Filme do Dia: An Extraordinary Match (1955), Boris Dyozkhin & Mstislav Paschenko

 


An Extraordinary Match (Neobyknovennyy Match,União Soviética, 1955). Direção: Boris Dyozkhin & Mstislav Pashchenko. Rot. Original: Mstislav Pashchenko. Fotografia: Mikhail  Druyan. Música: Karen Khachaturyan. Montagem: Lidiya Kyaksht.

Numa loja de brinquedos, um grupo de brinquedos sofisticados convida para jogar uma arrogante equipe de futebol “profissional”. Os brinquedos sofisticados iniciam perdendo por 2 a 0, mas aos poucos começam a ganhar confiança e se safar das armadilhas provocadas pela equipe de futebol e virando a partida.

Menos pretensioso – e correspondentemente mais atrativo – que a maior parte da animação soviética contemporânea, via de regra adaptada do folclore nacional, esse curta ( com a duração padrão média da produção soviética de então, cerca de três vezes a duração da animação comercial americana) inicia e retorna a um narrador-mestre de cerimônias que faz menção ao inusitado evento ocorrido na loja. Detem-se, como nem sempre é habitual, boa parte de seu tempo de fato em situações que ocorrem dentro de campo. Embora mais divertido que a média, não se escusa ao final de apresentar a tradicional “moral da história” que acompanha quase sempre essa produção. Soyuzmultfilm. 19 minutos e 52 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng