Filme do Dia: Um Beijo Roubado (2007), Wong Kar-wai

 


Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights, Hong Kong/China/França, 2007). Direção: Wong Kar-wai. Rot. Original: Wong Kar-wai & Laurence Block, a partir do argumento de Kar-wai. Fotografia: Darius Khondji. Música: Ry Cooder. Montagem: William Chang. Dir. de arte: William Chang & Judy Rhee. Figurinos: Sharon Globerson. Com: Jude Law, Norah Jones, Natalie Portman, David Strathairn, Chad R. Davis, Katya Blumenberg, Frank Faison,  Rachel Weisz.

Jeremy (Law) possui uma pequena doceria em Nova York na qual guarda chaves de casais rompidos ou clientes que simplesmente desapareceram. Uma delas é Elizabeth (Jones), recém-rompida com seu namorado, por quem se sente particularmente tocada. Elizabeth viaja para Memphis, onde passa a trabalhar como garçonete em dois locais ao mesmo tempo para acumular dinheiro e comprar um carro, acompanhando de perto o drama do policial alcoólatra Arnie Copeland (Strathairn) e sua ex-mulher Sue Lynne (Weisz). Depois, passa a trabalhar em um cassino e conhece a jogadora profissional Leslie (Portman), com quem parte para Las Vegas após a derrota no jogo daquela. Elizabeth finalmente consegue comprar seu carro. Ela retorna para Nova York e reencontra Jeremy.

Um dos poucos realizadores contemporâneos a trabalhar o amor sem resvalar para o piegas ou para o pastiche, Kar-wai aqui conseguiu um resultado menor em relação aos melhores filmes de sua carreira (Amor à Flor da Pele, Felizes Juntos). Talvez isso se deva em parte a imperativos outros como se tratar do primeiro filme falado em inglês e rodado nos Estados Unidos do realizador, portanto com pretensões comerciais mais amplas. Muitas vezes situações não conseguem serem bem resolvidas dramaticamente, como a seqüência na qual Sue Lynne chora a morte do ex-marido junto de Elizabeth, não soando nem totalmente convincente nem tampouco distanciada ao estilo de realizadores como Jarmusch. O mesmo pode ser dito com relação a trilha sonora, mais convencional em seu uso do que o estranhemento sugestivo de sua produção anterior, enquanto os efeitos visuais provocados pelo movimento em câmera lenta dos personagens mais parecem um cacoete à guisa de selar um estilo visual autoral. Kar-wai parece prestar seu tributo a um cinema americano ou produzido nos Estados Unidos, incorporando referências a filmes tão diversos quanto O Balconista, Thelma & Louise e Paris, Texas, do último se referindo tanto ao personagem de Travis quanto fazendo uso de trilha musical assinada pelo mesmo Ry Cooder. Estréia da cantora Jones como atriz. Block 2 Pictures/Jet Tone Prod./Lou Yi Lmtd./Studio Canal. 95 minutos. 

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