O Dicionário Biográfico de Cinema#303: Gregory Ratoff

 


Gregory Ratoff (1897-1960), n. São Petersburgo, Rússia

1936: Sins of Man [Pecado dos Homens] (co-dirigido com Otto Brower). 1937: Lancer Spy [O Lanceiro Espião]. 1939: Wife, Husband and Friend [Marido, Esposa e Amiga]; Barricade [Sitiados!]; Rose of Washington Square [O Meu Amado]; Hotel for Women [Hotel para Mulheres]; Day-Time Wife [Esposas Ciumentas]; Intermezzo [Intermezzo: Uma História de Amor]. 1940: I Was an Adventuress [Sedutora Aventureira]; Public Deb N.1 [A Milionária e o Garçon. 1941. Adam had Four Sons [Os Quatro Filhos de Adão]; The Men in Her Life [Os Homens de Minha Vida]; The Corsican Brothers [Os Irmãos Corsos]. 1942: Two Yanks in Trindad [Rivais da Tropa]; Footlight Serenade [Rapsódia da Ribalta]. 1943: The Heat's On [Sedução Tropical]; Something to Shout About [Canta, Coração!]. 1944: The Song of Russia [Canção da Rússia]; Irish Eyes Are Smiling [Olhos Travessos]. 1945: Where Do We Go from Here? [Fantasia de Amor]; Paris Underground [Paris-Subterrâneo]. 1946: Do You Love Me? [A Professora Se Diverte]. 1947: Carnival in Costa Rica [Mascarada Tropical]; Moss Rose [Rosas Trágicas]. 1949: Black Magic [Memórias de um Médico]. 1950: That Dangerous Age [Se Isto é Pecado]. 1951: Operation X [Minha Filha]. 1953: Taxi [A Perdida]. 1956: Abdullah's Harem. 1960: Oscar Wilde [A Tragédia de Oscar Wilde].

Treinado no teatro e exército russos na I Guerra Mundial, Ratoff logo abandonou qualquer traço de educação diligente ou experiência dura. Era um exagerado cativante e extravagante, fisicamente reminiscente de Emil Jannings em The Last Command [A Última Ordem]. Antes de passar a dirigir, seu trabalho de atuação incluiu o pai em Symphony of Six Million [A Sinfonia dos Seis Milhões] (32, Gregory La Cava); o produtor em What Price Hollywood? [Hollywood] (32, George Cukor); Under Two Flags [Sob Duas Bandeiras] (36, Frank Lloyd); The Road to Glory [Caminho da Glória] (36, Howard Hawks); e Sing, Baby, Sing [Novos Ecos da Broadway] (36, Sidney Lanfield).

Seus próprios filmes são confeitos: os primeiros moderadamente prestigiosos, os últimos tristemente sombrios. O Lanceiro Espião foi um belo encontro de George Sanders, Dolores Del Rio e Peter Lorre, enquanto Sedutora Aventureira teve Lorre e Erich von Stroheim juntos. Este tipo de performance maior que a vida foi o forte de Ratoff, tanto que o esforço para a sinceridade de Leslie Howard e Ingrid Bergman foi um tanto ofuscado pelo sentimentalismo do diretor. (De fato, Ratoff foi diretor neste para pagar uma dívida de jogo; Leslie Howard manejava os atores).

Do mesmo jeito, Os Irmãos Corsos, com dois Douglas Fairbanks Jrs., Akim Tamiroff e o próprio Ratoff é uma mistura alegre. The Heat's On [Sedução Tropical] é um fraco filme de Mae West; Canção da Rússia foi uma bobagem patriótica, tão etnicamente autêntico quanto Olhos Travessos. Mas Memórias de um Médico, com Welles como Cagliostro, foi bem divertido e a prova do charme com que Welles adota o detalhe. Após a guerra, Ratoff passou mais tempo atuando, notoriamente em All About Eve [A Malvada] (50, Joseph L. Mankiewicz); The Sun Also Rises [E Agora Brilha o Sol] (57, Henry King); e Once More with Feeling [Ainda uma Vez com Emoção] (59, Stanley Donen). Irremediavelmente híbrido por então, em 1960 arrancou lágrimas de seus próprios olhos como o refugiado judeu em Exodus (Otto Preminger) e fez uma bagunça sem esperança dirigindo o Oscar Wilde [A Tragédia de Oscar Wilde] de Robert Morley.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2161-62.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso