Filme do Dia: O Sol Branco do Deserto (1970), Vladimir Motyl

 


O Sol Branco do Deserto (Beloe Solntse Pustyni, União Soviética, 1970).  Direção: Vladimir Motyl. Rot. Original: Valentin Ezhov, Rustam Ibragimbekov & Mark Zakharov. Fotografia: Eduard Rozovski. Música: Isaak Shvarts. Dir. de arte: Valeri Kostrin & Berta Manevich. Com: Anatoliy Kuznetsov, Spartak Mishulin, Kakhi Kavsadze, Pavel Luspekayev, Raisa Kurkina, Tamara Fedotova, Nikolai Godovikov, Galina Luchai.

Quando já se encontra disposto a retornar para casa, após combater na guerra civil que assolou o território soviético, um soldado do Exército Vermelho, Sukhov (Kuznetsov) é escolhido para ser o guardião de um grupo de mulheres que fazem parte do líder guerrilheiro Abdullah (Kavsadze). Junta-se a ele seu fiel escudeiro, Said (Mishulin), que salvara da morte ao desenterra-lo das areias do deserto e também o jovem e inexperiente soldado Petrukha (Godovikov).  Um outro oficial, Vereschagin  (Luspekayev) é convencido a abandonar a tranquila vida que leva com a esposa, para também se unir ao grupo. Após, muitas peripécias Abdullah é capturado, mas consegue fugir e mata uma de suas esposas e também Petrukha. Um combate entre o grupo de Abdullah e os homens de Sukhov se dá ao lado do mar e de um tanque de petróleo, onde se encontram as esposas remanescentes de Abdullah. O barco que se encontra próximo da costa com Vereschagin dando suporte as ações em terra é explodido com a dinamite que carrega. Com a explosão Abdullah é distraído e Sukhov consegue matá-lo assim como ao último homem de seu grupo, podendo agora de fato retornar para casa.

Filme de ação completamente embebido pela mitologia do western – cada um dos heróis é capaz de matar ou se defender de vários homens ao mesmo tempo, a figura expiatória do jovem inexperiente e sua morte cruel, a mulher como algo idealizado e doméstico – e que faz uso apenas de um pequeno gancho histórico, já que é completamente orientado pelas convenções de gênero. É claro que sobrepostas a essas se encontram camadas de ideologia nada sutis que tornam o herói soviético um exemplo civilizatório em contraposição ao bárbaro com o qual guerreia. Mesmo longe de casa, supõe-se a anos, Sukhov não cede a tentação de ficar com as mulheres que acreditam agora pertencerem a ele, sendo ainda aquele que as orienta para casamentos individuais, preferindo recorrer as lembranças pastorais de sua esposa no campo e as cartas frequentes que escreve a mesma. Não deixa de ser irônico, numa trama em que o “civilizado” soviético imponha ao bárbaro que prefere ver suas mulheres mortas à livres, as novas regras do jogo, que a figura da mulher, em suma, inexista de fato no filme. Ou é considerada como um coletivo amorfo de um harém, que a determinado momento se expõe sensualmente ao que acreditam ser seu novo dono ou existe enquanto vaga lembrança idealizada e doce no encanto resguardado da domesticidade, mas sem qualquer conflito travado com o herói, sequer mesmo diálogo. Resta a trivialidade de qualquer filme de ação como tiroteios, explosões, quedas do alto e qualquer outro equivalente espetacular. Mosfilm. 85 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar