O Dicionário Biográfico de Cinema#80: Henry King

 

Henry King (1888-1982), n. Christianburg, Virgínia

1916: Who Pays. 1917: Southern Pride; A Game of Wits; The Mate of the Sally Ann. 1918: Beauty and the Rogue; Powers That Pray; Hearts or Diamonds (*); The Locked Heart; When a Man Rides Alone; Hobbs in a Hurry; All the World to Nothing. 1919: Brass Buttons; Some Liar; Where the West Begins; Sporting Chance (**); This Hero Stuff; Six Feet Four; 23 1/2 Hours Leave [Vinte e Três e Meia Horas de Licença]; A Fugitive from Matrimony; Haunting Shadows. 1920: The White Dove; Uncharted Channels; One Hour Before Dawn [Uma Hora da Madrugada]; Help Wanted - Male; Dice of Destiny. 1921: When We Were 21; Mistress of Shenstone (***); Salvage; The Sting of the Lash; Tol'able David [David, o Caçula]. 1922: The Seventh Day; Sonny [Piedoso Embuste]; The Bond Boy; 1923: Fury; The White Sister [Irmã Branca]. 1924: Romola. 1925: Sackcloth and Scarlett; Any Woman; Stella Dallas. 1926: Partners Again [Dois Compadres]; The Winning of Barbara Worth [Beijo Ardente]. 1927: The Magic Flame [A Chama do Amor]. 1928: Woman Disputed [Pecadora Sem Mácula] (co-dirigido com Sam Taylor). 1929: She Goes to War [Glorificando a Mulher]; Hell's Harbor [O Porto do Inferno]. 1930: Lightnin'; The Eyes of the World [Feliz Desfecho]. 1931: Merely Mary Ann [Mary Ann]; Over the Hill [Honrarás Tua Mãe]. 1932: The Woman in Room 13 [A Mulher no Quarto 13]. 1933: State Fair [Feira de Amostras]; I Loved You Wednesday [Novos Amores] (co-dirigido com William Cameron Menzies). 1934: Carolina; Maria Galante; 1935: One More Spring [Mais Uma Primavera]; Way Down East [Inocente Pecadora]. 1936: The Country Doctor [O Médico da Aldeia]; Lloyds of London [Lloyd's de Londres]; Ramona. 1937: Seventh Heaven [O Sétimo Céu]. 1938: In Old Chicago [Na Velha Chicago]; Alexander's Ragtime Band [A Epopéia do Jazz]. 1939: Jesse James; Stanley and Livingstone [As Aventuras de Stanley e Livingstone]. 1940: Little Old New York [Na Antiga Nova York]; Maryland; Chad Hanna [A Garota do Circo]. 1941: A Yank in the RAF [Um Yankee na R.A.F.]; Remember the Day [Lembra-te Daquele Dia]. 1942: The Black Swann [O Cisne Negro]. 1943: Song of Bernadette [A Canção de Bernadette]. 1944: Wilson. 1945: A Bell for Adano [O Sino de Adano]. 1946: Margie. 1947: Captain from Castile [Capitão de Castela]. 1948: Deep Waters [O Órfão do Mar]. 1949: Twelve O'Clock High [Almas em Chamas]; Prince of Foxes [O Favorito dos Bórgia]. 1950: The Gunfighter [O Matador]. 1951: I'd Climb the Highest Mountain [Um Homem e sua Alma]; David and Bathsheba [David e Betsabá]. 1952: Wait the Till Sun Shines, Nellie [Cavalgada de Paixões]; The Snows of Kilimanjaro [As Neves do Kilimanjaro]; "The Gift of the Magi", episódio de O. Henry Full's House [Páginas da Vida]. 1953: King of the Khyber Rifles [Rebelião na Índia]. 1954: Untamed [Duelo de Paixões]. 1955: Love is a Many-Splendored Thing [Suplício de uma Saudade]. 1956: Carousel [Carossel]. 1957: The Sun Also Rises [E Agora Brilha o Sol]. 1958: The Bravados [Estigma da Crueldade]. 1959: This Earth is Mine [O Vale das Paixões]; Beloved Infidel [O Ídolo de Cristal]. 1962: Tender Is the Night [Suave é a Noite].

Iniciando como ator em companhia local, King se tornou diretor de teatro em Chicago antes da I Guerra Mundial. Foi para o cinema originalmente como ator, mas em 1916 estava dirigindo para a Pathé. Thomas Ince o contratou para realizar Vinte e Três e Meia Horas de Licença e King se tornou um diretor proeminente do cinema silencioso. Em 1921, com Richard Barthelmess e Charles Duell, formou a Inspiration Company para filmar David, o Caçula, e muitos outros. Essa tônica de virtuosidade rural foi retomada em A Garota do Circo e Um Homem e sua Alma. Demonstra quão longe foi o seu próprio gosto pela simplicidade. King também foi responsável por extravagantes filmes emocionais, tais como Irmã Branca, Romola e Stella Dallas, mas na era sonora foi sempre um artesão incapaz de infundir vida em uma narrativa ou qualquer estilo reconhecível. 

Seu longo período na Fox sofreu de todos os defeitos desse estúdio: material rotineiro baseado em peças medíocres e uma ênfase nos detalhes da cenografia que nunca escapavam do bom gosto do departamento de arte. A despeito de uma lentidão fatal e nenhuma habilidade real com a ação, King regularmente realizou filmes de aventura - alguns, como Capitão de Castela, um teste difícil para a paciência de alguém. Foi mais feliz com temas mais intimistas de época, como Margie, e com biografias sólidas tais como As Aventuras de Stanley e Livingstone e Wilson. A primeira tinha Tracy e Cedric Hardwick; a última se beneficiou da semelhança de Alexander Knox com Woodrow Wilson e da criação dos interiores de Washington por Leon Shamroy.

King raramente parecia dar importância a temas ou a ser simpático com os atores. Trabalhou várias vezes com Tyrone Power, mas realizou dois surpreendentemente bons filmes com Gregory Peck - Almas em Chamas e O Matador. Sua aposentadoria sobreveio pelo menos uns dez anos  atrasada e suas tratativas com Hemingway e Scott Fitzgerald são desastrosas. Somente Suplicio de uma Saudade possui alguma consistência romântica (foi um dos poucos diretores que Jennifer Jones confiava).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1434-36.




(*) N. do E: No IMDB Hearts or Minds?; (**) A Sporting Chance; The Mistress of Shenstone

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