O Dicionário Biográfico de Cinema#292: Ben Stiller
Ben (Benjamin Edward) Stiller, n. Nova York, 1965
1989: Elvis Stories. 1990: The Ben Stiller Show (TV). 1994: Realite Bites [Caindo na Real]. 1996: The Cable Guy [O Pentelho]. 1999: Heat Vision and Jack (TV) (c). 2001: Zoolander. 2008: Tropic Thunder [Trovão Tropical]. 2013: The Secret Life of Walter Mitty [A Vida Secreta de Walter Mitty].
Ele faz de tudo exceto encontrar um self confortável. É um ator, roteirista, produtor e diretor, e é geralmente considerado como uma figura central do Combo da Fraternidade, apoiando, contratando, e trabalhando para um grupo de atores cômicos: ele trabalhou com Owen Wilson onze vezes até o momento. Sua obra mais pessoal na direção, provavelmente, é Zoolander (que escreveu, produziu e dirigiu) e com um elenco no qual inclui Jerry Stiller (seu pai) e Christine Taylor (sua esposa), assim como amigos - Owen Wilson e Will Ferrell. É um filme sobre um modelo nada brilhante, que se vê envolvido em uma intriga política e tramas de assassinato. Ele ainda se vê a si próprio como o mais quieto (*) no centro do caos? Uma de suas estratégias é deixar seu rosto inexpressivo, não exatamente abatido, mas desamparado. Pode ser divertido, mas algumas vezes pode parecer crônico, como o olhar de um homem no centro das coisas que vê todo mundo passando desembalado por ele. E é na linha de Keaton, talvez, mas sem a poesia de Buster ou sua magnífica resistência ao destino.
Filho de Jerry Stiller e Anne Meara, talvez haja um traço de público desamparado em sua alma (Jerry Stiller é um artista autoritário e severo). Ben foi estudante de cinema da UCLA, mas a abandonou sob o peso das ofertas. Inicialmente foi mais facilmente empregado na televisão, mas repentinamente uma lista de filmes para o cinema começou a crescer: uma ponta em Empire of the Sun [Império do Sol] (87, Steven Spielberg); Hot Pursuit [Férias Quentíssimas]; Fresh Horses [Sem Amanhã]; Next of Kin [Marcados pelo Ódio] (89, John Irvin); That's Adequate (89, Harry Hurwitz); Stella (90, John Erman); com George Carlin em Working Tra$h [A Sorte no Lixo] (90, Alan Metter); The Nutt House [Nutt: Nasceu Burro, Não Aprendeu Nada, Esqueceu a Metade] (92, Adam Rifkin). Caindo na Real foi um divisor de águas para ele, enquanto intérprete, e algo indicativo do quanto se via enquanto mestre de cerimônias marginalizado e mesmo deprimido em sua própria vida. Este estranho personagem grita por maior desenvolvimento.
Atuou como o proprietário de um campo de exercícios em Heavyweights [Pesos Pesados] (95, Steven Brill). Esteve à parte em O Pentelho. Divertido em Flirting with Disaster [Procurando Encrenca] (96, David O. Russell); Bwick, que pinta com partes de seu corpo em If Lucy Fell [Lado a Lado com o Amor] (96, Eric Schaeffer); aceitando o drama e o vício em drogas, como Jerry Stahl em Permanent Midnight [Uma Vida Alucinante] (98, David Veloz); buscando ser nojento em Your Friends & Neighbors [Seus Amigos, Seus Vizinhos] (98, Neil LaBute). Estes filmes foram mal, mas There's Something About Mary [Quem Vai Ficar com Mary?] (98, os Irmãos Farrelly) foi um grande sucesso no qual Stiller foi obcecado pela Mary de Cameron Diaz.
Zero Effect [Efeito Zero] (98, Jake Kasdan) foi uma história de mistério e em Black and White [Preto e Branco] (99, James Toback) interpretava um tira corrupto. Rapidamente estava de volta à comédia, mas nem sempre confortável: Mystery Man [Heróis Muito Loucos] (99, Kinka Usher); uma pequena parte em The Suburbans [The Suburbans - O Recomeço] (99, Donald Lardner Ward). Então tocou em ouro novamente e encontrou seu valentão certo em Robert De Niro para Meet the Parents [Entrando numa Fria] (00, Jay Roach). Foi um rabino em Keeping the Faith [Tenha Fé] (00, Edward Norton); o filho financista de The Royal Tenenbaums [Os Excêntricos Tenenbaums] (01, Wes Anderson); Duplex (03, Danny DeVito); Meet the Fockers [Entrando numa Fria Maior Ainda] (04, Roach); com Vince Vaughn em Dodgeball: A True Underdog Story [Com a Bola Toda] (04, Rawson Marshall Turber); com Jack Black em Envy [A Inveja Mata] (04, Barry Levinson); com Owen Wilson em Starsky & Hutch (04, Todd Phillips); com Jennifer Aniston em Along Came Polly [Quero Ficar com a Polly] (04, John Hamburg); fazendo uma voz em Madagascar (05, Eric Darnell e Tom McGrath), que levou a três sequencias; Night at the Museum [Uma Noite no Museu] (06, Shawn Levy), com duas sequências até aqui.
Stiller está trabalhando duro em todas estas franchises, mas The Heartbreak Kid [Antes Só do Que Mal Casado] (07, Irmãos Farrelly) foi intrigante. Seu próprio Trovão Tropical (com Jack Black e Robert Downey Jr.) foi uma turbulenta sátira sobre o cinema; e Greenberg [O Solteirão] foi hábil. Little Fockers [Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família] não o foi, e Tower Heist [Roubo nas Alturas] (11, Brett Ratner) não funcionou muito bem. Mas A Vida Secreta de Walter Mitty (13), que ele próprio dirigiu, emergiu como um mistério e um indicativo de interiores vazios.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2539-41.
N. do T: (*): trocadilho intraduzível fazendo uso dos termos still ("ainda") e stiller (o mais quieto), que é ta mbém o sobrenome do ator.

Comentários
Postar um comentário