O Dicionário BIográfico de Cinema#242: Emily Blunt




Emily Blunt, n. Londres, 1983

Ganhou um Globo de Ouro como coadjuvante em Gideon's Daugther [A Filha de Gideon] (06, Stephen Poliakoff) e foi capaz de roubar as atenções o suficiente de The Devil Wears Prada [O Diabo Veste Prada] (06, David Frankel) a instigar Meryl Streep a descrevê-la como a melhor atriz jovem que já havia visto - não a homenagem mais gentil a Anne Hathaway, que supostamente possui o papel mais rico na dissecação do mundo da moda. Mas no geral sabemos o que Ms. Streep quis dizer e Emily Blunt ainda não havia proporcionado uma atuação ruim ou falhado em aproveitar as oportunidades limitadas. O fato é que as câmeras cinematográficas tendem a se concentrar em pessoas como Anne Hathaway e a inteligência ácida de Ms. Blunt requer mais engenhosidade e nitidez do que são prováveis em The Young Victoria [A Jovem Rainha Vitória] (09, Jean-Marc Vallé). Uma Hathaway pode parecer apelativamente indefesa; mas uma Blunt nasceu sem esse gene recessivo. Fazia muito tempo que uma atriz não fazia uma carreira por conta própria, por ser inteligente e divertida, e tão gozadora de material de segunda linha.

Na TV, Emily Blunt foi Catherine Howard para Henry VIII (03, Pete Travis), uma situação onde você deseja escutar suas observações pungentes e modernas. Deu um grande passo rumo a My Summer of Love [Meu Amor de Verão] (04, Pawel Pawlikowski) e esteve muito bem no filme de horror convencional Wind Chill [Estrada Maldita] (07, Gregory Jacobs). Mas parecia contente em se aposar de papéis modestos - como em Prada e Charles Wilson's War [Jogos do Poder] (07, Mike Nichols), e com sua imagem espelhada mais doce, Amy Adams, em Sunshine Cleaning [Trabalho Sujo] (08, Christine Jeffs). Fez um bom trabalho em The Jane Austen Book Club [O Clube de Leitura de Jane Austen] (07, Robin Swicord) e foi digna de ser vista em coisas menores tais como Irresistible [Identidade Roubada] (06, Ann Turner) e Dan in Real Life [Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada] (07, Peter Hedges). Porém, ela precisava de um veículo motorizado, enquanto A Jovem Rainha Vitória era uma carruagem sem cavalos e The Wolfman [O Lobisomem] (10, Joe Johston) foi estúpido. Foi a princesa em Gulliver's Travels [As Viagens de Gulliver] (10, Rob Letterman); excelente, com Matt Damon, em The Adjustment Bureau [Os Agentes do Destino] (11, George Nolfi); bastante engraçada em Salmon Fishing in the Yemen [Amor Impossível] (11, Lasse Halström); fazendo mágica com Rosemary DeWitt em Your Sister's Sister [A Irmã da Sua Irmã] (12, Lynn Shelton); Looper [Looper: Assassinos do Futuro] (12, Rian Johnson); Arthur Newman [Meus Dias Incríveis] (12, Dante Ariola). Ela é demasiado boa para a maior parte destes filmes leves. Mas se permanece com eles, ela própria pode terminar leve. 

Fez a voz para Kaze Tachinu [Vidas ao Vento] (13, Hayao Miyzaki) e será a mulher de Baker em Into the Woods [Caminhos da Floresta] (14, Rob Marshall).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 270-1.

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