Filme do Dia: David, o Caçula (1921), Henry King


Resultado de imagem para david, o caçula henry king

David, o Caçula (Tol´able David, EUA, 1921). Direção: Henry King. Rot. Adaptado: Henry King & Edmund Goulding, baseado no romance de Joseph Hergesheimer. Fotografia: Henry Cronjager. Montagem: W. Duncan Mansfield. Com: Richard Barthelmess, Gladys Hulette, Walter P. Lewis, Ernerst Torrence, Ralph Yersley, Forrest Robinson, Warner P. Richmond, Marion Abbott, Edmund Gurney.
             A vida tranqüila da família Kinemon no pacato vilarejo é transformada com o atentado sofrido pelo irmão mais velho, Allen (Richmond) por parte de um membro de marginais da família Hatburn, cuja jovem Esther (Hulette), é objeto da paixão de David, o caçula da família Kinemon, há muito tempo. A decisão de David de revidar o que ocorreu com o irmão provoca a morte do pai Hunter (Gurney), em um ataque cardíaco fulminante. Sem qualquer fonte de renda, a família muda-se para um bairro mais pobre, e David renega a amizade de Esther. Consegue, no entanto, trabalhar em um armarinho local e por força das circunstâncias, torna-se o cocheiro que leva o malote de correio, despertando o orgulho da mãe (Abbott). Porém, sua missão é dificultada pela ameaça dos Hatburns, que ficam com  o malote. Enfrentando-os, David consegue matar os três e cumprir suas responsabilidades até o final, para a surpresa de todo o vilarejo que já o dava como morto.
Esse primeiro grande sucesso da longeva carreira de King demonstra sua direta influência de Griffith, construindo um melodrama de iniciação típico, sendo toda a narrativa construída no sentido da afirmação do protagonista, posto a prova com a invalidez do irmão mais velho e a morte do pai, e após momentos de vacilação, conquistando a afirmação de sua masculinidade no seio de uma sociedade de moral e papéis sociais muito bem delimitados. Muitos dos elementos que voltariam a ser trabalhados por King em produções posteriores, como uma certa construção pastoral do ambiente vivenciado pelos protagonistas e o idílio amoroso associado com uma virtude caracterizada na pureza de David e sua amada já se encontram aqui presentes. Por outro lado, a caracterização do vilão, igualmente sem qualquer ambiguidade presente, recurso também enfatizado pela própria construção narrativa, não deixa qualquer dúvida sobre a índole de todos os personagens. Sua enorme fluência narrativa e apelo dramático ainda permanecem relativamente interessantes, o que demonstra o talento do cineasta e sua enorme influência em realizadores dos mais diversos, aqui no Brasil notadamente Humberto Mauro, que se utilizaria em grande parte na caracterização de um vilão igualmente detrator de animais domésticos em seu Tesouro Perdido (1927). Barthelmess, figura freqüente nas produções de Griffith, seria incensado como um dos atores mais em evidência do momento com essa produção, em grande parte certamente ao tom pueril que encarna ao personagem, notadamente no início da narrativa. National Film Registry em 2007. Inspiration Pictures. 99 minutos.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar