O Dicionário Biográfico de Cinema#157: Jane Russell
Jane Russell (1921-2011), n. Bemidji, Minnesota.
De todas as deusas do sexo das telas, Jane Russell parecia a mais divertida pela performance. Não que fosse carente. Era assistente de um pedicuro, quando uma fotografia dela foi enviada a Howard Hughes. A rara mescla de artista, engenheira e mulher de negócios desenhou um sutiã que lhe faria justiça, mas depois abandonou sua invenção, numa das cenas mais deliciosas de seu próprio filme The Outlaw [O Proscrito]. Este filme, realizado em 1940, e lançado em 1946, é geralmente zombado. Mas é bastante divertido, um tanto sexy, e tanto de Howard Hawks quanto de Hughes. Russell é o objeto feminino primal e raison d'étre de uma longa e arrastada campanha publicitária de lançamento do filme. Quando finalmente Hughes o lançou, o poster possuía um desenho de Russell segurando uma pistola, descansando sobre o feno, com as palavras "Sugestão...Temperamento...Magnífico."
Russell não era atriz, mas era secamente cética e fisicamente gloriosa. Tal erotismo engraçado é raro em Hollywood, e tivemos a sorte que lhe tenha sido permitido decorar tantos filmes de aventuras: The Young Widow [Escrava de uma Lembrança] (47, Edwin L. Marin); muito boa com Bob Hope em The Paleface [O Valente Treme-Treme] (48, Norman Z. Mcleod); Double Dynamite [Isto Sim é Que é Vida] (50, Irving Cummings); His Kind of Woman [Seu Tipo de Mulher] (51, John Farrow); Macao (1952, Josef von Sternberg); Montana Belle [Bela e Bandida] (52, Allan Dwan); Son of Paleface [O Filho do Treme-Treme] (52, Frank Tashlin); The Las Vegas Story [A Caminho do Pecado] (52, Robert Stevenson); generosa com Monroe em Gentlemen Prefer Blondes [Os Homens Preferem as Louras] (53, Hawks); The French Line [Um Romance em Paris] (53, Lloyd Bacon), um filme maçante e espalhafatoso, mas com duas canções surpreendemente diretas; Underwater [O Alforje do Diabo] (55, John Sturges); Gentlemen Marry Brunettes [Eles se Casam com as Morenas] (55, Richard Sale); Foxfire [Sangue de Mestiço] (55, Joseph Pevney); The Tall Men [Nas Garras da Ambição] (55, Raoul Walsh); Hot Blood [Sangue Ardente] (56, Nicholas Ray); The Revolt of Mamie Stover [A Descarada] (56, Walsh); e The Fuzzy Pink Nightgonw [De Camisola Cor-de-Rosa] (57, Norman Taurog).
Sua aposentadoria foi ocasionalmente quebrada por participações especiais: em Johnny Reno [Duelo no Oeste] (65, R.G. Springsteen) e Waco [Dilema de um Bandido] (66, Springsteen) -e proeminência na TV, onde vendia comerciantes de sutiãs com "grandes notícias para nós garotas de figurinos completos", uma mensagem da Arcadia para Levittown.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2319.
Comentários
Postar um comentário