O Dicionário Biográfico de Cinema#283: Lord David Puttnam

 


Lord David Puttnam, n. Londres, 1941

Por cerca de dez anos - de 1975 a 1985 - Puttnam foi um dos produtores mais aventureiros do mundo. Por três vezes conquistou indicações para melhor filme: Midnight Express [O Expresso da Meia-Noite] (78, Alan Parker), The Killing Fields [Os Gritos do Silêncio] (84, Roland Joffé), e Chariots of Fire [Carruagens de Fogo] (81, Hugh Hudson), que levou o Oscar. Estes são apenas os destaques de uma trajetória que também inclui Melody [Quando Brota o Amor] (71, Warris Hussein); The Pied Piper [A Lenda da Flauta Mágica] (72, Jacques Demy); The Final Programme [O Programa Final] (73, Robert Fuest); Mahler (73, Ken Russell); That'll Be That Day (74, Claude Whatham); o inteligente e engajante documentário, Brother, Can You Spare a Dime? (75, Philippe Mora); Stardust [O Preço do Sucesso] (75, Michael Apted); James Dean, the First American Teenager (75, Ray Connolly); Lizstomania (75, Russell); Bugsy Malone [Quando as Metralhadoras Cospem] (76, Parker); The Duelists [Os Duelistas] (77, Ridley Scott); Foxes [Gatinhas] (80, Adrian Lyne); Experience Preferred ...but not Essential (82, Peter Duffell); Kipperbang [Sonhos Secretos]; Local Hero [Momento Inesquecível] (83, Bill Forsyth); Cal - Memórias de um Terrorista (84, Pat O'Connor); Defense of the Realm [As Defesas do Império] (85, David Drury); Mr. Love [Um Inesperado Amante] (85, Roy Battersby); e The Mission [A Missão] (86, Joffé).

Somente alguns poucos destes filmes me parecem indispensáveis - Os Duelistas e Momento Inesquecível, digamos. Mas produzir de forma bem sucedida na Inglaterra é algo bastante difícil, e Puttnam ganhou grandes prêmios, foi bem sucedido o suficiente nas bilheterias, e encorajou alguns talentos de valor. Ainda assim, seus pontos fortes eram ingleses, e Puttnam alegremente desaprovava de muitas coisas americanas.

No entanto, em 1986 a Coca-Cola chamou-o para ser o chefe de produção da Columbia. Puttnam manipulou a si mesmo como alguém independente. Anunciou orçamentos pequenos, salários pequenos, filmes mais ousados e muitas oportunidades para diretores europeus. Planejava ficar por muito tempo? Ou preferia um desafio e ser jogador? Era demasiado trabalhador, ou demasiado americano, para aplicar suas diversas ideias que valiam a pena lentamente, com ardis, duplicidade e todos os outros métodos americanos? Permaneceu por menos de dois anos, e é passível de questionamento se sua retórica e suas provocações tenham lhe prejudicado mais que ajudado. É improvável que outra pessoa tenha a mesma oportunidade. 

Puttnam foi pago, e regiamente. Voltou à Grã-Bretanha e ensinou por um tempo. Então gradualmente ele deslizou de volta para a produção e fez Memphis Belle [Memphis Belle - A Fortaleza Voadora] (90, Michael Caton-Jones); Being Human [Segredos da Vida] (94, Bill Forsyth); War of the Buttons [A Guerra dos Botões] (94, John Hopkins); My Life So Far [Tempo de Inocência] (99, Hudson).

Em anos recentes tornou-se chanceler da Universidade de Sunderland e da Open University.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Life. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2135-36.

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