Filme do Dia: O Retorno (2003), Andrei Zvyagintsev
O Retorno (Vozvrashcheniye, Rússia, 2003). Direção:
Andrei Zvyagintsev. Rot. Original: Vladimir Moiseyenko & Aleksandr
Novototsky. Fotografia: Mikhail Krichman. Música: Andrei Dergachyov. Montagem:
Vladimir Mogilevsky. Dir. de arte: Zanna Pakhomova. Figurinos: Anna Barthuly.
Com: Vladimir Garin, Ivan Dobronrarov, Konstantin Lavronenko, Natalya Vdovina,
Galina Petrova.
Dois irmãos
no início da adolescência, Andrei (Garin) e Ivan (Dobronravov) são
surpreendidos com a chegada súbita do pai (Lavronenko), que havia desaparecido
há doze anos. O pai inicia uma viagem tão misteriorosa quanto é o comportamento dele próprio com
os dois garotos e há uma grande resistência, principalmente de Ivan, o mais
jovem, de aceitar o tom autoritário e truculento que os trata. Eles
acabam acampando próximos a um grande lago, porém quando Ivan começa a ter
peixes na rede, o pai decide levantar acampamento. Devido as constantes
reclamações de Ivan, ele abandona-o no meio da estrada por um longo tempo. Em
meio a chuva torrencial, volta a buscá-lo para partirem para uma ilha. Na
ilha, um conflito entre o pai e Andrei, que o leva a espancar o garoto e é
ameaçado de morte por Ivan, leva a morte acidental do pai, quando tenta salvar
Ivan. Com muito sacrifício, os garotos conseguem trazer o cadáver de volta ao
continente, porém a maré afunda o bote com seu corpo antes que eles consigam
resgatá-lo.
Esse
tocante filme de Zvyagintsev consegue abordar o tema da relação entre pais e
filhos, numa tentativa bastante idiossincrática desse pai de fazê-los passarem
por ritos de iniciação no mundo adulto bem distante do esquematismo moral e
sentimentalismo com que é usualmente abordado pelo cinema americano, por
exemplo. Aqui, pelo contrário, o cineasta trabalha sob a lógica do lacunar.
Sabemos tão pouco quanto os próprios garotos o passado desse pai – ao qual a
narrativa não fornece sequer o nome. O interesse do cineasta é menos por uma
abordagem naturalista – mesmo sendo o filme possível de ser lido sob a chave
realista – que por vasculhar no âmbito de relações universais mais que marcadas
fortemente pela história ou geografia – nenhum local ou período concreto é
citado ao longo da narrativa. Os elementos naturais aqui (soberbas locações
traduzidas por uma bela fotografia) parecem ser um elemento a mais na
composição de uma verdadeira paisagem da alma e sentimentos humanos com
provável influencia psicanalítica. Pouco tempo após a conclusão das filmagens,
o jovem ator Vladimir Garin morreu
afogado no lago onde muitas das cenas do filme ocorrem. Leão de Ouro no
Festival de Veneza. Ren Film. 105 minutos.
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