O Dicionário Biográfico de Cinema#223: Richard Quine



 Richard Quine (1920-1989), n. Detroit, Michigan

1948: Leather Gloves [Coração de Lutador] (co-dirigido com William Asher). 1951: The Sunny Side of Street [Uma Canção e um Beijo]; Purple Heart Diary. 1952: Sound Off [Recruta Enamorado]; Rainbow Round My Shoulder [Arco-Íris]. 1953: All Ashore [Mosqueteiros do Mar]; Siren of Bagdad [A Vênus de Bagdá]; Cruisin' Down the River [Cantando no Rio]. 1954: Drive a Crooked Road [Os Valentões]; Pushover [A Morte Espera no 322]; So This Is Paris [Três Marujos em Paris]. 1955: My Sister Eileen [Jejum de Amor]. 1956: The Solid Gold Cadillac. 1957: Full of Life [Um Casal em Apuros]; Operation Madball [O Baile Maluco]. 1958: Bell, Book and Candle [Sortilégio do Amor]. 1959: That Jane from Maine/It Happened to Jane [A Viuvinha Indomável]. 1960: Strangers When We Meet [O Nono Mandamento]; The World of Suzie Wong [O Mundo de Suzie Wong]. 1962: The Notorious Landlady [Aconteceu num Apartamento]. 1963: Paris When It Sizzles [Quando Paris Alucina]. 1964: Sex and the Single Girl [Médica, Bonita e Solteira]. 1965: How to Murder Your Wife [Como Matar Sua Esposa]; Synanon [Os Ressuscitados]. 1967: Oh Dad, Poor Dad, Mamma's Hung You in the Closet and I'm Feelin' So Sad [Coitadinho do Papai, Mamãe Pendurou Você no Armário e Estou Muito Triste]; Hotel [Hotel de Luxo]. 1970: The Moonshine War [Guerra de Contrabandistas]. 1974: W [W: A Marca do Terror]. 1979: The Prisoner of Zenda [O Prisioneiro de Zenda].

Quine foi um ator infantil, primeiro na produção da Broadway Counsellor at Law, em 1931, e então no cinema: The World Moves On [A Marcha dos Séculos] (34, John Ford); Counsellor at Law [O Conselheiro] (33, William Wyler); Dames [Mulheres e Música] (34, Ray Enright); e A Dog of Flandres (35, Edward Sloman). Após uns anos no teatro e no rádio, retornou ao cinema, adulto e dançarino: Babes on Broadway [Calouros na Broadway] (41, Busby Berkeley); For Me and My Gal [Idílio em Dó-Ré-Mi] (42, Berkeley); My Sister Eileen [Solteiras às Soltas] (42, Alexander Hall); Stand By for Action [Às Portas do Inferno] (42, Robert Z. Leonard); e We've Never Been Licked [Jamais Fomos Vencidos] (43, John Rawlins). Após o serviço de guerra, co-produziu e co-dirigiu Coração de Lutador, e atuou novamente em Words and Music [Minha Vida é uma Canção] (48, Norman Taurog); Command Decision [Trágica Decisão] (49, Sam Wood); The Clay Pigeon [Alma em Sombras] (49, Richard Fleischer); e No Sad Songs for Me [Destino Amargo] (50, Rudolph Maté). Tendo dirigido uns poucos curtas cômicos, graduou-se nos longas. 

Foi previsível que Quine tenha se iniciado com musicais, e Três Marujos em Paris e Jejum de Amor são obras cativantes. Mas pela metade dos anos 50, as ambições de Quine cresceram, assim como seu instinto à imitação. Os Valentões e A Morte Espera no 322 são excelentes thrillers menores, mas o último foi um novo arranjo de Double Indemnity [Pacto de Sangue] e Rear Window [Janela Indiscreta]. Do mesmo modo, os dois filmes de Judy Holliday de Quine, The Solid Gold Cadillac e Um Casal em Apuros, são sub-Cukor. 

Mas nesta fase, Quine brevemente floresceu. O Baile Maluco foi uma incomum comédia maluca, devendo muito a Mickey Rooney; Sortilégio do Amor possui um elenco perfeito e fotografia de James Wong Howe do auge da beleza de Kim Novak. O melhor e mais pessoal filme de Quine novamente envolve Novak: O Nono Mandamento, um estudo melancólico do adultério suburbano, que derreteu a reserva de Novak melhor que muitos de seus filmes. 

Mas tão prontamente ele parecia a ponto de encontrar uma reputação, a carreira de Quine se desperdiçou em comédias covardes, nas quais a sofisticação sexual fez falta com regularidade e em que até sua habilidade com atores parecia ter se cansado. Perdida a leveza do uma vez dançarino, e seu interesse nas belas mulheres, foi somente tolerado na advocacia de Os Ressuscitados, a bizarra confusão rural de Guerra de Contrabandistas e o casamento de Twiggy.

Cometeu suicídio, após um período depressivo. Não trabalhava há dez anos, e muitos poucos lembravam do frenesi especial de O Baile Maluco ou da melancolia de O Nono Mandamento.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2139-40.

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