Filme do Dia: Império do Crime (1955), Joseph H. Lewis


Resultado de imagem para império do crime 1955
Império do Crime (The Big Combo, EUA, 1955). Direção: Joseph H. Lewis. Rot. Original: Philip Yordan. Fotografia: John Alton. Música: David Raksin. Montagem: Robert S. Eisen. Dir. de arte: Rudi Feld. Cenografia: Jack McConaghy. Com: Cornel Wilde, Richard Conte, Brian Donlevy, Jean Wallace, Robert Middleton, Lee Van Cleef, Earl Holliman, Helen Walker, Helena Stanton.
O Tenente Leonard Diamond (Wilde) investiga há tempos o mafioso Mr. Brown (Conte), amante de sua ex-amante, Susan Lowell (Wallace), por quem ainda é apaixonado, nunca conseguindo obter provas contra o mesmo. Ele chega a ser seqüestrado pelos homens de Brown, porém eles não deixam nenhuma marca de agressão no corpo de Leonard. A pista que passa a seguir é a de Alicia (Walker), ex-mulher de Brown, que acreditava morta. Enquanto isso, todos que possam incriminar Diamond vão sendo gradualmente mortos, inclusive a amante atual de Diamond, Rita (Stanton), morta por engano.
Esse noir de baixo custo e interpretações sofríveis, com Wallace enquanto representação de femme fatale com pretensões mal sucedidas de cópia de Bacall ou Lizabeth Scott, consegue se destacar pela tensão do início ao final que gera a proximidade e o contato sempre próximo entre mocinho e vilão. Ainda que o fato do mocinho ter se relacionado com a mesma mulher do vilão sugere uma aproximação ambígua entre ambos, sendo que a obsessão de prender Brown é gerada pelo mais puro ressentimento. Ou ainda o envolvimento do mesmo com a dançarina de cabaré Rita, movido somente pelo desejo do protagonista, algo que ele não consegue aceitar de modo tranqüilo quando essa objetificação ocorre com a sua paixão. Rita é o bode expiatório que não apenas cumpre o papel de dublê da morte de Diamond como ainda o faz reviver também no plano figurado, já que sua morte também sela o passaporte para que o mesmo retorne ao seio de sua amada, algo que é somente sugerido no final, quando os dois andam lado a lado. É homenageado no documentário de Scorsese Uma Viagem com Martin Scorsese pelo Cinema Americano. Security Pictures/Theodra Productions para Allied Artists Pictures. 84 minutos.

Comentários

  1. excelente sinopse, objetiva, sem frescura. Agora gostei mesmo foi do #elenao

    ResponderExcluir
  2. Kkkk...obrigado...e ele está cada vez mais necessário que nunca, né? Pena que o povo esteja bem anestesiado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar