Filme do Dia: Cidade Tenebrosa (1953), André De Toth


Resultado de imagem para cidade tenebrosa andré de toth
Cidade Tenebrosa (Crime Wave, EUA, 1953). Direção: André De Toth. Rot. Adaptado: Crane Wilbur, Bernard Gordon & Richard Wormser, a partir do conto de John Hawkins & Ward Hawkins, Criminal’s Mark. Fotografia: Bert Glennon. Música: David Buttolph. Montagem: Thomas Reilly. Dir. de arte: Stanley Fleischer. Cenografia: William L. Kuehl. Figurinos: Moss Mabry. Com: Gene Nelson, Phyllis Kirk, Sterling Hayden, Ted de Corsia, Charles Bronson, Jay Novello, Nedrick Young, James Bell.
Fugitivos de San Quentin assassinam um policial em meio a um assalto a um posto de gasolina. Um deles, Gat Morgan (Young), ferido pelo policial, tenta refugiar-se na casa de Steve Lacey (Nelson), que abandonou a vida criminal e agora apenas pretende levar uma pacata existência ao lado da esposa Ellen (Kirk). Morgan chamara o médico veterinário e escroque Hessler (Novello), que já o encontra morto ao chegar. Logo chegará igualmente o Tenente Sims (Hayden), que faz uso de métodos heterodoxos para tentar ter acesso a quadrilha através de Stacey, pondo em risco ele e sua esposa. Penny (de Corsia) e Hastings (Bronson), os fugitivos sobreviventes, enredam Lacey em um assalto a banco.
Se o tema – do passado condenando o herói redimido – está longe de peculiarmente original no universo noir, visualmente é uma lição de modernidade desde os seus primeiros planos, a apresentarem a aproximação da ação criminal em um posto de gasolina com o frescor e imediaticidade de poucos, incluindo a referência do frentista a canção de Doris Day que escuta no rádio. Sensação que acompanha o filme ainda por um longo tempo, em chave completamente distinta do relato distanciado que possui como motor uma ação no passado e a utilização da voz over/flashback. As arrojadas angulações, como a que o mendaz inspetor vivido por um Hayden que, com seus habituais tiques, divide com o herói, compõem estranhas volumetrias evocativas do universo dos quadrinhos. Como tampouco deixa de ser habitual no ciclo de filmes em questão, Steve se vê entre dois pólos de pressão e corrupção que nada ficam a dever um ao outro, sendo polícia e banditismo duas faces da mesma podridão humana. Dentre as licenças também conseguidas com o Código Hays existe a do casal principal, sublime transgressão à época, compartilhando a mesma cama. Cenas como essa e do assalto ao início provavelmente não passaram desapercebidas de realizadores europeus que estreariam alguns anos após, como o Godard de Acossado. Nelson também teve uma profícua carreira como diretor, alguns deles veículos para Elvis Presley. Filmado em menos de duas semanas. Warner Bros. 73 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar