O Dicionário Biográfico de Cinema#105: Zoltan Korda

 

Zoltan Korda (1895-1961), n. Turkeye, Hungria

1927: Die Ey Teufel (*). 1933: Cash; 1935: Sanders of the River [Bozambo]; Conquest of the Air. 1936: Elephant Boy [O Menino e o Elefante] (co-dirigido com Robert Flaherty); Forget Me Not [Não Me Esqueças]. 1937: Revolt in the Jungle (**). 1938: The Drum [A Legião da Índia]. 1939: The Four Feathers [As Quatro Penas Brancas]. 1942: The Jungle Book [Mogli, o Menino Lobo]. 1943: Sahara [Sahara: Em Busca da Sobrevivência]. 1945: Counter-Attack [Alma Russa]. 1947: The Macomber Affair [Covardia]. 1948: A Woman's Vengeance [Vingança Pérfida]. 1952: Cry, the Beloved Country [Os Deserdados]. 1955: Storm Over the Nile [Tormenta Sobre o Nilo] (co-dirigido com Terence Young).

O irmão mais novo de Alexander Korda, Zoltan lutou ao longo da I Primeira Guerra Mundial para o Império Austro-Húngaro. Entrou para o cinema na Alemanha nos anos 20, como editor e cinegrafista. Após realizar seu primeiro longa na Alemanha, foi para a América e escreveu o roteiro de Woman Everywhere [O Homem dos Meus Sonhos] (30, A. Korda). Pelos dez anos seguintes trabalhou no Reino Unido, como um dos magiares da corte de seu irmão.

Zoltan interpretou um papel entusiasmado, naquela simpatia incongruente de um império perdido para outro em morte acelerada. Bozambo foi tão presunçosamente chauvinista que Paul Robeson, que viveu um chefe africano, preferiu renegá-lo. Em retrospecto, no entanto, a ofensiva imperial parece periférica diante de um sabor envolvente por aventuras sem sentido. Foi o gosto por romance que inspirou o império Korda, e era apenas adequado que precisassem se estabelecer como refugiados. Robeson pode ter se enfurecido, mas Sabu foi exatamente o pequeno Sambo (***) negro que precisavam. Ele foi apresentado em O Menino e o Elefante, com impacto sobre Flaherty (utilizado para povos indígenas) que somente pode ser imaginado, em A Legião da Índia e Mogli, o Menino Lobo.

Por então, Zorda havia voltado a Hollywood. Sahara: Em Busca da Sobreviência é um tolo filme de guerra da Liga das Nações, ambientado no deserto líbio. Mas em seus filmes seguintes, as ambições reveladas de Zoltan não foram encorajdas por seu irmão. Covardia, de um conto de Hemingway, é provavelmente a melhor adaptação do autor para o cinema, beneficiando-se de Joan Bennett; enquanto Vingança Pérfida é uma versão de The Gioconda Smile de Aldous Huxley. Como para compensar Bozambo, Zoltan filmou Os Deserdados, uma pioneira, ainda que convencional, rehabilitação cinematográfica da experiência negra. Voltou à Inglaterra para emprestar sua experiência a Tormenta Sobre o Nilo, uma refilmagem de As Quatro Penas Brancas.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. Nova York: Alexander A. Knopf, 2014, pp. 1453-4. 



(*) N. do E.: No IMDB Die Elf Teufel

(**) N. do E: No IMDB Revolt in the Desert

(***) N. do T.: Personagem do romance A Cabana do Pai Tomás, que praticamente virou um adjetivo para escravos negros traidores de sua própria raça e situação social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar