O Dicionário Biográfico de Cinema#239: Jonathan Pryce
Jonathan Pryce, n. Holywell, Gales, 1947
Tendo ultrapassado os sessenta agora, Jonathan Pryce surpreende muitos observadores como melhor ator do que havia tido chance de demonstrar. Ele é familiar, embora versátil, preparado para papéis modestos em filmes promissores. Por outro lado, parece ser mais conhecido por uma série de comerciais bastante estilizados para a Lexus, que jogou fora sua autoridade sóbria. Não muito depois disso, ele se comportou com a mesma habilidade de um vilão de James Bond - uma evidência a mais de sua dimensão e quão frequentemente é disperdiçado. Enquanto seu soberbo Lytton Strachey no pouco visto Carrington (95, Christopher Hampton) é inconfundivelmente a obra de um grande ator.
Após estudar na RADA, começou a trabalhar no teatro, notavelmente em Comedians, de Trevor Griffith. Ele nunca desistiu dos palcos, e recebeu uma atenção incomum para seu cafetão eurasiano em Miss Saigon e da forma que sua presença solicitou oposição do sindicato quando o espetáculo se transferiu de Londres para Nova York.
Começou nas telas em Voyage of the Damned [A Viagem dos Condenados] (76, Stuart Rosenberg; tocando saxofone em Breaking Glass (80, Brian Gibson); Loophole [Golpe Perigoso] (80, John Quested); Something Wicked This Way Comes [No Templo das Tentações] (83, Jack Clayton); o principal em The Ploughman's Lunch (83, Richard Eyre); o funcionário central em Brazil (85, Terry Gilliam); The Doctor and the Devils [O Médico e os Monstros] (85, Freddie Francis); Haunted Honeymoon [Lua de Mel Assombrada] (86, Gene Wilder); Jumpin' Jack Flash [Salve-me Quem Puder] (86, Penny Marshall); no bastante estranho Man in Fire [Um Homem em Fogo] (87, Elie Chouraqui); Consuming Passions [Doces Assassinatos] (88, Giles Foster); The Adventures of Baron Munchausen [As Aventuras do Barão Munchausen] (89, Gilliam); The Rachel Papers [Namoros Eletrônicos] (89, Damian Harris), de um romance de Martin Ames; como o cliente em Glengarry Glen Ross [O Sucesso a Qualquer Preço] (92, James Foley); The Age of Innocence [A Época da Inocência] (93, Martin Scorsese); Shades of Fear [Grandes Momentos] (93, Beeban Kidron); Juan Péron em Evita (96, Alan Parker); Behind the Lines (97, Gillies MacKinnon); Tomorrow Never Dies [007 - O Amanhã Nunca Morre] (97, Roger Spottiswoode); Ronin (98, John Frankerheimer); Stigmata (99, Rupert Wainwright); The Testemony of Taliensin Jones [Pequenos Milagres] (00, Martin Duff); The Suicide Club [A Carta da Morte] (00, Rachel Samuels); Il Gioco (01, Claudia Florio); Very Annie Mary [Nunca é Tarde para Cantar] (01, Sara Sugarman); Mahler em Bride of the Wind (01, Bruce Beresford); o Rei Leopoldo em Victoria & Albert (01, John Erman); The Affair of the Necklace [O Enigma do Colar] (01, Charles Shyer).
Esteve em Confessions of an Ugly Stepsister (*) (02, Gavin Millar); Unconditional Love [Amor a Toda Prova] (02, P.J. Hogan); What a Girl Wants [Tudo Que Uma Garota Quer] (03, Dennie Gordon); Pirates of the Carribean: The Curse of the Black Pearl [Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra] (03, Gore Verbinski); De-Lovely [De-Lovely - Vida e Amores de Cole Porter] (04, Irwin Winkler); The Brothers Grimm [Os Irmãos Grimm] (04, Gilliam); Rei James em The New World [O Novo Mundo] (05, Terrence Malick); como governador em dois filmes da série Piratas do Caribe (Gore Verbinski, 06-07); como Sherlock Holmes em Baker Street Irregulars (**) (07, John Kemp); fazendo David Hare em My Zinc Bed (08, Anthony Page); Bedtime Stories [Um Faz de Conta Que Acontece] (09, Adam Shankman); G.I. Joe: The Rise of Cobra [G.I. Joe: A Origem de Cobra] (09, Stephen Sommers).
Pryce merecia algo melhor que um papel em Cranford (09); o médico veterano em Hysteria [Histeria] (11, Tania Wexler); foi a Islândia para um papel em City State (11, Olaf de Fleur Johannesson); Dark Blood (12, George Sluizer), um filme iniciado anos antes; G.I. Joe: Retaliation [G.I. Joe: Retaliação] (13, Jon M. Chu); The Ghost and the Whale (14, Anthony e James Gaudios); List Up Philip [Cala a Boca Philip] (14, Alex Ross Perry); Dough [O Segredo da Massa] (14, John Goldschmidt).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2127-28.
N. do E: (*) não consegui identificar esta produção no IMDB.
(**) no IMDB, Sherlock Holmes and the Baker Street Irregulars.
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