O Dicionário Biográfico de Cinema#159: Os Irmãos Wachowski

 


Larry Wachowski, n. 1967, Chicago e Andy Wachowski, n. 1965, Chicago

1996: Bound [Ligadas pelo Desejo]. 1999: The Matrix [Matrix]. 2003: The Matrix Reloaded [Matrix Reloaded]; The Matrix Revolutions [Matrix Revolutions]. 2008: Speed Racer. 2012: Cloud Atlas [A Viagem]. 2014: Jupiter Ascending [O Destino de Júpiter].

Ligadas pelo Desejo foi um pequeno filme bastante agradável e perverso, foi Detour [Curva do Destino] realizado com dinheiro para autênticos pervertidos, e com um bocado de estilo (nota: Larry Wachowski foi supostamente casado com uma dominatrix). O relacionamento entre Jennifer Tilly e Gina Gershon foi explosivo; as contorções do enredo foram verdadeiros genes se movimentando em s; a câmera perambulou pelo espaço úmido como um dedo em um local privado; e Joe Pantoliano sabia ser agora ou nunca.

Aliás, os irmãos ganharam classe, Joel Silver, e um pacote completo de filosofia estúpida, tudo isso sob os longos casacos pretos chamados Matrix. Sim, o primeiro deles foi estilizado; e foi talvez o melhor uso de Keanu Reeves que o cinema jamais encontrou; e possuem lutas oriundas de dias e noites em videogames. Teria sido tudo muito satisfatório se não tivesse significado algo, particularmente algo que as pessoas poderiam escrever teses de doutorado a respeito. Estas teses merecem um boquete de Jennifer Tilly.

Naturalmente, o filme foi um sucesso monstruoso, assim como foi a segunda parte (para um final de semana), até os garotos perceberem que era apenas o mesmo lixo novamente. A parte três, somente uns poucos meses após, cambaleou em três digítos, mas o jogo acabou. A ideia da matrix foi filmada, os reluzentes casacos pretos estavam prontos para o saco do lixo, Carrie Moss foi morta após parecer entediada, e os irmãos Wachowski pareciam igualmente começar a procurar por uma nova Gina Gershon. Enquanto isso, os fãs idiotas podiam meditar sobre as evidentes mensagens - muito antes disto, os irmãos já haviam escrito Assassins [Assassinos] (95, Richard Donner), filme que nunca negou seu status de lixo pretensioso ou desalojar o sorriso de plástico fundido de Sylvester Stallone. Que tal Anthony and Cleopatra com Tilly e Sly?

Nos anos seguintes, Larry se tornou Lana, e então o irmão e a irmã, com Tom Tykwer, realizaram A Viagem, um dos filmes mais bobos do novo século.

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, pp. 2745-46.

N.do E: Deste este verbete escrito e publicado, Andy também fez sua transição de gênero, tornando-se Lilly, então hoje o verbete teria que ser postado como as Irmãs Wachowski. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng