Filme do Dia: Sai da Frente (1952), Abílio Pereira de Almeida & Tom Payne

 


Sai da Frente (Brasil, 1952). Direção e Rot. Original: Abílio Pereira de Almeida & Tom Payne. Fotografia: Robert Huke. Música: Radamés Gnatalli. Montagem: Mauro Alice, Germano Arlindo, Oswald Hafenrichter & Álvaro de Lima Novaes. Cenografia: Piero Massenzi. Figurinos: Bassano Vaccarini. Com: Amácio Mazzaropi, Ludy Veloso, A.C. Carvalho, Nieta Junqueira, Leila Parisi, Solange Rivera, Luiz Calderaro, Vicente Leoparace, Luiz Linhares.

O motorista de caminhão Isidoro (Mazzaropi), ao lado de seu fiel cão Coronel, faz o transporte dos móveis de um homem (Carvalho), casado com uma esposa rabugenta, Dona Gata (Junqueira), de São Paulo para Santos. Marido e motorista enfrentam vários percalços, como o seu caminhão ter descido a ladeira apenas com Coronel no volante. Ou ainda ter abrigado uma noiva que foge de seu casamento e a mulher de “Sansão” em um circo, cansada de suas fraquezas e apaixonada por Isidoro.

Filme de estreia de uma das poucas carreiras do cinema brasileiro que se mantiveram prolíficas ao longo dos tempos – mais de 30 filmes em 3 décadas. Com um estilo de produção apurado, típico do estúdio que o produziu, e contando até com alguns momentos de certo histrionismo, como o do homem-fera que salta do caminhão e assusta os transeuntes locais, mais parecendo uma sátira e/ou antecipação de muitos dos monstros de ficção B norte-americanos do período. O filme, no entanto, acaba sendo prejudicado por um roteiro frouxo, mesmo se levando em conta a tentativa de incorporar situações que pudessem surgir num percurso relativamente breve de tempo. Chega a existir um número musical cantado por Mazzaropi, de alusão algo dúbia e uma descrição de algumas situações envolvendo tipos sociais. Se o resultado é francamente canhestro, o que não dizer de subprodutos que se espelham em produções do tipo, tais como o incorporado por Teixeirinha em Motorista Sem Limites (1970)? Estúdios Vera Cruz para Columbia Pictures do Brasil. 80 minutos.

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