Diretoras de Cinema#18: Christine Pascal



 PASCAL, CHRISTINE (1953*). França. Christine Pascal é uma das muitas mulheres dirigindo filmes hoje na França; na tradição de Agnès Varda, a França tem acolhido mais autoras feministas na esfera da produção de cinema comercial. Embora Pascal não tenha tido ainda sucessos de bilheteria internacionais de diretoras tais como Coline Serreau ou Diane Kurys, é uma realizadora independente bem sucedida cuja obra é grandemente apreciada e distribuída ao longo da Europa. Atriz, roteirista e diretora de talentos múltiplos, cujo estilo é bem descrito como um cinema comercial com uma flagrância de Nouvelle Vague. Le Petit Prince a Dit [O Pequeno Príncipe Disse] (1991), o filme mais recente de Pascal, explora o relacionamento entre pai e filha. No filme um pai toma conhecimento que sua filha de dez anos possui uma doença fatal. Ele a leva a uma jornada de Lausanne a Milão, Gênova e Provença, esperando de algum modo prevenir sua morte. Ao contrário, ela o ajuda a compreender o sentido da vida. O Pequeno Príncipe Disse é um filme descaradamente terno, caloroso e que celebra a vida. 

Talvez uma das razões dos filmes de Christine Pascal não terem sido lançados internacionalmente é que seus filmes tendem a se dirigir ao melodramático. Como Jack Byers nota, tradicionalmente melodramas "não possuem valorização cultural, por conta de sua associação com os públicos femininos, e gêneros tais como o western ou o filme de gângster." (p. 13). A obra de Pascal, mesmo mirando um público comercial é, ao mesmo tempo, um testamento profundamente pessoal, de uma mulher trabalhando nos limites do gênero. Em seus quatro filmes até o momento, Pascal forjou uma voz cinemática original com vínculos, curiosamente, com a obra posterior de Rainer Werner Fassbinder, que utilizou da forma melodramática para criar contos morais da vida contemporânea. Como roteirista e diretora de seus filmes, Pascal exerce a mesma espécie de controle autorista exclusivo que Fassbinder (ou o predecessor dele, Douglas Sirk) faziam em suas obras. Espera-se que os filmes de Pascal eventualmente alcancem um público internacional mais amplo e que os críticos alcançarão sua obra - um cinema que é simultaneamente consciente dos processos de distribuição/recepção e também demasiado do produto do compromisso pessoal de Pascal com os contos que narra.

FILMOGRAFIA SELECIONADA

Felicité (1979)

La Garçe (1984)

Zanzibar (1989)

Le Petit Prince a Dit/O Pequeno Príncipe Disse (1991)

BIBLIOGRAFIA SELECIONADA

Bryars, Jack. All That Hollywood Allows. Chapel Hill: University of Carolina Press, 1991.Le

Darke, Chris. Le Petit Prince a Dit. Sight & Sound 4.5 (maio de 1994), p. 51.

Gledhill, Christine (org.). Home Where the Heart Is: Studies in Melodrama and the Women's Film. Londres: BFI, 1987.

Hayward, Susan; Vincendeau, Ginette (orgs.) French Films: Texts and Contexts. Londres: Routeledge, 1989.

Texto: Foster, Gwendolyn Audrey. Women Film Directors - An International Bio-Critical Dictionary. Westport/Londres: Greenwood Press, 1995, pp. 303-4.

(*) falecida em 1996.

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