O Dicionário Biográfico de Cinema#262: Leslie Howard
Leslie Howard (Leslie Howard Steiner) (1893-1943), n. Londres
Foi filho de imigrantes húngaros. A grande reputação que Howard desfrutou parece remota para uma geração que o conhece através de revivals de Gone with the Wind [...E O Vento Levou]. Seu Ashley Wilkes neste filme é tal nulidade, e a comparação com Gable tão diminuidora, que alguém se perguntaria não somente o que as pessoas viam em Howard, mas como o épico de Selznick jamais sobreviveu. Não importa que a Europa central assombrasse seus filmes, Hollywood adotou-o como o mais tímido de seus cavalheiros e como epítome de classe. O Reino Unido se rendeu a esta imagem um pouco tarde, mas devorou-a por completo após seus filmes patrióticos e sua morte, abatido em um avião de Lisboa para Londres. Sempre houve um aroma de mistério nesta morte. Teria Howard sido utilizado como isca - ele estava em missão governamental - para despistar a atenção de Churchill, que voava neste mesmo dia? E é o tipo de sacrifício heróico que um pálido exilado da Hungria, sem acesso ao mar, poderia ter sonhado.
Howard foi educado na Faculdade Dulwich, e após trabalhar em um banco e, sofrer choque traumático na Primeira Guerra Mundial, relembraria que a escola havia sido fundada por uma ator. Repentinamente estabeleceu-se como um ator proeminente em Londres e Nova York, interpretando Her Cardboard Lover, contracenando com Tallulah Bankhead e produzindo uma peça ele próprio, Tell Me The Truth. Um de seus triunfos no palco havia sido em Outward Bound, uma estranha produção do pós-guerra com tinturas de blues, sobre um navio cheio de almas mortas. Os Warners o elegeram para o filme, e convidaram Howard para o papel principal, dirigido por Robert Milton. Depois disso, a MGM adquiriu-o para Never the Twain Shall Meet [Delírio de Amor] (31, W.S Van Dyke), Five and Ten [Os Novos-Ricos] (31, Robert Z. Leonard) e A Free Soul [Uma Alma Livre] (31, Clarence Brown). Por alguns anos se dividiu entre a Inglaterra - Service for Ladies [Só para Senhoras] (32, Alexander Korda) e The Lady Is Willing (34, Gilbert Miller) - e a América - Devotion [Devoção] (31, Robert Milton); Smilin' Through [O Amor que não Morreu] (32, Sidney Franklin); The Animal Kingdom [Pouco Amor não é Amor] (32, Edward H. Griffith); Secrets [Segredos] (33, Frank Borzage; Captured! [Prisioneiros] (33, Roy del Ruth); e Berkeley Square [Romance Antigo] (33, Frank Lloyd).
Em 1934, assinou com os Warners e fez British Agent [Espionagem] (Michael Curtiz), antes de ser emprestado a RKO para Of Human Bondage [Escravos do Desejo] (34, John Cromwell, com Bette Davis) e foi Sir Percy Blakeney para Korda em The Scarket Pimpernel [O Pimpinella Escarlate] (34, Howard Young) - um romance de época em acordo com a fragilidade de Howard. Foi bem elencado como o simplório escritor em The Petrified Forest [A Floresta Petrificada] (36, Archie Mayo), e parcialmente responsável por Bogart estar neste filme; mas horrivelmente exposto no Romeo and Juliet [Romeu e Julieta] (36, George Cukor) da MGM, um filme que, notavelmente, não fez mal à sua reputação. Os Warners limitaram-no à comédia de roupagem moderna: It's Love I´m After [Somos do Amor] (37, Tay Garnett*) e, em 1938, Howard retornou à Inglaterra para atuar e co-dirigir (com Anthony Asquith) Pygmalion [Pigmalião]. Seu Higgins é frio, como muitos dos intelectuais de Shaw, mas ele carrega o filme com grande facilidade.
Seus últimos filmes em Hollywood foram ambos para Selznick: ...E O Vento Levou (39, Victor Fleming) e Intermezzo [Intermezzo: Uma História de Amor], ao lado de Ingrid Bergman (39, que co-produziu com Gregory Ratoff) - o anterior tão generoso com Howard quanto o último foi pouco lisonjeiro. A este ponto, retornou a uma Inglaterra em guerra e se tornou não apenas o mais ativo dos atores-produtores, mas algo como uma figura de proa emocional: Pimpernell Smith [Mister V] (39, ator e diretor); 49th Parallel [Invasão de Bárbaros], no qual é um humanista em uma cabana, lendo Thomas Mann e regozijando-se com Picasso; The Lamp Still Burns (41, produtor); The First of the Few [Por Um Ideal] (42, diretor e ator - como R.J. Mitchell, o inventor do avião de guerra Spitfire); e The Gentle Sex (43, co-diretor, com Maurice Elvey).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1272-73.
(*) N. do E: No IMDB é tido com sendo dirigido por Archie Mayo
Comentários
Postar um comentário