Filme do Dia: A Captura de Roma (1905), Filoteo Alberini


A Captura de Roma (La Presa di Roma, Itália, 1905). Direção e Fotografia: Filoteo Alberini. Com: Ubaldo Maria Del Colle, Carlo Rosapina.
O General Carcchidio é levado vendado de carruagem ao encontro do General Kanzler, que não aceita uma negociação diplomática e, irritado, pede que Carcchidio seja encaminhado de volta. O último tiro do canhão do confronto que se segue. Os soldados adentram um muro tombado pelo tiro aos gritos de Viva Itália  e Viva Roma. Pio IX ordena que Kanzler hasteie a bandeira branca da Basílica de São Pedro.
Ao contrário do que se poderia pensar, essa produção que sobreviveu apenas parcialmente e reconstituída em alguns planos por fotos fixas,  não  se trata de um épico histórico abordando temas do Império Romano, como bastante habitual na produção italiano do período, mas sim vinculado a unificação do país como estado-nação moderno. Os gestos, grandiloquentes como os do teatro melodramático, a ausência de movimentação de câmera com planos de conjunto que ressaltam tanto o ambiente quanto os atores e os cenários estilizados em sua reprodução de ambientes como o palácio são todos nada incomuns do período.  Algumas fontes citam-no como o primeiro filme (talvez dramático?) italiano a ter uma exibição pública. Uma última cartela faz referência a uma Itália liberta e uma que presta seu tributo a Carvour, Vittorio Emanuel II, Garibaldi e Mazzini, os pais fundadores da nação. E se segue uma foto fixa com a representação dos quatro em meio a própria figura que representa a nação, como sempre do sexo feminino e segurando uma bandeira tricolor (nessa versão colorizada de forma algo grotesca para  simular a imagem original). Destaque para a relativa boa qualidade das imagens que restaram.  Alberini & Santoni. 4 minutos e 49 segundos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar