Filme do Dia: Mãe (1926), Vsevolod Pudovkin


Mãe (1926 filme) - Mother (1926 film) - qwe.wiki
Mãe (Mat, URSS, 1926). Direção: Vsevolod Pudovkin. Rot. Adaptado: Nathan Zarkhi, baseado no romance de Maxim Gorki. Fotografia: Anatoli Golovnya. Dir. de arte: Sergei Kozlovski. Com: Vera Baranovskaya, Nikolai Batalov, Ivan Koval-Samborsky, Anna Zemtsova, Aleksandr Chistiakov, Vsevolod Pudovkin.
No rígido inverno de 1905, uma greve divide uma família em que o pai (Chistiakov) não adere a mesma e o filho, Pavel (Batalov), é um dos líderes da mesma. Desesperada, a mãe Niovna-Vlasova (Baranovskaya) vela o marido morto pelos companheiros do filho. Quando chega em casa e percebe o que ocorreu, Pavel tem uma primeira reação de ir contra os próprios companheiros, porém o oficial da polícia (Pudovkin) chega com soldados e quando planeja prender Pavel, a mãe entrega a ela as armas que estavam escondidas no chão da casa. Pavel é arrastado da mesma forma e condenado à prisão. Um movimento dos trabalhadores consegue invadir a prisão e libertar os presos. Pavel tem um breve reencontro  com a mãe, antes de ser morto. Sua mãe acaba sendo esmagada pela cavalaria.
Apresenta muitos dos elementos do cinema moderno soviético, principalmente no que diz respeito às experimentações com a montagem – a introdução de planos muito breves, como em Eisenstein e igualmente sua visão da classe dominante sendo uma caricatura tão obvia quanto a dos primeiros filmes de Eisenstein – a forma que o policial e o advogado são apresentados se contrapõem de imediato ao caráter impoluto dos trabalhadores – a não ser, obviamente, dos trabalhadores reacionários, como o próprio pai do protagonista, bêbado e agressivo com a esposa e completamente bestializado pelo trabalho. Pudovkin trabalha, no entanto, com personagens, até mesmo porque se trata de uma adaptação de um clássico da literatura russa (que teve cinco adaptações para o cinema, todas soviéticas, sendo essa a mais famosa) e não com o “herói coletivo” de Eisenstein, mesmo que aqui os personagens se transformem, claramente, em metáforas do próprio povo e da classe dominante russas. Talvez em nenhum momento a montagem seja mais efetiva que naquele em que em três brevíssimos planos resumem à perfeição o choque com que se depara Pavel ao abrir a porta e encontrar o pai morto. Mesmo não tendoo o mesmo tom elegíaco final de uma vitória do povo quanto em O Encouraçado Potemkin, que Eisenstein dirigiu no mesmo ano, o filme não deixa de evocar a bandeira vermelha levantada orgulhosamente pela mãe, antes de ser atropelada pelos cavalos, como uma herança que transcende a morte e o sofrimento dos indivíduos e efetiva a razão de ser da nação soviética. O estilo de montagem dinâmico faz com que o filme aparente ter uma metragem menor que possui. Mezhrabpom-Russ. 89 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar