Filme do Dia: Music Land (1935), Wilfred Jackson
Music Land (EUA, 1935). Direção:
Wilfred Jackson. Rot. Original: Pinto Colvig.
Saxofone da Ilha
do Jazz se apaixona por um contrabaixo da Terra da Sinfonia. O Mar da Discórdia
não é capaz de separá-los, mas a presença do saxofone gera uma sucessão de
situações desastrosas que o fazem ser aprisionado. Quando liberto, foge com seu
contrabaixo, mas os exércitos dos dois reinos se encontram em guarda para
evitar a união. Quando chega o momento da separação do casal, os governantes
dos dois países também acabam por se apaixonar.
Mesmo que de
longe mais ingênuos que a maior parte da produção da concorrente Warner,
sobretudo de alguns anos após, algumas produções da série Silly Simphonies, como é o caso dessa em questão, tornam-se mais
interessantes que a média. Abdicando de qualquer diálogo, sendo as breves
evocações desses emulações de acordes musicais, esse curta ainda apresenta como
moral da história que as tensões existentes entre a música clássica e o jazz
podem ser contornadas, caso ambos não se tornem tão intransigentes – algo que
soa, no mínimo, um tanto profético, quando se pensa nas incursões cada vez mais
próximas da música erudita que o be bop efetuará a partir de mais ou menos essa
época. Enquanto o reino da música clássica é apresentado como de uma placidez,
é justamente essa calmaria que parece inquietar o contrabaixo quando observa o fervilhar
féerico da Ilha do Jazz. Walt Disney Prod. para United Artists. 9 minutos e 12
segundos.
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