Filme do Dia: Além das Nuvens (1945), Anthony Asquith

 

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lém das Nuvens (The Way to the Stars,Reino Unido, 1945). Direção: Anthony Asquith. Rot. Adaptado: Terence Rattigan & Richard Sherman, a partir do argumento de Rattigan e Anatole de Grunewald. Fotografia: Derick Williams. Música: Nicholas Brodszky & Charles Williams. Montagem: Fergus McDonnell. Dir. De arte: Carmen Dillon & Paul Sheriff. Com: Michael Redgrave, John Mills, Rosamund John, Douglass Montgmery, Renée Asherson, Stanley Holloway, Basil Radford, Joyce Carey, Trevor Howard, Jean Simmons.

Piloto recém-chegado na base aérea, David Archdale (Redgrave) se casa com Toddy (John) ao mesmo tempo em que Peter Penrose (Mills) se apaixona por Iris (Asherson). Archdale morre pouco tempo após, deixando uma criança para Toddy criar. Observando o sofrimento de Toddy, Penrose passa a evitar Iris. O substituto de Archdale, Johnny Hollis (Montgmory), norte-americano e casado, acaba despertando a atração de Toddy. Tendo recebido a notícia de que já poderá retornar para casa a pouco tempomorre em ação. Influenciado por Toddy, Penrose declara seu amor por Iris, de cuja afetada tia (Carey), contrária ao relacionamento de ambos, ela se liberta.

 A guerra e a aviação acabam servindo quase como pano de fundo para esse contido e previsível melodrama. Desde o momento em que Iris, vestida de noiva, tem a sua alegria para o eminente casamento com seu amado interrompida pelo ronco do motor de um avião, já se encontra evidentemente selado seu passaporte para a infelicidade e a viuvez. A mesma sorte sombria não menos antecipada é a de Johnny, cuja necessidade de expressar a sua proximidade de volta para a América e assinatura na parede  antes de partir se transformam em passaporte para o fim próximo.  Inicia com um prólogo melancólico que apresenta as ruínas do que um dia fora uma das salas do comando aéreo, onde na parede ainda jaz a assinatura de Johnny, uma espécie de duplo de Archdale – ocupa o seu lugar não apenas literalmente, mas também ao receber as atenções da viúva e o mesmo destino fatal de seu predecessor. Durante boa parte do filme as emoções são represadas, como é o caso do encontro no qual Penrose irá trazer a trágica notícia da morte de David para Iris.  Nenhum abraço sequer se é permitido, mesmo que posteriormente Penrose crie o ambíguo hábito de beijá-la na boca. À viúva não se é permitido uma nova chance para amar apesar de sua juventude e beleza, como se as considerações de um poema escrito para ela por David (na verdade uma poesia escrita por John Pudney), no qual ele faz referência ao sentimento de ausência que ela lhe provocaria durante anos, selasse o seu destino. Destaque para a presença do rosto talvez mais simbólico das comédias dos estúdios Ealing, Holloway, aqui vivendo um fanfarrão contador de piadas e por vezes fracassado animador, cujo status de civil parece reserva-lo a uma figuração que não vai além da de uma espécie de bobo da corte e cuja tolerância dos militares em relação a sua pessoa varia com as circunstâncias. Assim como para a luminosa ponta da futura estrela Jean Simmons, cantando num certo tom de inocência levemente brejeira. Two Cities Films para United Artists Corp. 87 minutos.

 

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