Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#77: Juan Carlos Desanzo




 DESANZO, JUAN CARLOS (Argentina, 1938) - Um dos melhores diretores de fotografia argentinos dos anos 70, Juan Carlos Desanzo desde então se tornou  um roteirista-diretor. Nascido em Buenos Aires, Desanzo é mais conhecido por ter sido o diretor de fotografia da obra-chave do terceiro cinema, La Hora de los Hornos (A Hora dos Fornos, 1968). Continuou trabalhando com Fernando E. Solanas, como o diretor de fotografia de seu primeiro filme de ficção, Los Hijos de Fierro (1972) e, a partir de 1969, tornou-se um dos diretores de fotografia regulares de Raúl de la Torre, filmando sete produções para ele. Desanzo também filmou  para Lautauro Marúa, Leonardo Favio (Juan Moreira, 1973), Sergio Renan (La Tregua, 1973), Juan José Jusid e Alejandro Doria.

Desanzo começou a escrever e dirigir longas-metragens em 1983 com El Desquite, e com sua biografia de Eva Perón (1986) sua obra começou a ter reconhecimento da crítica, recebendo uma indicação como Melhor Diretor (Condor de Prata), da Associação dos Críticos de Cinema Argentinos, de 1997. Este sucesso se repetiu em 2002 com El Amor y el Espenato (2001), baseado em um incidente ficcional na vida de Jorge Luís Borges, com Desanzo sendo premiado no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Havana, Cuba), e em 2004 com El Polaquito (2003). Em ambas ocasiões, Desanzo também foi indicado a Melhor Roteiro Original. Também dirigiu uma biografia de Che Guevara, em 1997, intitulada Hasta la Victoria Siempre e La Venganza (1999), um filme de ação.

Texto: Rist, Peter H. The Historical Dictionary of South American Film. Plymouth: Rowman & Littlefield, 2014, p. 205

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar