O Dicionário Biográfico de Cinema#282: Lee Van Cleef



Lee (Clarence Leroy) Van Cleef (1925-1989), n. Somerville, Nova Jersey

Tudo o que precisa é de uma olhada. Ele não disse nada em High Noon [Matar ou Morrer] (52, Fred Zinnemann), mas era lembrado como algum dos pistoleiros no depósito ferroviário esperando pelo trem do meio-dia e parecia desagradável. Possuía olhos pequenos e brilhantes e um rosto que parecia ter sido cortado da madeira crua com um machado. Posteriormente, provou-se um rosto que podia suar, fervendo sob o sol mediterrâneo dos westerns-spaghetti, muito antes de ter sido a face que diretores de elenco pinçaram de uma multidão. 

Serviu na Marinha e depois trabalhou como contador, antes de tentar sua sorte nos filmes: foi sempre elencado em westerns, mas tinha também seu quinhão nos filmes de gangsters: Untamed Frontier [Homens em Revolta] (52, Hugo Fregonese); The Lawless Breed  [Bando de Renegados] (53, Raoul Walsh); Arena [O Circo da Morte] (53, Richard Fleischer); Arrow in the  Dust [Flechas em Chamas] (54, Lesley Selander); A Man Alone [Um Homem Solitário] (55, Ray Milland); The Big Combo [Império do Crime] (55, Joseph H. Lewis); Tribute to a Bad Man [Honra a um Homem Mau] (56, Robert Wise); Joe Dakota [A Desforra do Estranho] (57, Richard Bartlett); China Gate [No Umbral da China] (57, Samuel Füller); The Tin Star [O Homem dos Olhos Frios] (57, Anthony Mann); Gunfight at the O.K. Corral [Sem Lei e Sem Alma] (57, John Sturges); The Young Lions [Os Deuses Vencidos] (58, Edward Dmytryk); The Bravados [Estigma da Crueldade] (58, Henry King); Ride Lonesome [O Homem que Luta Só] (59, Budd Boetticher); Posse from Hell [Quadrilha do Inferno] (61, Herbert Coleman); How the West was Won [A Conquista do Oeste] (62, John Ford, Henry Hathaway e George Marshall); The Man Who Shot Liberty Valance [O Homem Que Matou o Facínora] (62, Ford).

Você pode ter perdoado Van Cleef  por suspirar por Liberty Valance ao ser ultrapassado por Lee Marvin para os momentos principais com diálogos. Diz-se que estava perto de jogar a toalha, quando recebeu um convite da Itália que levou-o a Per Qualche Dollaro in Piò [Por Uns Dólares a Mais] (65, Sergio Leone). Este foi um ponto de inflexão no western e para muitas carreiras, mas Van Cleef estava subitamente estabelecido como o vilão-mor sobre o sol escaldante. Sabia que era camp, ou se importava? Estava muito melhor que à deriva numa série de televisão para outra, sem nunca ser bem pago: Il Buono, il Brutto, il Cattivo [Três Homens em Conflito] (66, Leone); Da Uomo a Uomo [A Morte Anda a Cavalo] (66, Giulio Petroni); I Giorni dell'Ira [O Dia da Ira] (67, Tonino Valerii) - pela época em que era o principal. 

Fez Barquero (70, Gordon Douglas) - com Warren Oates; Captain Apache [Capitão Apache] (71, Alexander Singer); Bad Man's River [A Quadrilha da Fronteira] (71, Gene Martin); The Magnificent Seven Ride! [A Fúria dos 7 Homens] (72, George McCowan - como o líder dos sete; Taking a Hard Ride [Cavalgada Infernal] (75, Anthony Dawson); God's Gun [A Arma Divina] (76, Frank Kramer); Kid Vengeance [A Vingança] (77, Joe Manduke); The Squeeze [Abominável Extorsão] (78, Antonio Margheriti); The Octagon [Octagon: Escola para Assassinos] (80, Eric Karson) - um filme de Chuck Norris; Escape from New York [Fuga de Nova York] (81, John Carpenter). Houve uma série de TV, The Master, no qual foi um mestre de artes marciais; Armed Response [Resposta Armada] (86, Fred Olen Ray) - no qual David Carradine era o principal; Thieves of Fortune (89, Michael MacCarthy). 

É citado em um romance de Thomas Pynchon; há um personagem batizado em sua homenagem em World of Warcraft (*); e Kill Bill 2 finda com um R.I.P (**) saudando-o, dentre outros.  Basta olhar.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2700-01. 


N. do E.: (*) um videogame famoso. 

N. do E.: (**) abreviação para Rest in Peace, descanse em paz. 

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