Filme do Dia: Império do Crime (1955), Joseph H. Lewis
Império do Crime (The
Big Combo, EUA, 1955). Direção: Joseph H. Lewis. Rot.
Original: Philip Yordan. Fotografia:
John Alton. Música: David Raksin. Montagem: Robert S. Eisen. Dir.
de arte: Rudi Feld. Cenografia: Jack McConaghy. Com: Cornel Wilde, Richard
Conte, Brian Donlevy, Jean Wallace, Robert Middleton, Lee Van Cleef, Earl
Holliman, Helen Walker, Helena Stanton.
O Tenente Leonard Diamond (Wilde)
investiga há tempos o mafioso Mr. Brown (Conte), amante de sua ex-amante, Susan
Lowell (Wallace), por quem ainda é apaixonado, nunca conseguindo obter provas
contra o mesmo. Ele chega a ser seqüestrado pelos homens de Brown, porém eles
não deixam nenhuma marca de agressão no corpo de Leonard. A pista que passa a
seguir é a de Alicia (Walker), ex-mulher de Brown, que acreditava morta.
Enquanto isso, todos que possam incriminar Diamond vão sendo gradualmente
mortos, inclusive a amante atual de Diamond, Rita (Stanton), morta por engano.
Esse noir de baixo custo e interpretações sofríveis, com Wallace
enquanto representação de femme fatale
com pretensões mal sucedidas de cópia de Bacall ou Lizabeth Scott, consegue se
destacar pela tensão do início ao final que gera a proximidade e o contato
sempre próximo entre mocinho e vilão. Ainda que o fato do mocinho ter se
relacionado com a mesma mulher do vilão sugere uma aproximação ambígua entre
ambos, sendo que a obsessão de prender Brown é gerada pelo mais puro
ressentimento. Ou ainda o envolvimento do mesmo com a dançarina de cabaré Rita,
movido somente pelo desejo do protagonista, algo que ele não consegue aceitar
de modo tranqüilo quando essa objetificação ocorre com a sua paixão. Rita é o
bode expiatório que não apenas cumpre o papel de dublê da morte de Diamond como
ainda o faz reviver também no plano figurado, já que sua morte também sela o
passaporte para que o mesmo retorne ao seio de sua amada, algo que é somente
sugerido no final, quando os dois andam lado a lado. É homenageado no
documentário de Scorsese Uma Viagem com Martin Scorsese pelo Cinema Americano. Security Pictures/Theodra Productions para
Allied Artists Pictures. 84 minutos.
excelente sinopse, objetiva, sem frescura. Agora gostei mesmo foi do #elenao
ResponderExcluirKkkk...obrigado...e ele está cada vez mais necessário que nunca, né? Pena que o povo esteja bem anestesiado.
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