Filme do Dia: A Volta da Perdida (1949), Luigi Zampa

 


A Volta da Perdida (Campane a Martello, Itália, 1949). Direção: Luigi Zampa. Rot. Original: Piero Tellini, a partir de seu próprio argumento. Fotografia: Carlo Montuori. Música: Nino Rota. Montagem: Eraldo Da Roma. Figurinos: Piero Gherardi. Com: Gina Lollobrigida, Yvonne Sanson, Carlo Romano, Carlo Giustini, Clelia Matania, Ernesto Almirante, Agostino Salvietti,Gino Saltamerenda, Eduardo De Fillippo.

Agostina (Lollobrigida) é uma prostituta que fica sem seu ganha-pão após a partida dos soldados americanos. Ela também decide voltar ao pequeno vilarejo, onde sempre fora malquista, inclusive por seus próprios parentes. Porém, quando sabem que a fortuna que fora endereçada a ela, havia ficado para um orfanato, toda a comunidade a recepciona com honras.  Ela se sente lesada, mas dividida sobre qual atitude tomar. Quando decide reaver o seu dinheiro, todas as crianças são postas ao relento e o padre, Don Andrea (De Fillippo), antes de morrer, dispusera o dinheiro para que ela pudesse reaver. Com profundo remorso, Agostina procura abandonar o local incógnita, mas acaba sendo homenageada no porto, pelas crianças do orfanato, assim como boa parte da população que vai prestar seu tributo.

Distante de seus melhores filmes, aqui Zampa derrapa em um sentimentalismo que chega às raias do pieguismo, auxiliado em grande parte pela bela trilha sonora de Nino Rota, um elemento bastante presente na sua tentativa de manipulação emocional. A presença do exército americano, que é tematizado mais diretamente em outros filmes de Zampa (Anni Difficili, Vivere in Pace) aqui ganha uma dimensão secundária. Porém, as soluções dramáticas apresentadas ao longo e, principalmente, final do filme, tornam-se decepcionantemente convencionais e bastante marcadas por uma culpa cristã, a qual a própria Agostina, vivida por uma Lollobrigida antes da fama internacional, vem a corroborar ao, de certo modo, aceitar que seja amada não pelo que efetivamente é, mas por ter se “redimido” diante de todos com sua boa ação, partindo provavelmente para uma vida não muito distinta da de antes, sem qualquer suporte financeiro. As locações naturais podem criar uma superficial associação com o Neorrealismo, que ainda se encontrava em pleno prestígio internacional, mas sua dramaturgia é bem aproximada de motivos dramáticos mais convencionais. Zampa rodou, simultaneamente, uma versão britânica, com elenco inglês, certamente de olho no mercado internacional, ávido por produções italianas que poderiam ser associadas com o Neorrealismo. Lux Film. 109 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar