Filme do Dia: Revezes (1927), Chagas Ribeiro

 


Revezes (Brasil, 1927). Direção e Rot. Original: Chagas Ribeiro. Fotografia: Horácio de Carvalho. Com: Anísio Moreira, Mariinha Marrocos, Antonio Marrocos, Antonio Pinto, Domingos Gusmão, Lincoln Lima, Ernani Outran.

O filho do fazendeiro Jacinto, Jayme, é apaixonado de longa data por Célia, que mora na fazenda do pai, que não visita faz três anos, já que é estudante de agronomia no Recife. Quando retorna, Célia, envolvida afetivamente com o agricultor Carlos, pede que ele abandone a fazenda, temendo algum ato violento por parte de Jayme. Inconformado com a situação, após matutar solitariamente, Jayme espia Celia e a aborda de forma agressiva. Essa consegue se desvencilhar e corre para sua casa, fechando a porta. Com a febre aftosa grassando há dois meses, Jacinto vê-se na iminência da ruína. Uma comitiva de vaqueiros, comandada por Carlos, tenta alguma resposta de Jacinto, mas são expulsos de sua casa. Jayme, por sua vez, vai falar com Anselmo que se não fizer com que Célia abandone Carlos, fará com que ele seja expulso da fazenda. Esse responde que não tem controle sobre o coração de Célia e não teme suas ameaças. Jayme atira contra Carlos, escondido, enquanto esse trabalhava. Ao saberem da morte de Carlos, os vaqueiros se revoltam. No topo da Serra dos Quilombos, Célia reza sobre a tumba de seu amor.

Há uma aproximação realista bem maior das moradias dos vaqueiros com as de um sertanejo da época que provavelmente as mais “maquiadas” habitações dos heróis populares que encarnavam os dramas da companhia mais célebre do Ciclo do Recife, a Aurora. E há também um menor domínio da linguagem e tempo cinematográfico, com a enorme quantidade de planos descritivos abertos aliados a movimentos panorâmicos da câmera. E, conjugado a esse, uma maior dificuldade de se fazer mais transparente na comunicação de seu enredo. Já as cartelas são infinitamente mais discretas e anódinas que as dos filmes da Aurora. E existe igualmente um retrato um tanto inusitado e indireto da proximidade familiar de colorações incestuosas, quando  observa no irmão a aparição de sua amada, em um surrupio de tiradas contemporâneas de filmes cômicos hollywoodianos. Uma convenção do cinema mudo que surge aqui com frequencia é a da ausência de “sonoridade” das aproximações físicas. Assim, o irmão de Carlos se aproxima dele e de Célia, e eles somente o percebem quando já se encontra bem próximo. E, mais ainda, Jacinto e Jayme apenas observam a comitiva de agricultores quando já se encontram na varanda de sua casa. Se é uma felicidade que a cópia dessa produção tenha sobrevivido, infelizmente sobreviveu com marcas do tempo muito fortes e incompleta. Destaque para a caracterização dos mais velhos apenas com uma maquiagem que deixa a face esbranquiçada, já que os atores que vivenciam os pais de Célia e Carlos possuem pouca idade mais que a dos atores que interpretam seus filhos. Destaque para a forma ectoplasmática que o casal amado vem a concretizar o seu amor ao final, algo que Frank Borzage iria ainda registrar – com bem mais sutileza e elegância, evidentemente – na história do cinema, de forma pioneiramente marcante. Para os propósitos dessa produção, no entanto, a sua saída (e os efeitos conseguidos com ela) se encontra na medida do que assistimos antes.  Olinda-Film. 48 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar