Filme do Dia: White Fawn's Devotion: A Play Acted by a Tribe of Red Indians in America (1910), James Young Deer
White Fawn’s
Devotion: A Play Acted by a Tribe of Red Indians in America (EUA, 1910).
Direção e Rot. Original: James Young Deer. Com: Red Wing.
Pioneiro que vive com uma índia, White
Fawn (Wing) e sua criança recebe a notícia que uma herança espera por ele na
Inglaterra. Quando anuncia para a mulher sua partida e a quer levar consigo, ou
ao menos sua criança, é terminantemente proibido pela mesma. Atormentada com a
ideia da perda do marido, White Fawn esfaqueia a si própria. A filha, que havia
sido mandada buscar água, para que o pioneiro tivesse tempo de conversar com a
mulher, testemunha a trágica cena e fica crente que o pai matou a mãe. Ela corre
e conta aos da tribo o fato. Índios saem em busca do pioneiro que após uma
longa perseguição é capturado por um dos índios. Ao retornar, a tribo pressiona
para que a criança sacrifique o próprio pai cortando uma corda que o prende a uma
pedra. Enquanto essa se nega a fazê-lo chega White Fawn, que não havia morrido
do golpe e salva o marido.
Mesmo que uma cartela praticamente
seja a senha para que se suspeite fortemente de que a índia, vivida como
aparentemente também os indígenas retratados por verdadeiros indígenas como faz
menção o subtítulo, Red Wing, que faria dezenas de filmes, não se encontra
morta, o desenrolar do drama pode até fazer com que se negligencia tal
importante afirmação. A presença de verdadeiros indígenas no elenco não impede
que os mesmos gesticulem com uma proximidade maior do teatro melodramático da
época (e por extensão, o cinema) e que vistam roupas da cor da pele para
sugerirem que se encontram semi-despidos. O que chama mais atenção de tudo é o
modo relativamente tranquilo como essa união e seu fruto miscigenado é
retratado com uma naturalidade que faria corar alguns dos maiores westerns do
cinema clássico norte-americano tais como Rastros de Ódio. Aliás, havia no período
todo um ciclo de filmes de exaltação da nobreza indígena que infelizmente, em
sua maior parte, não sobreviveu, subgênero ao qual o próprio Griffith deu sua
contribuição (com The Red Man’s View).
A própria Red Wing era fruto de uma relação entre uma canadente e uma indígena
e, à época, casada com o realizador, também de ascendência indígena. E o seu diretor considerado como o primeiro
realizador de ascendência indígena no país. Trata-se do primeiro filme
produzido pela companhia francesa nos Estados Unidos. National Film Registry em
2008. Pathé Frères. 10 minutos e 56 segundos.
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