se sente impotente. Embora afeiçoada ao garoto e esse ainda muito mais a ela, ao mesmo tempo Teddy significa o impedimento da continuidade do amor do casal.

A estrutura de pretenso choque, que o filme apresenta desde os seu primórdios, é igualmente desde o princípio prejudicada, com interpretações pífias, sobretudo da dupla principal, que mais parece uma fala e de uma elaboração dramática previsível e nada envolvente. Como resultado, e ao contrário de filmes com temática similares, tal como Liberdade de Bremer (1974), de Fasssbinder, fica-se com uma saída de relativo empoderamento, às custas de três mortes que, fosse realizado por alguém com mais tino, também serviriam para ir além da situação retratada aqui. E a própria previsibilidade deixaria de ser um peso certamente outra fosse a postura adotada em relação à história. A Katherine de Pugh e o  Sebastian de Jarvis falam e gesticulam como os jovens do momento em que esse filme foi produzido, soando patético e mesmo involuntariamente cômica a cena da morte de Alexander. Enquanto produção contemporânea que também dialoga com demandas e espelhamentos contemporâneos, O Estranho Que Nós Amamos é de longe mais interessante. E o impetuoso Sebastian rapidamente não passa a ser mais que uma espécie de amante de estimação de madame, sendo a relação dos dois apresentada sem tampouco nada de especial. Não faltam, como na produção dirigida por Sofia Coppola e acima referida, uma cena em que se faz menção ao clássico ...E O Vento Levou, a do célebre e espartano espartilho nas mãos da criada. A forte impressão que se fica é a que o encantamento aparente pela história fez com que se jogasse todas as fichas dessa produção no pretenso impacto do que é narrado, mais que numa tentativa de adensar as personagens retratadas, que ao menos aqui surgem como tipos bem pouco aprofundados. O conto de Leskov já havia sido fonte de inspiração para vários realizadores, notadamente Wajda em 1962, com sua Lady Macbeth Siberiana e Katerina Izmailova, produção soviética de 1927. Longa de estreia do realizador. Sixty Six Pictures/BBC Films/BFI/Creative England/iFeatures. 89 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar