O Dicionário Biográfico de Cinema#240: Rip Torn

 


Rip (Elmer Rual)Torn, n. Temple, Texas, 1931*

Aqueles os quais haviam se deliciado com as performances de Rip Thorn em The Larry Sanders Show podiam ser facilmente perdoados por terem esquecido, ou não saberem, que Rip Thorn foi uma vez tocado pelo pelo perigo e violência. Enquanto ator, foi famoso por seguir seu próprio caminho, e por trazer uma verdade sombria às telas. Não se voltou contra o seu diretor e colega ator, Norman Mailer, na câmera, durante a realização de Maidstone (71)? Hoje, Thorn é uma figura divertida, um jogador exagerado ou um vilão de casca grossa. Mas quando mais jovem podia ser alarmante, grosseiro e cheio de vida. Não seria surpresa se Torn se ressentisse do quanto sua paixão foi domesticada. Mas, é claro, este nome estava sempre beirando a auto-paródia. Tinha como carreira na pecuária, mas pegou carona para Hollywood e se desviou pelas ofertas: um pequeno papel em Baby Doll [Boneca de Carne]; Time Limit [Para que os Outros Possam Viver] (57, Karl Malden); A Face in the Crowd [Um Rosto na Multidão] (57, Kazan); Pork Chopp Hill [Os Bravos Morrem de Pé] (59, Lewis Milestone); Judas em King of Kings [Rei dos Reis] (61, Nicholas Ray); muito desagradável em Sweet Bird of Youth [O Doce Pássaro da Juventude] (62, Richard Brooks), com Geraldine Page, sua esposa de 1963 até a morte dela; Critic's Choice [Tormentas do Matrimônio] (63, Don Weis); um precoce sulista arrastado em The Cincinnati Kid [A Mesa do Diabo] (65, Norman Jewinson); One Spy Too Many [Está Sobrando um Espião] (66, Joseph Sargent); You're a Big Boy Now [Agora Vocé é um Homem] (66, Francis Coppola); Beach Red [Desembarque Sangrento] (67, Cornell Wilde); Sol Madrid [Os Corruptores] (68, Brian G. Hutton); Coming Apart (69, Milton Moses Ginsberg); como Henry Miller em Tropic of Cancer [Trópico de Câncer] (70, Joseph Strick); Slaughter [Slaughter - O Homem Impiedoso] (72, Jack Starrett); como cantor country em Payday [O Último Acerto] (73, Darryl Duke); Crazy Joe (74, Carlo Lizzani); The Man Who Fell to Earth [O Homem Que Caiu na Terra] (76, Nicolas Roeg); Birch Interval (77, Delbert Mann); Nasty Habits (77, Michael Lindsay-Hogg); The Private Files of J. Edgar Hoover [F.B.I Arquivo Secreto] (77, Larry Cohen); Coma (78, Michael Crichton); The Seduction of Joe Tynan [A Vida Íntima de um Político] (79, Jerry Schatzberg); One-Trick Pony [Lutando com o Passado] (80, Robert M. Young); The First Family [Primeira Família] (80, Buck Henry); incomumente comedido em Heartland (80, Richard Pearce); Jinxed! [Jogando com a Vida] (82, Don Siegel); The Beastmaster [O Príncipe Guerreiro] (89, Don Cascarelli); um psicopata em A Stranger is Watching [Alguém Espia nas Trevas] (82, Sean Cunningham); Cross Creek [Retratos de uma Realidade] (83, Martin Ritt); City Heat [Cidade Ardente] (84, Richard Benjamin); Songwriter (84, Alan Rudolph); Misunderstood [Meu Filho, Meu Filho] (84, Jerry Schatzberg); Summer Rental [Aluga-se para o Verão] (85, Carl Reiner); Nadine [Nadine - Um Amor à Prova de Bala] (87, Robert Benton); Extreme Prejudice (87, Walter Hill); The Hit List [O Próximo Alvo] (89, William Lustig).

Em 1988, por razões não evidentes, ele dirigiu o desastroso The Telephone, que sua estrela, Whoopi Goldberg, tentou banir. Atuou novamente em Cold Feet [O Azarão] (87, Robert Dernhelm); como Walt Whitman em Beautiful Dreamers [Loucos Sonhos] (90, John Kent Harrison); o advogado de defesa em Defending Your Life [Um Visto para o Céu] (91, Albert Brooks); não creditado em Hard Promises [Minha Mulher vai Casar] (92, Martin Davidson); RoboCop 3 (93, Fred Dekker); Canadian Bacon [Operação Canadá]; How to Make an American Quilt [Colcha de Retalhos] (95, Jocelyn Moorhouse); Down Periscope [Por Água Abaixo] (96, David S. Ward); Trial and Error [Advogado por Engano] (97, Jonathan Lynn); Men in Black [Homens de Preto] (97, Barry Sonnenfeld); Senseless [Sem Sentido](98, Penelope Spheeris; The Insider [O Informante] (99, Michael Mann).

Aliás, o ator se deteriorou, e os trabalhos se tornaram mais escassos: Wonder Boys [Garotos Incríveis] (00, Curtis Hanson); Men in Black II [MIB: Homens de Preto II] (02, Sonnenfeld); Love Object [Olhos da Morte] (03, Robert Parigi); Eulogy [Um Funeral Muito Louco] (04, Michael Clancy); no seu melhor em Forty Shades of Blue [40 Tons de Azul] (05, Ira Sachs); Yours, Mine and Ours [Os Seus, os Meus e os Nossos] (05, Raja Gosnell); Luis XV em Marie Antoniette [Maria Antonieta] (06, Sofia Coppola); Zoom [Zoom - Academia de Super-Heróis (06, Peter Hewitt); Turn the River (07, Chris Eigeman); August [Reação Colateral] (08, Austin Chick); Lucky Days (08, Angelica Page e Tony Torn, seu filho com Geraldine Page); The Golden Boys (08, Daniel Adams); pai de Parker Posey e Demi Moore em Happy Tears [Lágrimas de Felicidade] (09, Mitchell Lichtenstein); American Cowslip (09, Mark David); The Afterlight (09, Alexei Kaleina e Craig MacNeill); Rei Looney em The Legend of Awesomest Maximus (11, Jeff Kanew); 3 Weeks to Daytona (11, Bret Stern); não creditado em Men in Black 3 [MIB: Homens de Preto III].

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictonary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2651-53.

(*) N. do E.: Falecido em 2019

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