Filme do Dia: Onde os Fracos Não Tem Vez (2007), Joel & Ethan Coen

 Onde os Fracos Não Têm Vez - Filme 2007 - AdoroCinema

Onde os Fracos Não Tem Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007). Direção: Joel & Ethan Coen. Rot. Adaptado: Joel&Ethan Coen, baseado no romance de Corman McCarthy. Fotografia: Roger Deakins. Música: Carter Burwell. Montagem: Joel & Ethan Coen. Dir. de arte: Jess Gonchor & John P. Goldsmith. Cenografia: Nancy Haigh. Com: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald, Garret Dillahunt, Tess Harper, Barry Corbin.

No Texas, Llewelyn Moss (Brolin) descobre boa parte da fortuna de um grupo de traficantes mortos. Ele passa a ser seguido pelo psicopata Anton Chigurh (Barden), que deixa um rastro de destruição e morte por onde passa. Enquanto isso o policial veterano Ed Tom Bell (Jones) busca encontrar Chigurh e salvar a pele de Llewelyn e o aventureiro  Carson Wells (Harrelson) percebe que sua astúcia não se compara a do perigoso Chigurh.

Os Coen conseguem talvez como nunca antes uma síntese precisa entre motivos clássicos de gêneros como o suspense e o western narrados através de uma roupagem moderna e ascética, sem cair no cinismo absoluto de Tarantino. Assim, afastam-se grandemente do viés melodramático, praticamente abolem a trilha musical e centram fogo menos na espetacularização da violência, ainda que ela tampouco esteja longe de não existir, que numa montagem seca que apesar de aparentemente poder se confundir com a frieza do psicopata vivido por Bardem, tampouco deixa de lançar um olhar terno para o cansaço do veterano xerife. Um evidente senso de desconstrução de cacoetes dos filmes de gênero podem aqui ser encontrados, seja nas eventuais figuras de identificação que acabam morrendo  vítimas do psicopata, seja na recusa a um fechamento mais conclusivo, sendo o filme bastante fiel ao próprio livro que adaptou no que diz respeito aos diálogos. Lee Jones talvez seja destaque com sua interpretação lacônica e mesmo sendo a figura mais próxima de representar um herói possui menos destaque na narrativa talvez que Llewelyn. Talvez não seja acaso que algumas das referências que o filme aponte são justamente de filmes que já pavimentavam a senda para a desconstrução radical efetuada pelo cinema moderno dos anos 60 tais como Psicose (1960), de Hitchcock ou Era Uma Vez em Tóquio (1953), de Ozu. Destaque para o tom folclórico que os mexicanos são retratados, típico dos filmes de faroeste e para os perigos da zona de fronteira. Paramount Vantage/MIramax/Scott Rudin/Mike Zoss Prod.  para Miramax. 122 minu


Comentários

  1. Decididamente autêntico. Você é um Thomas Pynchon. Não falou do Fargo ou Grande Lebowsky

    ResponderExcluir
  2. Resenhei ambos. Questão de tempo e estarão por aqui, daqui a duas semanas ou daqui a alguns anos hahaha....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar