O Dicionário Biográfico de Cinema#16: Merle Oberon


Resultado de imagem para merle oberon pics
Merle Oberon (Estelle Merle O'Brien Thompson) (1911-1979)
n. Bombaim, India

Oberon foi uma beleza renovadora, com um rosto esculpido e uma lenda de sangue miscigenado. Existe filmagens que sobreviveram do inacabado Claudius (37, Josef von Sternberg), no qual ela aparenta ser tão deliciosa quanto qualquer mulher jamais filmada na Inglaterra. Aliás, muito frequentemente ela foi uma atriz enfadonha. Talvez somente seu casamento com Alexander Korda (1939-1945) contribuiu para o senso de fascínio real que sua interpretação não possuía.

Quando veio à Inglaterra a primeira vez, como dançarina, seu nome profissional era Queenie O'Brien, mais garçonete que feiticeira. Trabalhou como extra em Alfs Button (30, Will P. Kelino), Never Trouble (31, Lupino Lane), e Fascination (31, Miles Mander), antes de Korda a perceber. Em 32 realizou Service for Ladies [Só para Senhoras] e Wedding Rehearsal para ele, e também apareceu em For the Love of Mike (32, Monty Banks); Ebb Tide (32, Arthur Rosson); e Aren't We All (32, Harry Lachman). No próximo ano estrelou em Men of Tomorrow (Leontine Sagan) e foi Anna Bolena em The Private Life of Henry VIII [Os Amores de Henrique VIII] (Korda). Em 1934 contracenou com Douglas Fairbanks em The Private Life of Don Juan [Os Amores de Don Juan] de Korda e interpretou a protagonista de The Scarlet Pimpernel [O Pimpinella Escarlate] (Harold Young).

Korda então vendeu uma parte dela para Samuel Goldwyn e ela foi para os Estados Unidos realizar Folies Bergere [Folies Bergère de Paris] (35, Roy del Ruth); The Dark Angel [O Anjo das Trevas] (35, Sidney Franklin); These Three [A Revolta do Colégio] (36, William Wyler) e Beloved Enemy [Bem Amada Inimiga] (36, H.C. Potter). De volta à Inglaterra, foi seu acidente de táxi que acabou com Claudius. Em 1938, estava novamente com Goldwyin para The Cowboy and the Lady [O Cowboy e a Grã-Fina] (Potter) e em 1939 foi selecionada, otimisticamente, como Cathy em Huthering Weights [O Morro dos Ventos Uivantes], de Wyler. Casada agora com Korda, realizou The Lion Has Wings [O Leão Tem Asas] (39, Michael Powell, Brian Desmond-Hurst) na Inglaterra, e retornou a Hollywood para 'Til We Meet Again [O Último Encontro] (40, Edmund Goulding); Affectionately Yours [Volta para Mim] (41, Lloyd Bacon); That Uncertain Feeling [Que Sabe Você do Amor?] (41, Ernst Lubitsch);  Lydia (41, Julien Duvivier); Forever and a Day [Para Sempre e um Dia] (43, Frank Lloyd et al); First Comes Courage [Crepúsculo Sangrento] (43, Dorothy Arzner); The Lodger [Ódio Que Mata] (44, John Brahm); Dark Waters [Águas Tenebrosas] (44, André De Toth); como George Sand em A Song to Remember [À Noite Sonhamos] (44, Charles Vidor); This Love of Ours [Sublime Indulgência] (45, William Dieterle); A Night in Paradise  [Uma Noite no Paraíso] (46, Arthur Lubin); Temptation [Tentação] (46, Irving Pichel); Night Song [Melodia da Noite] (47, John Cromwell) e Berlin Express [Expresso para Berlim] (48, Jacques Tourneur).

Sua carreira deu algumas reviravoltas estranhas - 24 Hours of a Woman's Life (52, Victor Saville); Todo es Possible en Granada (54); como Josephine em Desirée [Désirée, O Amor de Napoleão] (54, Henry Koster); Deep in My Heart [Bem no Meu Coração] (54, Stanley Donen); The Price of Fear [O Preço do Medo] (56, Abner Biberman); The Oscar [Confidências de Hollywood] (65, Russell Rouse); e Hotel [Hotel de Luxo] (67, Richard Quine).

Ela passou seus últimos anos como uma grande anfitriã, para eventualmente ser romantizada pelo sobrinho de seu marido, Michael Korda, em Queenie.

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 7.229-7.233.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng