O Dicionário Biográfico de Cinema#152: Angelina Jolie

 

Angelina Jolie (Voight), n. Los Angeles, 1975

Ninguém escrevendo sobre a chegada de Angelina Jolie às telas no final dos anos 90 foi capaz de mascarar o puro espanto com a embocadura carnal de sua boca. É como uma boca feita em braille na mais plana das telas e que puderia cegar qualquer um. Ela era a mais sexy das novidades e, no entanto, também uma notável atriz, repleta de audácia (ou seu excesso). Houve uma tentação (e isto afetou seus filmes e sua postura pública) de jogar uma sensualidade perigosa. Portanto, ela fez seu melhor trabalho (e ganhou um Oscar) como a cumpridora de pena perpétua em Girl, Interrupted [Garota, Interrompida], cujo companheirismo e instinto são a grande ameaça à sobrevivência de Winona Ryder. Jolie não deixou que o papel a transformasse em uma mulher diabólica, mas chegou perto. De forma semelhante, na imprensa, não resistiu ao fascínio de se transformar em uma tatuagem exótica numa parte privada de seu então marido, Billy Bob Thornton. Mas se eles se unem à noite, por que não admiti-lo?

É também filha de Jon Voight e da atriz Marcheline Bertrand e, portanto, uma espectadora do divórcio deles, quando ainda criança. Por anos, esteve afastada de seu pai, mas supostamente a ferida cicatrizou. Estudou com Lee Strasberg e efetuou sua verdadeira estreia, brevemente, em Lookin' to Get Out (82, Hal Ashby), no qual Voight foi estrela, co-roteirista e co-produtor. Sua carreira começou propriamente com Cyborg 2 (92, Michael Schroeder); Hackers [Hackers: Piratas de Computador] (95, Iain Softley); Without Evidence [Justiça Sob Suspeita] (95, Gil Dennis); Mojave Moon [Mojave: Sob o Luar do Deserto] (96, Kevin Dowling); Foxfire [Rebeldes] (96, Anette Haywood-Carter); uma indicação para o Emmy como a segunda esposa, em George Wallace (97, John Frankenheimer); Playing God [Brincando com a Morte] (97, Andy Wilson); e outra indicação para o Emmy por Gia (98, Michael Cristofer).

Encontrou Thornton enquanto atuava em Pushing Tin [Alto Controle] (97, Mike Newell); Playing by Heart [Corações Apaixonados] (98, Willard Carroll); Hell's Kitchen [Cozinha do Inferno] (98, Tony Cinciripini); deu um grande passo como a policial que age para Denzel Washington em The Bone Collector [O Colecionador de Ossos] (99, Phillip Noyce); apenas vagando por aí em Gone in 60 Seconds [60 Segundos] (00, Dominic Sena; um grande sucesso para rapazes com tesão em Lara Croft: Tomb Raider (01, Simon West); com Antonio Banderas em Original Sin [Pecado Original] (01, Cristofer), baseado em Cornell Wolrich; Life or Something Like It [Uma Vida em Sete Dias] (02, Stephen Herek); Beyond Borders [Amor sem Fronteiras] (03, Martin Campbell); Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life [Lara Croft: Tomb Raider - A Origem da Vida] (03, Jan de Bont); Taking Lives [Roubando Vidas] (04, D.J. Caruso); Sky Captain and the World of Tomorrow [Capitão Sky e o Mundo de Amanhã] (04, Kery Conran); como Olímpias em Alexander (04, Oliver Stone).

Foi em Mr. and Mrs. Smith [Sr. & Sra. Smith] (05, Doug Liman), que Angelina esbarrou em Brad Pitt. O filme fez uma grande soma de dinheiro, mas muito mais sob a forma de público nonsense. O amor desceu sobre o casal a ser seguido pelo rótulo "Brangelina", tatuagens, crianças adotadas, oportunidades de fotos pré-rafaelitas e uma renovada vida de tablóide, que ainda não se abateu e que espera por algo como Angelina indo a um tatuador vodu, Tiger Woods ou Jennifer Aniston.

Parece destituído de humor recontar seu progresso enquanto atriz: fez piscinas de olhos doloridos em The Good Shepherd [O Bom Pastor] (06, Robert De Niro]; ela é séria e valente como Mariane Pearl em A Mighty Heart [O Preço da Coragem] (07, Michael Winterbottom) - que Brad ajudou a produzir; foi a mãe de Grendel em Beowulf [A Lenda de Beowulf] (07, Zemeckis); uma voz em Kong Fu Panda (08, John Stevenson e Mark Osborne); Wanted [O Procurado] (08, Timur Bekmambetov); tão ruim quanto qualquer um teria sido em Changeling [A Troca] (08, Clint Eastwood) e Salt (10, Phillip Noyce); teve o que se poderia chamar uma troca combinada com Johnny Depp em The Tourist [O Turista] (10, Florian Henckel von Donnersmarck), o tipo de filme que dá a qualquer um uma má reputação. Fez vozes, fotos de operação, foi vista com suas crianças e seu Brad; e tem feito cirurgias. Está se preparando para os quarenta? Está em The Maleficent [Malévola] (14, Robert Stromberg) - há não ser que o título mude - e começou a subir ao nível dos prêmios humanitários.

Texto: Thomson, Donald. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1357-59.

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