O Dicionário Biográfico de Cinema#302: Sterling Hayden
STERLING HAYDEN (Sterling Relyea Walter) (1916-86), n. Montclair, Nova Jérsey
Hayden sempre pareceu hesitante em relação ao estrelato glamoroso, mais dono de si que os sorridentes Flynns e Powers. No seu melhor, Hayden foi sólido, resistente e fatalista: um taciturno desengonçado John Hamilton, tão calmo quanto o marinheiro de Melville, que tinha presenciado grandes momentos e ficava intrigado com a necessidade de falar sobre eles. Por três vezes esta força plácida foi invocada: como o amante de cavalos perfeccionista em The Alphalt Jungle [O Segredo das Jóias] (50, John Huston); como o estranho em Johnny Guitar (53, Nicholas Ray), deliberando sobre os diálogos operáticos deste filme; como o planejador em The Killing [O Grande Golpe] (56, Stanley Kubrick), finalmente desanimado pelas notas de dólar sopradas na esteira da aeronave. Seu aparente cansaço espiritual com aquele desastre apenas aumentou a impressão de estoicisimo que transmitia.
Chegou ao cinema como o marinheiro que casou com a atriz inglesa Madeleine Carroll. Apareceu com ela na Paramount em Virginia [Virgínia Romântica] (41, Edward H. Griffith) e Bahama Passage [A Ilha dos Amores] (41, Griffith). À parte Manhandled [Numa Noite Sombria] (44*, Lewis R. Foster), passou os anos da guerra com os marines. Quando emergiu, o casamento findou em divórcio e Hayden se encontrou mudando de um estúdio para outro: Blaze of Noon [Quatro Irmãos a Queriam] (47, John Farrow); Albuquerque [Romântico Defensor](47, Ray Enright); Flaming Feather [Flechas Incendiárias] (51, Enright); Journey into Light (51, Stuart Heisler); So Big [Meu Filho, Minha Vida] (52, Robert Wise); Denver & Rio Grande [A Garganta do Diabo] (52, Byron Haskin); The Star [Lágrimas Amargas] (53, Heisler); Take Me to Town [Mulher de Fogo] (53, Douglas Sirk); Prince Valiant [O Príncipe Valente] (54, Henry Hathaway); Crime Wave [Cidade Tenebrosa] (54, André de Toth); Suddenly [Meu Ofício é Matar] (54, Lewis Allen); como Jim Bowie em The Last Comand [A Última Barricada] (55, Lloyd); Naked Alibi [Fúria Assassina] (55, Jerry Hopper); Arrow in the Dust [Flechas em Chamas] (56, Lesley Selander); Valerie (57, Gerd Oswald); Crime of Passion [Da Ambição ao Crime] (57, Oswald); e Terror in a Texas Town [Reinado do Terror] (58, Joseph H. Lewis).
Saiu de circulação durante os idos dos anos 60, à parte seu coronel em Dr. Strangelove [Dr. Fantástico] (63, Kubrick). Navegou um pouco mais e publicou uma autobiografia, Wanderer. Somente ao final da década retornaria ao cinema: Hard Contract [Sou Pago para Matar] (69, S. Lee Pogostin) e no notável Ternos Caçadores (69, Ruy Guerra); Loving [O Amor é Tudo] (70, Irvin Kershner); Le Saut de l'Ange [O Cobra] (71, Yves Boisset); como o policial corrupto assassinado sobre a pizza em The Godfather [O Poderoso Chefão] (71, Francis Ford Coppola); o escritor bêbado em The Long Goodbye [Um Perigoso Adeus] (72, Robert Altman); como Major Wrongway Lindbergh em The Final Programme [O Programa Final] (73, Robert Fuest).
Sua indubitável ressonância é como uma espécie de herói fracassado a Lord Jim, por seu miserável e piegas auto-desprezo pelo modo como abandonou os amigos trazendo evidências ao estado da Comissão de Atividades Anti-Americanas. O voluntário auto-retrato em Um Perigoso Adeus testemunhava a habilidade de Hayden na vida real como romancista em Voyage. Nas telas foi um editor de jornais chamado Pulitzer em Cry Onion [Confusão em Paraíso City] (75, Enzo Castelari) e um patriarca camponês em 1900 (76, Bernardo Bertolucci). Recusou-se a se barbear, mas ainda assim fez King of the Gypsies [Rei dos Ciganos] (78, Frank Pierson), e esteve confortável na loucura de Winter Kills [Morte no Inverno] (79, William Richert). Foi para a Irlanda para The Outsider [O Estranho] (79, Tony Luraschi), e também apareceu em 9 to 5 [Como Eliminar Seu Chefe] (80, Collin Higgins); Gas [Com Muito Amor] (81, Les Rose) e Venom (82, Piers Haggard).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1181-83.
N.do E: (*) no IMDB, consta como de 1949; a disparidade com datas tão distantes provavelemente diz respeito aos anos de rodagem e lançamento respectivamente.

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