O Dicionário Biográfico de Cinema#285: Jon Voight
Jon Voight, n. Yonkers, N. York, 1938
Esta é uma das carreiras americanas menos explicáveis. Indicado três vezes ao Oscar de melhor ator, e vencedor uma vez, Voight poderia facilmente ser considerado como um dos melhores atores de sua geração (que inclui Nicholson, Hoffman, Beatty, Pacino e Redford). Por um momento, ele trabalhou arduamente, e quando o fez foi frequentemente em projetos que tornariam perplexos qualquer um que haviam escutado os sinceros apelos de Voight que atores deveriam fazer somente trabalhos responsáveis e plenos de sentido.
Foi educado na Universidade Católica, em Washington, D.C., e seu primeiro filme foi Fearless Frank (67, Philip Kaufman), que foi na realidade realizado em 1964, no qual interpreta um rapaz do campo que vai para Chicago. Possui um pequeno papel como pistoleiro cara de bebê contra Wyatt Earp em Hour of the Gun [A Hora da Pistola] (67, John Sturges), e foi então elencado em Midnight Cowboy [Perdidos na Noite] (69, John Schlesinger) onde nos deu uma bela interpretação como outro jovem ingênuo do campo tentando viver na cidade grande (e ganhou sua primeira indicação).
Mas não era facilmente elencado ou persuadido em um filme, e assim o transtorno se estabeleceu precocemente: Out of It (69, Paul Williams); Catch-22 [Ardil 22] (70, Mike Nichols); The Revolutionary [O Revolucionário] (70, Williams); Deliverance [Amargo Pesadelo] (72, John Boorman); como um boxeador em The All-American Boy (73, Charles Eastman); como o professor em Conrack (74, Martin Ritt); rastreando nazistas em The Odessa File [O Dossiê Odessa] (74, Ronald Neame).
Na Europa, fez End of the Game [Aposta Fatal] (76, Maximilian Schell); e então ganhou um Oscar como o veterano paraplégico em Coming Home [Amargo Regresso] (78, Hal Ashby) - sincero e terno, mas sim organizado no esquema do filme. The Champ [O Campeão] (79, Franco Zefirelli) foi uma bizarra sequencia e um filme inconvincente. Então adveio um intervalo antes de Voight roteirizar e produzir, assim como atuar no bastante medíocre Lookin' to Get Out (82, Ashby), sobre jogo.
Novamente produziu e roteirizou o rotineiro lacrimogênio Table for Five [Com Amor e Ternura] (83, Robert Lieberman). Em toda sua carreira, Voight foi juvenil e gentil, mas a seguir ele interpretou o demônio bramindo em Runaway Train [Expresso para o Inferno] (85, Andrei Konchalovski), sua melhor interpretação, pelo qual ganhou sua terceira indicação, mas não o levou a lugar nenhum.
Depois disso, interpretou um padrasto alcóolatra em Desert Bloom [Deserto em Flor] (86, Eugene Corr), e fez diversas coisas para a TV: como o cirurgião ajudando as vítimas de Chernobyl: The Final Warning [A Tragédia de Chernobyl] (91, Anthony Page); como o antrópologo em The Last of His Tribe [O Último Selvagem] (92, Henry Hook); e em Return to Lonesome Dove [Os Pistoleiros do Oeste 2] (93, Mike Robe).
Então, nos idos dos 90 alguma paixão retornou a ele - talvez tenha sido a urgência de impressionar sua emergente filha, Angelina Jolie. Talvez tenha observado a diversão de ser um ator coadjuvante: ele era astuto, nervoso e furtivo como a cerca em The Heat [Fogo Contra Fogo] (95, Michael Mann); outro vilão em Mission: Impossible [Missão Impossível] (96, Brian De Palma); Rosewood [O Massacre de Rosewood] (97, John Singleton); um exagerado caçador de serpentes em Anaconda (97, Luis Llosa); ostentativamente cego em U-Turn [Reviravolta] (97, Oliver Stone): Most Wanted [Procurado] (97, Glenn Hogan); um adorável advogado sulista em The Rainmaker [O Homem Que Fazia Chover] (97, Francis Coppola); co-produtor em The Fixer (98, Charles Robert Carner), para a TV; um impiedoso chefe da Segurança Nacional em Enemy of the State [Inimigo do Estado] (98, Tony Scott); muito bom, como o tira dublinense em The General [O General] (98, Boorman); o técnico em Varsity Blues [Marcação Cerrada] (99, Brian Robbins); o capitão em Noah's Ark (99, John Irving); A Dog of Flanders [Em Busca de um Sonho] (99, Kevin Brodie); Second String [Os Reservas] (00, Robert Lieberman); tão bom como Franklin Delano Roosevelt em Pearl Harbour (01, Michael Bay), que se deseja mais dele; com Angelina em Lara Croft: Tomb Raider (01, Simon West); Zoolander (01, Ben Stiller); como Howard Cosell em Ali (01, Mann); Second String [Os Reservas] (02, Lieberman); Jasper, Texas (03, Jeff Byrd); Holes [O Mistério dos Escavadores] (03, Andrew Davis); Karate Dog [Karatê Dog - O Cão Marcial (04, Clark); The Manchurian Candiate [Sob o Domínio do Mal] (04, Jonathan Demme); National Treasure [A Lenda do Tesouro Perdido] (04, Jon Turteltaub).
Esta intrigante lista de cinebiografias acumuladas com Pope John Paul II [A Vida de João Paulo II] (05, John Kent Harrison); Glory Road [Estrada para a Glória] (06, James Gartner); Transformers (07. Michael Bay); September Dawn [Setembro Negro] (07, Christopher Cain); Bratz [Bratz: O Filme] (07, Sean McNamara); National Treasure: Book of Secrets [A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos] (07, Turteltaub); Pride and Glory [Força Policial] (08, Gavin O'Connor); como George Washington em An American Carol [Corra que Tem Loucos por Aí!] (08, David Zucker); Tropic Thunder [Trovão Tropical] (08, Ben Stiller); 24: Redemption [24 Horas: A Redenção] (08, Jon Cassar); Four Christmases [Surpresas do Amor] (08, Seth Gordon).
Houve um tempo em que Voight ficou para trás, enquanto seu parceiro em Perdidos na Noite, Dustin Hoffman, tornava-se uma figura proeminente. Mas o equilíbrio mudou novamente e Voight se tornou um dos atores mais interessantes: não creditado na sétima temporada de 24 (09); a série de TV Lone Star (10); Beyond [Do Além] (12, Josef Rusnak); Dracula: The Dark Prince [Drácula - O Príncipe das Trevas] (13, Pearry Reginald Teo); e, mais que todos, Mickey, o pai odiado na série de TV Ray Donovan (13).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2731-33.

Comentários
Postar um comentário