O Dicionário Biográfico de Cinema#43: Karl Malden

Karl Malden - Person of the Year 2009 - TIME

Karl Malden (Karl Malden Sekulovich) (1912-2009), n. Chicago.

De descendência sérvia, e um estabelecido ator de caracterizações da Broadway - em Golden Boy, Key Largo, Truckline Cafe, All My Sons, e Mitch em A Streetcar Named Desire [Um Bonde Chamado Desejo] - Malden realizou sua estreia no cinema em They Knew What They Wanted [Não Cobiçarás a Mulher Alheia] (40, Garson Kanin). Suas aspirações no cinema permaneceram isoladas, em Winged Victory [Encontro nos Céus] (44), de Cukor; Boomerang  [O Justiceiro] (47), de Kazan; 13 Rue Madeleine [Rua Madeleine 13] (47), e Kiss of Death [O Beijo da Morte] (47), ambos de Hathaway; The Gunfighter [O Matador], de Henry King; Where the Sidewalker Ends [Passos na Noite] (50), de Preminger; e Halls of Montezuma [Até o Último Homem] (51), de Milestone, até em 51 ganhar o Oscar de ator coadjuvante, repetindo o papel que havia interpretado no teatro em Uma Rua Chamada Pecado, de Kazan. 

Tornou-se crescentemente indispensável como um coadjuvante bem humorado e feio: Decision Before Dawn [Decisão Antes do Amanhecer] (51, Anatole Litvak); Diplomatic Courier [Missão Perigosa em Trieste] (52, Henry Hathaway); o policial em I Confess [A Tortura do Silêncio] (52, Alfred Hitchcock); o gentil FNC (*) em Take the High Ground [Dá-me Tua Mão] (53), de Richard Brooks; o padre em On the Waterfront [Sindicato de Ladrões] (54, Kazan). Mas já em Ruby Gentry [Fúria do Desejo] (52), de Vidor, teve o papel principal, e em 1956 Kazan elencou-o em seu melhor papel no cinema, Archie Lee Meighan em Baby Doll [Boneca de Carne], um corno cujos chifres cresceram como espinhas. Também foi excelente como o pai dominador em Fear Strikes Out [Vencendo o Medo] (57), no mesmo ano dirigindo seu único filme , Time Limit [Para que os Outros Possam Viver], com Richard Widmark, um filme tenso e razoável. Também está em Phantom of the Rue Morgue [O Fantasma da Rua Morgue] (54, Roy del Ruth); No Sleep Till Dawn [Espera Angustiosa] (57, Gordon Douglas); The Great Imposter [O Grande Impostor] (60, Robert Mulligan; Perrish [No Vale das Grandes Batalhas]; Birdman of Alcatraz [O Homem de Alcatraz] (62, John Frankenheimer] e All Fall Down [O Anjo Violento] (62, Frankenheimer).

Aos poucos, encontrou-se elencado como vilão - em The Hanging Trees [A Árvore dos Enforcados] (59); um pouco perplexo com One-Eyed Jacks [A Face Oculta]; e ultrajante em Cheyenne's Autumn [Crepúsculo de uma Raça] (64), de Ford. Seus papéis se tornaram ou demasiado familiares ou irremediavelmente exagerados, como se seu cuidado com o realismo não fosse mais útil: daí o mercador em The Cincinnati Kid [A Mesa do Diabo] (65, Norman Jewinson); Murder's Row [Matt Helm Contra o Mundo do Crime] (66, Henry Levin); Nevada Smith (66, Hathaway); Hotel [Hotel de Luxo] (67, Richard Quine); Billion Dollar Brain [O Cérebro de um Bilhão de Dólares] (67, Ken Russell); Blue [Filhos em Luta] (68, Silvio Narizzano); e Wild Rovers [Os Dois Indomáveis] (71, Blake Edwards). Duas interpretações se destacam disso tudo: como o agente/cafetão de Gypsy [Em Busca de um Sonho] (62, Mervin Leroy), absorvendo prescientemente tudo de Rosalind Russell e como Osmar Bradley em Patton (69, Franklin Schaffner), outra vez vampirizando a energia de outro. 

Distintamente, o Malden dos anos 70 foi dominado pelo sucesso de sua série de TV, The Streets of San Francisco (1972-77), no qual seu detetive viúvo cuidava  do personagem vivido por Michael Douglas

Nos anos 80, antes que Malden retornasse ao cinema, frequentemente fez televisão. muito bom como metalúrgico em Skag (80, Frank Perry); Meteor [Meteoro] (80, Ronald Neame); como homem da imprensa em Word of Honer [Palavra de Honra] (81, Mel Damski); Miracle on Ice (81, Steven Hilliard Stern); para Iugoslávia  por Twilight Time [Canção de Primavera] (82, Goran Paskaljevic); The Sting II [Golpe de Mestre II] (83, Jeremy Paul Kagan); With Intent to Kill (84, Mike Robe);  como o pai em Fatal Vision [Visão Fatal] (84, David Greene); Billy Galvin (86, John Gray); Nuts [Querem me Enlouquecer] (87, Martin Ritt); My Father, My Son [Meu Pai, Meu Filho] (88, Jeff Bleckner); como Klinghoffer em The Hijacking of the Achille Lauro (89, Robert Collins); Call Me Anna (90, Gilbert Cates) e Absolute Strangers  (91, Cates), um estudo sobre o debate do aborto. Trabalhando com Cates, Malden foi estendendo a parceria, já que Cates frequentemente dirigiu o show para a televisão dos Oscars - e Malden foi presidente da Academia (1988-93). 

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictoinary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 6198-6204. 



n. do T: Livre tradução de NCO, non commissioned officer, um membro das forças armadas cuja posição de autoridade advém dos rankings dos recrutas. 

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