Filme do Dia: White Fawn's Devotion: A Play Acted by a Tribe of Red Indians in America (1910), James Young Deer

 



White Fawn’s Devotion: A Play Acted by a Tribe of Red Indians in America (EUA, 1910). Direção e Rot. Original: James Young Deer. Com: Red Wing.

Pioneiro que vive com uma índia, White Fawn (Wing) e sua criança recebe a notícia que uma herança espera por ele na Inglaterra. Quando anuncia para a mulher sua partida e a quer levar consigo, ou ao menos sua criança, é terminantemente proibido pela mesma. Atormentada com a ideia da perda do marido, White Fawn esfaqueia a si própria. A filha, que havia sido mandada buscar água, para que o pioneiro tivesse tempo de conversar com a mulher, testemunha a trágica cena e fica crente que o pai matou a mãe. Ela corre e conta aos da tribo o fato. Índios saem em busca do pioneiro que após uma longa perseguição é capturado por um dos índios. Ao retornar, a tribo pressiona para que a criança sacrifique o próprio pai cortando uma corda que o prende a uma pedra. Enquanto essa se nega a fazê-lo chega White Fawn, que não havia morrido do golpe e salva o marido.

Mesmo que uma cartela praticamente seja a senha para que se suspeite fortemente de que a índia, vivida como aparentemente também os indígenas retratados por verdadeiros indígenas como faz menção o subtítulo, Red Wing, que faria dezenas de filmes, não se encontra morta, o desenrolar do drama pode até fazer com que se negligencia tal importante afirmação. A presença de verdadeiros indígenas no elenco não impede que os mesmos gesticulem com uma proximidade maior do teatro melodramático da época (e por extensão, o cinema) e que vistam roupas da cor da pele para sugerirem que se encontram semi-despidos. O que chama mais atenção de tudo é o modo relativamente tranquilo como essa união e seu fruto miscigenado é retratado com uma naturalidade que faria corar alguns dos maiores westerns do cinema clássico norte-americano tais como Rastros de Ódio. Aliás, havia no período todo um ciclo de filmes de exaltação da nobreza indígena que infelizmente, em sua maior parte, não sobreviveu, subgênero ao qual o próprio Griffith deu sua contribuição (com The Red Man’s View). A própria Red Wing era fruto de uma relação entre uma canadente e uma indígena e, à época, casada com o realizador, também de ascendência indígena.  E o seu diretor considerado como o primeiro realizador de ascendência indígena no país. Trata-se do primeiro filme produzido pela companhia francesa nos Estados Unidos. National Film Registry em 2008. Pathé Frères. 10 minutos e 56 segundos.

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