O Dicionário Biográfico de Cinema#217: Sir Christopher Lee



 Sir Christopher Lee (Londres, 1922)*

Minha brochura de Horror Movies, de Carlos Clarens, tem resistido bem por mais de quarenta anos, mas a última vez que o peguei percebi que uma das minhas crianças tinha retocado com carinho a fotografia de seu frontíspicio - em Dracula [O Horror de Drácula] (58, Terence Fisher) - com um acentuado escarlate em um canino. Necessitaria de várias colunas para descrever Lee, mas talvez este adorno fale melhor. 

Lee era como um alto e mais sombrio Dennis Price, o que quer dizer que poderia ter esperado papéis de cavalheiro - românticos ou salafrários. E ele esteve dez anos no cinema, sem nenhum grande efeito, antes de alguém notar que o Conde lhe caía bem de ambos os lados, mais que qualquer outro papel. Uma vez infectado, Lee nunca mais pode se livrar do horror, e então escolheu investir o gênero com dignidade e sentimento. Se o possuísse, então era digno propriamente de atenção e interpretação sincera. Poderia se assemelhar ao nosso C. Aubrey Smith, mas haveria um toque demoníaco também, que poderia ter alarmado Smith.

No caminho para a Transilvânia (e para a Hammer), fez Corridor of Mirrors [Escravo do Passado] (48, Terence Young); um lanceiro em Hamlet (48, Laurence Olivier); One Night with You (48, Young); Penny and the Pownall Case  (48, Slim Hand); Scott of the Antartic [Epopéia Trágica] (48, Charles Frend); A Song for Tomorrow (48, Fisher); Saraband for Dead Lovers [Sarabanda] (48, Basil Dearden); My Brother's Keeper [O Celerado] (48, Alfred Roome); Trottie True [A Dama Alegre] (49, Brian Desmond Hurst); They Were Not Divided (49, Young); Prelude to Fame [Prelúdio à Fama] (50, Fergus McDonnell).

Foi um capitão espanhol em Captain Horatio Hornblower [O Falcão dos Mares] (51, Raoul Walsh); Valley of the Eagles (51, Young); Paul Temple Returns (52, Maclean Rogers); The Crimson Pirate [O Pirata Sangrento] (52, Robert Siodmak); Innocents in Paris (53, Gordon Parry); Moulin Rouge (53, John Huston); That Lady [A Favorita de Felipe II] (54, Young); The Dark Avenger [O Príncipe Negro] (55, Henry Levin); Storm over the Nile [Tormenta Sobre o Nilo] (55, Zoltan Korda); The Cockleshell Heroes [Os Sobreviventes] (55, José Ferrer); Private's Progress (55, John e Roy Boulting); Port Afrique (56, Rudolph Maté); Alias John Preston (56, David MacDonald); Beyond Mombasa [Mombasa, a Selva Negra] (56, George Marshall); Battle of the River Plate [A Batalha do Rio da Prata] (56, Michael Powell); Moby Dick (56, Huston); Ill Met by Moonlight [Perigo nas Sombras] (57, Powell); Fortune Is a Woman [A Fortuna é Mulher] (57, Sidney Gilliat); The Traitor (57, Michael McCarthy); The Truth About Women [As Sete Mulheres de Minha Vida] (57, Muriel Box); Bitter Victory [Amargo Triunfo] (57, Nicholas Ray); St. Evremonde em A Tale of Two Cities [À Beira do Cadafalso] (57, Ralph Thomas).

Mas em 1957 foi elencado como Monstro em The Curse of Frankenstein [A Maldição de Frankenstein] (Fisher). No ano seguinte foi um Drácula sexy e seu futuro estava posto. Existem muito poucos desvios permitidos em uma litania de filmes que é como um poema ao gênero do horror: The Hound of the Baskervilles [O Cão dos Baskervilles] (59, Fisher); The Man Who Could Cheat Death [O Homem que Enganou a Morte] (59, Fisher); como The Mummy [A Múmia] (59, Fisher); The Two Faces of Dr. Jekyll [O Monstro de Duas Caras] (60, Fisher); Beat Girl [Garota Existencialista] (60, Edmond T. Gréville); Horror Hotel (60, John Moxey); Too Hot to Handle [Ela Era Iressistível] (60, Young); The Hands of Orlac (61, Gréville); Taste of Fear [Grito de Pavor] (61, Seth Holt); The Terror of the Tongs [A Seita do Dragão Vermelho] (61, Anthony Bushell); The Pirates of Blood River [Piratas do Rio Sangrento] (62, John Gilling); Corridor of Blood [Corredores de Sangue] (62, Robert Day) - filmado diversos anos antes, co-estrelando Boris Karloff.

Esteve em The Longest Day [O Mais Longo dos Dias] (62, Ken Annakin e outros); e começou a fazer muitos filmes na Europa. Mas esteve de volta a Hammer para The Gorgon [A Górgona] (64, Fisher); Dr. Terror's House of Horrors [As Profecias do Terror] (65, Freddie Francis); She [A Deusa da Cidade Perdida] (65, Day); The Skull [A Maldição da Caveira] (65, Francis); The Face of Fu Manchu [A Face de Fu Manchu] (65, Don Sharp); muito bom em Rasputin: The Mad Monk [Rasputin: O Monge Louco] (66, Sharp); Circus of Fear [O Circo do Medo] (67, Moxey); Blood Fiend [Teatro dos Horrores] (67, Samuel Gallu); Dracula Has Risen from the Grave [Drácula, o Perfil do Diabo] (68, Francis); The Crimson Cult [A Maldição do Altar Escarlate] (68, Vernon Sewell), com Karloff e Barbara Steele.

Interpretou com Vincent Price em The Oblong Box [O Ataúde do Morto-Vivo] (69, Gordon Hessler); foi um Drácula convidado em The Magic Christian [Um Beatle no Paraíso] (69, Joseph McGrath); Scream and Scream Again [Grite, Grite Outra Vez] (70, Hessller) - cada título foi usado, primeiro como um verbo e depois como um substantivo; Taste the Blood of Dracula [O Sangue de Drácula] (70, Peter Sasdy); Scars of Dracula [O Conde Drácula] (70, Roy Ward Baker); como Artimedorus em Julius Caesar (70, Stuart Burge); como Mycroft em The Private Life of Sherlock Holmes [A Vida Íntima de Sherlock Holmes] (70, Billy Wilder); The House That Dripped Blood [A Casa que Pingava Sangue] (70, Peter Duffell). 

Há muito, muito mais, mas você pode inventar os próprios títulos. Quando Lee escreveu sua autobiografia, em 1977, como foi chamada? Alto, Sombrio e Macabro (**). Foi Lorde Summerlisle em The Wicker Man [O Homem de Palha] (73, Robin Hardy). Interpretou Rochefort nos dois filmes de mosqueteiros de Dick Lester. Foi o vilão de James Bond em The Man with the Golden Gun [007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro] (74, Guy Hamilton) - encare a verdade, ele poderia facilmente ter sido Bond. E foi visto recentemente em Police Academy VII - Mission to Moscow [Loucademia de Polícia 7: Missão Moscou] (94, Alan Metter); como Ramsés no Moses [Moisés] (96, Roger Young); como Tirésias em The Odissey [A Odisséia] (97, Andrei Konchalovksy); como Jinnnah (98, Jamil Dehlavi); em Sleepy Hollow [A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça] (99, Tim Burton); Gormenghast (00, Andy Wilson); fenomenal como Saroman em Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring [O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel] (01, Peter Jackson); e muito bom como Conde Dooku em Star Wars: Episode II, Attack of the Clones [Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (02, George Lucas); The Lord of the Rings: The Two Towers [O Senhor dos Anéis: As Duas Torres] (02, Jackson); Graduation Day (03, Matt A. Cade); The Lord of the Rings: The Return of the King [O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei] (03, Jackson).

Esteve em Crimson Rivers II (04, Olivier Dahan); Greyfriars Bobby [As Aventuras de Bobby] (05, John Henderson); Star Wars III: Revenge of the Sith [Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith] (05, Lucas); Charlie and the Chocolate Factory [A Fantástica Fábrica de Chocolate] (05, Burton); The Golden Compass [A Bússola de Ouro] (07, Chris Weitz); The Heavy (08, Marcus Warren); Boogie Woogie [Trair é uma Arte] (09, Duncan Ward); Glorious 39 (08, Stephen Poliakoff).

Foi sagrado cavaleiro em 2009. O mesmo ano em que foi a voz de Jabberwocky em Alice in the Wonderland [Alice no País das Maravilhas] (10, Burton); Burke and Hare [Burke e Hare] (10, John Landis); Season of the Witch [Caça às Bruxas] (11, Dominic Sena); The Resident [A Inquilina] (11, Antti Jokinen); The Wicker Tree [A Árvore de Palha] (11, Robin Hardy); Hugo [A Invenção de Hugo Cabret] (11, Martin Scorsese); o narrador de The Hunting of the Snark (12, Michael McNeff); Dark Shadows [Sombras da Noite]; e então Saruman novamente nos filmes Hobbit (12-14); Night Train to Lisbon [Trem Noturno para Lisboa] (13, Bille August). 276 filmes e contando, com a idade de 90 anos.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N.York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1542-44. 


N. do E: (*) faleceu em 2015.

N. do T: (**) tradução liberal de Tall, Dark and Gruesome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng