O Dicionário Biográfico de Cinema#149: Brian Donlevy

 


Brian Donlevy (1899-1972), n. Portadown, Irlanda

Donlevy foi invariavelmente elencado como um vilão, contra todos os palpites dele ser um diamante bruto amável. Quando tentou ser ameaçador - estreitando seus olhos e eriçando seu bigode,  só conseguiu parecer um leão de brinquedo mal-humorado. Como um rude inocente e bem intencionado, possui uma vitalidade única e atrativa. A despeito do arrependimento de King Vidor  que Spencer Tracy não tenha interpretado o papel, Donlevy está excelente como o imigrante polonês que se tornou um magnata em An American Romance (44) - com toda a vigorosa simplicidade dos contos de Dos Passos. Foi esta ingenuidade honesta que Preston Sturges utilizou como um vagabundo que se torna um governador em The Great McGinty [O Homem que Se Vendeu] (40), que também aparece bem em Hangmen Also Die! [Os Carrascos Também Morrem] (43, Fritz Lang) e The Glass Key [Capitulou Sorrindo] (42, Stuart Heisler). Porém, muito mais frequentemente, Donlevy foi meramente carrancudo. Após uma estreia em 1928, tinha uma série de papéis, incluindo: Barbary Coast [Duas Almas se Encontram] (35, Howard Hawks); Human Cargo [Carga Humana] (36, Allan Dwan); High Tension [O Otimista] (36, Dwan); This Is My Affair [A Força do Coração] (37, William A. Seiter); In Old Chicago [Na Velha Chicago] (38, Henry King); Jesse James (39, King); Beau Geste (39, William Wellmann); Destry Rides Again [Atire a Primeira Pedra] (39, George Marshall); Brigham Young [O Filho dos Deuses] (40, Henry Hathaway); Birth of the Blues [Sinfonia Bárbara] (41, Victor Schertzinger); Billy the Kid  [Gentil Tirano] (41, David Miller); The Great Man's Lady [Até Que a Morte nos Separe] (42, Wellman); Wake Island [Nossos Mortos Serão Vingados] (42, John Farrow); Nightmare [Um Rosto no Espelho] (42, Tim Whelan); The Remarkabale Andrew [Sombra Amiga] (42, Heisler); Two Years Before the Mast [Hiena dos Mares] (46, Farrow); Song of Scheheradze [Sedução] (46, Walter Reisch); e Kiss of Death [O Beijo da Morte] (47, Hathaway). Escorregou para os filmes B, e algumas vezes trabalhou no estrangeiro, mas ainda há uma distinção grosseira: Kansas Raiders [Cavaleiros da Bandeira Negra] (51, Ray Enright); Slaughter Trail [Fronteiras da Crueldade] (51, Irving Allen); The Woman They Almost Lynched [A Renegada] (53, Dwan); The Big Combo [Império do Crime] (55, Joseph H. Lewis); The Quatermass Experiment [Terror que Mata] (55, Val Guest); A Cry in the Night [Um Grito na Escuridão] (56, Frank Tuttle); Cowboy [Como Nasce um Bravo] (58, Delmer Daves); Never So Few [Quando Explodem as Paixões] (59, John Sturges); The Errand Boy [Mocinho Encrenqueiro] (61, Jerry Lewis); Curse of the Fly [A Maldição da Mosca] (65, Don Sharp); Waco [Dilema de um Bandido] (66, R.G. Springsteen); Hostile Guns [Gatilhos do Ódio] (67, Springsteen) e Rogue's Gallery (67, Leonard Horn).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 746-47. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar