Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#4: Ibermedia

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Ibermedia (Espanha)
A maior agência para financiamento de co-produções para filmes de longa-metragem latino-americanos, que agora tem como base a Espanha, o Programa Ibermedia, foi criado em 1997 como parte de políticas audiovisuais da Conferência de Atividades Audiovisuais e Cinematográficas da Iberoamérica (CAACI). Além de apoiar o desenvolvimento de projetos de co-produções submetidos por produtores independentes de cinema, os principais objetivos do Ibermedia são promover a distribuição e visibilidade geral dos filmes latino-americanos ao redor do mundo, o treinamento e o intercâmbio pan-regional de profissionais de cinema, e a integração de companhias de cinema latino-americanas em "redes audiovisuais supra-nacionais". Dezessete países latino-americanas se envolveram inicialmente,  mas por volta de 2006 esse número havia caído para treze, mais a Espanha e Portugal, com Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai  e Venezuela sendo o contingente sul-americano. Em 2012, todos os dez países sul-americanos de fala espanhola ou portuguesa se incluíam entre os 19 membros, incluindo Equador e Paraguai

Baseado no modelo do Euroimages, o programa de cinema da União Européia, os países-membros do Ibermedia são incentivados a contribuir com qualquer quantia em dinheiro que possam dispor, com a Espanha pagando aproximadamente 2 milhões de dólares por ano (aproximadamente 60% do fundo) e alguns países (incluindo Colômbia e Venezuela) contribuindo com somente 100 mil; o mínimo é 50 mil anuais. Todos os países-membros são elegíveis para os vários auxílios concedidos. Para projetos de co-produção, somente 50% do orçamento de um filme é proporcionado pelo Ibermedia, como um empréstimo, com o restante sendo necessariamente proveniente de outras fontes. Estes filmes podem ser realizados em espanhol ou português, e o diretor, atores principais e equipe técnica normalmente de um país ibero-americano. Geralmente três ou mais países são envolvidos. Existem outros tipos de subvenções, incluindo aquelas para desenvolvimento de roteiros de realizadores estreantes, auxílio no treinamento em instituições educacionais, e subvenções para distribuição/produção de produtores independentes. 

Virtualmente todo e qualquer filme sul-americano que é apresentado em festivais internacionais de cinema e/ou lançado na Europa ou América do Norte é apoiado pelos fundos do Ibermedia. De 1997 a 2003, cerca de 530 projetos foram escolhidos, incluindo 104 co-produções, 121 auxílios para desenvolvimento de roteiros, e 137 projetos que foram premiados com distribuição e créditos promocionais. Em 2004, 4.2 milhões de dólares foram destinados a 32 projetos de co-produção, dos quais 13 envolviam a Espanha. Como país anfitrião, a Espanha tem feito um bom trabalho de aprimorar colaborações culturais com países latino-americanos, mas seu papel por vezes também tem sido visto como paternalista. Um dos problemas é que algumas vezes o roteiro premiado pode controvertidamente incluir personagens e mesmo atores espanhóis, apesar de existirem bons exemplos de filmes com bons personagens espanhóis, tais como Martin (H) (Argentina/Espanha, 1997), de Adolfo Aristarain, no qual um adolescente argentino sofrendo de dependência química é levado a visitar o seu pai na Espanha e Maroa (Venezuela/Espanha, 2006) de Solveig Hoogesteijn, onde um professor de orquestra espanhol trabalha em um reformatório na Venezuela. Desde 2006, tem havido duas chamadas por ano, cada uma das quais distribui mais de 3 milhões e, em 2012, mais de 40 projetos de co-produção latino-americana estavam recebendo fundos do Ibermedia todos os anos.

Texto: Peter H. Reist. Historica Dictionary of South American Cinema. Plymouth: Rowman & Littlefield, 2014,  pp. 331-2.


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