O Dicionário Biográfico de Cinema#243: Parker Posey

 


Parker (Christian) Posey, n. Baltimore, Maryland, 1968

O crítico da Time Richard Corliss chamou Parker Posey "Rainha dos Indies", referindo-se aqueles filmes independentes realizados com orçamento apertado. Isto foi em 1997, ano no qual Posey interpretava a irmã recem-saída de um hospital psiquiátrico em The House of Yes [A Casa do Sim] (97, Mark Waters). O orçamento do filme foi 1,5 milhão de U$, mais que o dobro do que arrecadou. Posey ganhou um prêmio de atuação por ele em Sundance, e diz a lenda que seus agentes lhe falaram para esperar por melhores papéis em filmes melhores. Tinha 29 anos então. Ela ignorou o alerta e hoje possui 46. Mais recentemente interpretou Mary Welsh Hemingway (um papel menor) em Hemingway & Gellhorn [Hemingway & Martha] (12, Philip Kaufman), e dificilmente foi percebida. Por anos foi sombria, bela, esperta, divertida, animada, sexy, atraente. Mas, como disse ao New York Times, não soube beijar o traseiro do negócio. Naturalmente sabia, mas era contra sua natureza. Um dia, talvez, outra atriz possa fazer sua fortuna em The Parker Posey Story. Se tal filme vier a ser realizado, Posey pode interpretar sua própria mãe ou a lendária modelo/atriz Suzy Parker, de onde adveio seu nome.

Saída da SONY Purchase, foi para um papel em As the World Turns (91-92), e na televisão ganhou o papel de Connie Bradshaw em Tales of the City [Crônicas de San Francisco], More Tales [Mais Crônicas de San Francisco] (98) e Further Tales [Outras Crônicas de San Francisco] (01). Foi indicada ao Globo de Ouro em The Battle of Mary Kay (02, Ed Gernon). Esteve em alguns episódios de The Boston Legal (06), The Good Wife (11), The Big C [Aquela Doença com C] (11), e Louie (12).

Mas pequenas coisas para a tela grande são o seu métier: Dazed and Confused [Jovens, Loucos e Rebeldes] (93, Richard Linklater); Coneheads [Cônicos & Cômicos] (93, Steve Barron); Mixed Nuts [Um Dia de Louco] (94, Nora Ephron); Amateur (94, Hal Hartley); Sleep with Me [Vem Dormir Comigo] (94, Rory Kelly); a principal em Party Girl [Baladas em NY] (95, Daisy Von Scherler Mayer), que estreou na Internet; Flirt [Flerte] (95, Hartley); The Doom Generation [Geração Maldita] (95, Gregg Araki); assistente de um serial killer em Frisk [Frisk - O Limite da Fantasia] (95, Todd Verow); Kicking and Screaming [Papai Bate um Bolão] (95, Noah Baumbach); SubUrbia (97, Linklater); como Mary Boone em Basquiat (96, Julian Schnabel); The Daytrippers [Um Dia em Nova York] (96, Greg Mottola).

Então ela se juntou a Christopher Guest e se tornou uma presença constante em sua companhia: Waiting for Guffman [Esperando o Sr. Guffman] (96), The Best of Show [O Melhor do Show] (00), A Might Windy [Os Grandes Músicos] (03), For Your Consideration [Por Trás das Câmeras]  (06). Enquanto isso, também esteve em Clockwatchers [Quatro Garotas...Uma Grande Confusão] (97, Jill Spretcher); Henry Fool [As Confissões de Henry Fool] (97, Hartley); como a mulher descartada em You've Got Mail [Mensagem para Você] (98, Ephron); The Venice Project (99, Robert Dornhelm); Scream 3 [Pânico 3] (03, Wes Craven); The Anniversary Part [Aniversário de Casamento] (01, Alan Cumming e Jennifer Jason Leigh); Josie and the Pussycats [Josie e as Gatinhas] (01, Harry Elfont e Deborah Kaplan); The Sweetest Thing [Tudo para Ficar com Ele] (02, Roger Kumble); Personal Velocity [O Tempo de Cada Um] (02, Rebecca Miller); The Event (03, Thom Fitzgerald); Blade: Trinity (04, David S. Goyer); Laws of Attraction [Leis da Atração] (04, Peter Howitt); Adam & Steve (05, Craig Chester); flagrada em espionagem em Fay Grim (06, Hartley); The Oh in Ohio [Em Busca do Prazer] (06, Billy Kent); como a garota de Lex Luthor em Superman Returns [Superman: O Retorno] (06, Bryan Singer);  a principal em Broken English [Uma Americana em Paris] (06, Zoe Cassavetes); The Eye [O Olho do Mal] (08, David Moreau e Xavier Palud); Spring Breakdown [Primavera Maluca] (09, Ryan Shiraki); Happy Tears [Lágrimas de Felicidade] (09, Mitchell Lichtenstein); Inside Out  (11, Arie Mandelberg), filme convencional de ação, com o pôster de um homem segurando uma arma; Price Check (12, Michael Walker); Highland Park (13, Andrew Meieran); And Now a Word from Our Sponsor (13, Zeck Bernbaum); The Architect [O Arquiteto] (14, Jonathan Parker).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2097-99.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso