Filme do Dia: Squadron 992 (1940), Harry Watt
Squadron 992 (Reino Unido, 1940).
Direção: Harry Watt. Comentários: W.D.H McCulloch. Fotografia: Jonah Jones. Música: Walter
Leigh. Montagem: Richard Q. McNaughton.
Mesmo com as características que
compõem o forte da Escola Documental Britânica segundo os preceitos de Grierson
de certa objetividade, ainda que aqui de um uso social mais estritamente
vinculado a questões estratégicas de guerra – a utilização de balões que servem
como obstáculos para voos rasantes da esquadra inimiga – tampouco deixa de
apresentar imagens de uma veia poética mais afinada com Flaherty, ainda que
ocasionalmente, como um plano de um pequeno barco em meio as ondas ligeiramente
revoltas ou, em seu final, a sombra de um balão sobre um paredão rochoso. E prosaicas, inserindo ocasionalmente
crianças se divertindo com as manobras militares ou, reverso da moeda, fugindo dos bombardeios. É a narração over que guia as imagens. Como documentário evidentemente encenado,
a exemplo da maior parte dos produzidos pela Escola, conta com som visivelmente
sobreposto a posteriori sobre as imagens. De forma algo simplista
contrapõe, a determinado momento, a caça de um coelho por um cachorro com a
perseguição pela Real Força Aérea britânica de um avião alemão inimigo. Consegue, inclusive, inserir parte do que
presumidamente seria a imagem da perseguição dos aviões no mesmo plano da
perseguição dos animais. Como se prevê a caça em ambos os casos culmina – tal
como na narrativa padrão clássica – com a coincidência do desenlace em que o
coelho é abatido pelo cachorro do mesmo modo que o avião alemão boia no mar
após ter sido atingido pelo britânico. A interação entre civis e o esquadrão de
balões, tendo em vista fazer uso de suas propriedades, obviamente encenada,
parece surgir como uma forma criar um espírito receptivo junto à população para
os objetivos militares. O filme finaliza com a operação de postagem dos balões
acompanhado de música de efeito triunfante e montagem dinâmica que privilegia
uma representação bastante resumida das diversas etapas da operação. Sua versão
original conta com 26 minutos. Ministry
of Information/GPO Film Unity para Columbia Pictures Corp. 22 minutos e 51
segundos.
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