O Dicionário Biográfico de Cinema#30: Whoopi Goldberg
Whoopi Goldberg (Carin Johnson) n. Nova York, 1949
Whoopi Goldberg é uma americana famosa. Ela tem tido carreira como comediante, atriz e apresentadora de programas de entrevistas. Aparenta ser emancipada, sincera, uma cidadã. Porém quando ganhou o Oscar como coadjuvante por Ghost [Ghost: Do Outro Lado da Vida] (90, Jerry Zucker) - um grande sucesso que precisou de sua vitalidade e força - lembrei-me de Hattie McDaniel. A Srta. McDaniel interpretou Mammy em Gone with the Wind [...E O Vento Levou], e na noite de 29 de fevereiro de 1940, foi a primeira negra a ganhar um Oscar. Quando ...E O Vento Levou estreou em Atlanta, dez semanas antes, as sensibilidades do estado da Geórgia retiraram sua fotografia do souvenir do filme. A atriz foi alertada a não comparecer a première. David Selznick protestou sobre a exclusão, mas a cumpriu. E em 29 de fevereiro, no Coconut Grove, Hattie McDaniel não se encontrava na mesa de ...E O Vento Levou. Ela e seu marido estavam isolados em um canto no que parecia ser a única mesa para dois. A atriz teve que efetuar uma longa caminhada para pegar seu Oscar.
Isso foi então. Whoopi Goldberg não pôde ser contida, posta de lado. De fato, não existe muitas mulheres negras nesse livro. Whitney Houston dificilmente o faria no esforço de Bodyguard [O Guarda-Costas], onde também cantava. Mas há igualmente algo a ser dito sobre esse filme piegas; ela interpreta uma personagem ao menos tão crível quanto Kevin Costner; envolve-se plenamente com o enredo enquanto uma atriz principal madura, pelo qual, torna-se disponível para nossas fantasias; e o filme nunca toma notícia dela ser negra. Essa pode ter sido a primeira vez que uma mulher negra atraente interpretou um papel romântico que poderia facilmente ter ido a uma branca.
Estou esquecendo alguém? Tenho que aceitar a noção que Jeanne Crain é de cor em Pinky [O Que a Carne Herda]? Devemos ignorar o boato e até a dica visual que Kay Francis e Merle Oberon possuía sangue "miscigenado"?
Tudo isso é uma forma de dizer que Whoopi Goldberg pode ter ido tão longe porque não se encontra patentemente disponível para romance em um filme. Ela é um clown, e uma atriz coadjuvante. Mas existem algumas trabalhando hoje - Alfre Woodard ou Angela Bassett - que poderiam participar de audições para papéis de "brancos" tão facilmente quanto Olivier ou Welles interpretaram Othello. Algum dia, dentro em breve, tais "indignações" devem ocorrer. Os filmes estão tão famintos por coisas nunca vistas antes, e os Estados Unidos não prevenirão o destino lógico de casos de amor interraciais.
Enquanto isso, Whoopi Goldberg fez os seguintes: The Color Purple [A Cor Púrpura] (85, Steven Spielberg); Jumpin' Jack Flash [Salve-me Quem Puder] (86, Penny Marshall); Burglar [A Ladra] (87, Hugh Wilson); Fatal Beauty [Beleza Fatal] (87, Tom Holland); Clara's Heart [O Coração de Clara] (88, Robert Mulligan); The Telephone [O Telefone] (88, Rip Torn); Homer & Eddie [Homer e Eddie] (90, Andrei Konchalovski); The Long Walk Home [Uma História Americana] (90, Richard Pearce); Soapdish [Segredos de uma Novela] (91, Michael Hoffman); Sarafina! [Sarafina! O Som da Liberdade] (92, Darrell James Roodt); The Player [O Jogador] (92, Robert Altman); Sister Act [Mudança de Hábito] (92, Emile Ardolino); Made in America [Feita por Encomenda] (93, Richard Benjamin); e Sister Act II [Mudança de Hábito 2: Mais Confusões no Convento] (93, Bill Duke). Diversos desses filmes são tão ruins, que é incerto que uma atriz branca sobreviveria a eles.
Em 1994 Whoopi apresentou os Oscars - apreensiva: foi frequentemente divertida, mas não conseguiu dominar aquela multidão tão antiquada. Então ela os desafiou ainda mais (o que alguns acharam mais saudável que Mudança de Hábito).
Whoopi apresentou os Oscars novamente em 1996, 1999 e 2002 - porém, mais recentemente, ela parece ter se estabelecido nas praças hollywoodianas. Fez de tudo, com muitos trabalhos vocais e poucos bons filmes: a voz de Shenzi em The Lion King [O Rei Leão] (94, Roger Alters e Rob Minkoff); Star Trek: Generations [Jornada nas Estrelas: Generations] (94, David Carson); uma voz em Pagemaster [Pagemaster, o Mestre da Fantasia] (94, Maurice Hunt); The Little Rascals [Os Batutinhas] (94, Penelope Spheeris); Corrina, Corrina [Corina, uma Babá Perfeita] (94, Jessie Nelson); Boys on the Side [Somente Elas] (95, Herbert Ross); Moonlight and Valentino [O Jogo da Verdade] (95, David Anspaugh); Theodore Rex [Meu Parceiro é um Dinossauro (95, Jonathan R. Betuel); The Sunshine Boys [Feitos Um para o Outro] (95, John Erman); Eddie (96, Steve Rash); Bogus [Bogus, Meu Amigo Secreto] (96, Norman Jewinson); The Associate [O Sócio] (96, Donald Petrie); Myrlie Evers em Ghosts of Mississippi [Fantasmas do Passado] (96, Rob Reiner); In the Gloaming [Armadilha Selvagem] (97, Cristopher Reeve); Cinderella [A Cinderela] (97, Robert Iscove); How Stella Got Her Groove Back [A Nova Paxão de Stella] (98, Kevin Rodney Sullivan); A Knight in Camelot [Uma Cavaleira em Camelot] (98, Roger Young); Alegría [Alegria] (98, Franco Dragone), o gato Cheshire em Alice in Wonderland [Alice no País das Maravilhas] (99, Nick Willing); The Deep End of the Ocean [Nas Profundezas do Mar sem Fim] (99, Ulu Grosbard); Girl, Interrupted [Garota, Interrompida] (99, James Mangold); Monkeybone [Monkeybone, no Limite da Imaginação] (01, Henry Selick); Rat Race [Tá Todo Mundo Louco! Uma Corrida por Milhõe$] (01, Jerry Zucker), Call Me Claus [Pode Me Chamar de Noel] (01, Peter Werner).
Ela foi a voz da Senhorita Clavell em Madeline: My Fair Madeline (02, Scott Heming); uma voz em Blizzard (03, LeVar Burton); Good Fences (03, Ernest R. Dickerson); Bitter Jester (03, Maija di Giorgio); e sua própria série de TV, Whoopi. Seu trabalho em filmes agora consiste em emprestar sua voz, participações e filmes que podem não estrear.
Texto: Thomson, David. A Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 3892-3900.
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