O Dicionário Biográfico de Cinema#81: Elvis Presley


Elvis Presley (1935-1977), n. Tupelo, Mississippi

Há uma tradição de cantores que fizeram uma série de filmes, por conta de seus comprovados admiradores. Mas existe maior contraste entre energia e rotina que entre Elvis Presley, o fenômeno, ao vivo ou em gravações, e Presley, o autômato no cinema? Seus filmes ainda são exibidos na TV, mas Presley agora está numa espécie de moldura, e posso acreditar que passados mais dez anos, serão recuperados com júbilo camp por sua enganadora e monótona "juventude" - tão saudável, tão saltitante, tão impecavelmente limpo quando confrontado com o que sabemos do verdadeiro Presley. Há exceções: deu uma interpretação genuína em Flaming Star [Estrela de Fogo] (60, Don Siegel); o roteiro de Clifford Odets para Wild in the Country [Coração Rebelde] (61, Philip Dunne) funciona bem, e Tuesday Weld e John Ireland entram por baixo da pele flácida do moço; Há números com Ann-Margret em Viva Las Vegas [Amor à Toda Velocidade] (64, George Sidney) - particularmente "What I'd Say" - que expõem o ar soporífero da maioria dos filmes de Presley.

Então há uma lista de títulos, mais sugestiva que os filmes: Love Me Tender [Ama-me com Ternura]; Loving You [A Mulher que Eu Amo] (57, Hal Kanter); Jailhouse Rock [Prisioneiro do Rock and Roll] (57, Richard Thorpe); King Creole [Balada Sangrenta] (58, Michael Curtiz); G.I. Blues [Saudades de um Pracinha] (60, Norman Taurog); Coração Rebelde; Blue Hawaii [Feitiço Havaiano] (61, Taurog); Follow That Dream [Em Cada Sonho um Amor] (62, Gordon Douglas); Kid Galahad [Talhado para Campeão] (62, Phil Karlson); Fun in Acapulco [O Seresteiro de Acapulco] (63, Thorpe); It Happened at the World's Fair [Loiras, Morenas e Ruivas] (63, Taurog); Amor à Toda Velocidade; Rustabout [Carrossel de Emoções] (64, John Rich); Tickle Me [Cavaleiro Romântico] (65, Taurog); Girl Happy [Louco por Garotas] (65, Boris Sagal); Frankie and Johnny [Entre a Loura e a Ruiva] (66, Frederick De Cordova); Paradise Hawaiian Style [No Paraíso do Havaí] (66, Michael Moore); Double Trouble [Canções e Confusões] (67, Taurog); Speedway [O Bacana do Volante] (68, Taurog); e Stay Away Joe [Joe é Muito Vivo] (68, Peter Tewkesbury); teve um papel correto em Charro! (69, Charles Marquis Warren), e seu melhor registro de uma apresentação ao vivo em Elvis - That's the Way It Is [Elvis é Assim] (70, Denis Sanders)

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, pp. 2120-1. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar