O Dicionário Biográfico de Cinema#10: Terence Fisher

Resultado de imagem para terence fisher

Terence Fisher (1904-1980)
n. Londres

1948: Colonel Bogey; To the Public Danger; Portrait from Life [Torturada]; A Song for Tomorrow. 1949: Marry Me; 1950: The Astonished Heart (co-dirigido com Anthony Darnborough); So Long at the Fair [Angústia de uma Alma] (co-dirigido com Darnborough). 1951: Home to Danger; 1952: The Last Page; Stolen Face; Wings of Danger. 1953: Four Sided Triangle; Mantrap [A Volta do Criminoso]; Spaceways; Blood Orange; 1954. Final Appointment; Mask of Dust; Face the Music; Children Galore; The Stranger Came Home [O Regresso de um Estranho]; 1955: Murder by Proxy [Casei-me com a Morte]; Stolen Assignment; The Flaw. 1956: The Last Man to Hang. 1957: The Curse of Frankenstein [A Maldição de Frankenstein]; Kill Me Tomorrow. 1958: Dracula [O Vampiro da Noite]; The Revenge of Frankenstein [A Vingança de Frankenstein]; 1959: The Mummy [A Múmia]; The Hound of the Barkervilles [O Cão dos Baskervilles]; The Stranglers of Bombay [Os Estranguladores de Bombaim]; The Man Who Could Cheat Death [O Homem Que Enganou a Morte]. 1960: The Brides of Dracula [As Noivas do Vampiro]; Sword of Sherwood Forrest [Robin Hood, O Invencível]; The Two Faces of Dr. Jekyll [O Monstro de Duas Caras]; 1961: The Curse of the Werewolf [Maldição de Lobisomem]; 1962: The Phantom of the Opera [O Fantasma da Ópera]. 1963: Sherlock Holmes; 1964: The Earth Dies Screaming; The Horror of It All [A Casa dos Fantasmas]; The Gorgon [A Górgona]. 1965: Dracula, Prince of Darkness [Drácula, o Príncipe das Trevas]. 1966: The Island of Terror [A Ilha do Terror]; Frankenstein Created Women [...E Frankenstein Criou a Mulher]. 1967: Night of the Big Heat. 1968: The Devil Rides Out [As Bodas de Satã]. 1969: Frankenstein Must Be Destroyed [Frankenstein Tem que Ser Destruído]. 1973: Frankenstein and the Monster from Hell [Frankenstein e o Monstro do Inferno].

Os ingleses são orgulhosos da Hammer Films: ela apela ao desejo do ridículo tornado respeitável, que a companhia devotou aos filmes de horror que ganhariam um prêmio da rainha e menções aos seus recordes de exportação. Mas a prosperidade da Hammer apenas faz valer a teoria  que, artisticamente, o horror requer persuasão. Não importa o quão assiduamente a companhia inventou a atmosfera gótica, seu viés comercial murcha o senso de admiração. Os filmes de horror da Hammer tem sempre parecido a obra de homens decentes que cultivam seus jardins nos finais de semana. Isso é infelizmente verdade de Terence Fisher, o homem responsável pela maior parte deles. Homem de meia-idade antes que começasse a dirigir, estava na faixa dos cinquenta quando se comprometeu ele próprio com a Hammer para Drácula e Frankenstein. Um mercador marítimo antes, trabalhou como montador antes e depois da guerra: Tudor Rose [Rainha por 9 Dias] (36, Robert Stevenson); On The Night of the Fire [O Criminoso] (39, Brian Desmond Hurst); The Wicked Lady [Malvada] (45, Leslie Arliss); e Master of Bankdam (47, Walter Forde). Seus primeiros longas foram leves e românticos, incluindo Noël Coward em The Astonished Heart. Porém em Angústia de uma Alma ele não cometeu nenhum erro sobre a primeira onda de entusiasmo que saúda o hotel ter rejeitado um de seus hóspedes e perdido um quarto.

Fisher trabalhou para a Hammer tão cedo quanto 1953 em seus dois modestos empreendimentos na ficção-científica, Four-Sided Triangle  e Spaceways. De 1957 em diante se tornou efetivamente preso ao produto neo-gótico. Há os que considera seus feitos nesse estilo em alta conta. Paul Willeman se referiu aos filmes de Fisher "como um exemplo maior do que um artista verdadeiramente criativo pode conquistar dentro dos limites  de um gênero ostensivamente sensacionalista e popular." Minha percepção é que qualquer um com os recursos do estúdio e uma vintena de filmes no currículo, haveria estabelecido seu talento mais nitidamente. Celebramos Val Lewton por menos, Tod Browning a partir de evidências ainda menores.  Os filmes de Fisher são ricos em cores e cenários, mas não tão vividamente criativos quanto os de Roger Corman. Muito frequentemente, deve-se esperar por momentos estranhos e penetrantes, como o final de As Noivas do Vampiro, um filme aborrecido subitamente tornado brilhante quando Drácula morre na sombra em forma de crucifixo das hélices de um moinho. Novamente a concepção de O Monstro de Duas Caras que Hyde é um galanteador sexual é desprovida de qualquer desenvolvimento adequado. Mais que tudo, a invenção nos filmes soa espasmódica, desesperada e cinicamente à parte dos gêneros. De forma reveladora, a Hammer maçantemente refez filmes do passado e trouxe de volta à vida praticamente todo e qualquer objeto digno de nota da literatura gótica inglesa. A originalidade do estúdio talvez resida mais na aristocracia inglesa de Christopher Lee que na invenção de Fisher.

Texto: Thomson, David. A Biographical Dictionary of Film.  Londres: Knopf, pp. 3336-3343.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar