Filme do Dia: Um Beijo Roubado (2007), Wong Kar-wai
Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights, Hong Kong/China/França, 2007). Direção: Wong Kar-wai.
Rot. Original: Wong Kar-wai & Laurence Block, a partir do argumento de
Kar-wai. Fotografia: Darius Khondji. Música: Ry
Cooder. Montagem: William Chang. Dir. de arte: William Chang & Judy Rhee. Figurinos: Sharon
Globerson. Com: Jude Law, Norah Jones, Natalie Portman, David Strathairn, Chad
R. Davis, Katya Blumenberg, Frank Faison,
Rachel Weisz.
Jeremy (Law) possui uma pequena
doceria em Nova York na qual guarda chaves de casais rompidos ou clientes que
simplesmente desapareceram. Uma delas é Elizabeth (Jones), recém-rompida com
seu namorado, por quem se sente particularmente tocada. Elizabeth viaja para
Memphis, onde passa a trabalhar como garçonete em dois locais ao mesmo tempo
para acumular dinheiro e comprar um carro, acompanhando de perto o drama do
policial alcoólatra Arnie Copeland (Strathairn) e sua ex-mulher Sue Lynne
(Weisz). Depois, passa a trabalhar em um cassino e conhece a jogadora
profissional Leslie (Portman), com quem parte para Las Vegas após a derrota no
jogo daquela. Elizabeth finalmente consegue comprar seu carro. Ela retorna para
Nova York e reencontra Jeremy.
Um dos poucos realizadores
contemporâneos a trabalhar o amor sem resvalar para o piegas ou para o
pastiche, Kar-wai aqui conseguiu um resultado menor em relação aos melhores
filmes de sua carreira (Amor à Flor da Pele, Felizes Juntos). Talvez
isso se deva em parte a imperativos outros como se tratar do primeiro filme
falado em inglês e rodado nos Estados Unidos do realizador, portanto com
pretensões comerciais mais amplas. Muitas vezes situações não conseguem serem
bem resolvidas dramaticamente, como a seqüência na qual Sue Lynne chora a morte
do ex-marido junto de Elizabeth, não soando nem totalmente convincente nem
tampouco distanciada ao estilo de realizadores como Jarmusch. O mesmo pode ser
dito com relação a trilha sonora, mais convencional em seu uso do que o
estranhemento sugestivo de sua produção anterior, enquanto os efeitos visuais
provocados pelo movimento em câmera lenta dos personagens mais parecem um
cacoete à guisa de selar um estilo visual autoral. Kar-wai parece prestar seu
tributo a um cinema americano ou produzido nos Estados Unidos, incorporando
referências a filmes tão diversos quanto O
Balconista, Thelma & Louise e
Paris, Texas, do último
se referindo tanto ao personagem de Travis quanto fazendo uso de trilha musical
assinada pelo mesmo Ry Cooder. Estréia da cantora Jones como atriz. Block 2
Pictures/Jet Tone Prod./Lou Yi Lmtd./Studio Canal. 95 minutos.

Comentários
Postar um comentário