Filme do Dia: Winchester'73 (1950), Anthony Mann

 



Winchester’73 (EUA, 1950). Direção: Anthony Mann.  Rot. Adaptado: Robert L. Richards & Borden Chase, a partir do argumento de Stuart N. Lake. Fotografia: William H. Daniels. Música: Walter Scharf. Montagem: Edward Curtiss. Dir. de arte: Bernard Herzbrun & Nathan Juran. Cenografia: A. Roland Fields &  Russell A. Gausman. Figurinos: Yvonne Wood. Com: James Stewart, Shelley Winters, Dan Duryea, Stephen MacNally, Millard Mitchell, Charles Drake, John McIntire, Will Geer, Rock Hudson, Tony Curtis, Jay C. Flippen.

Lin McAdam (Stewart) ganha um raro rifle Winchester em um concurso organizado em Dodge City pelo célebre xerife Wyatt Earp (Geer). Seu adversário, Dutch Henry (MacNally),a quem já perseguia por ter matado seu pai,  inconformado com a derrota, ataca de surpresa McAdam e rouba seu rifle.  Dutch Henry e seus comparsas vão a um bar, onde Henry perde o rifle pelo negociante Joe Lamont (McIntire) no jogo. Esse, quando vai negociar com os índios, tem a arma apreendida pelo Chefe Young Bull (Hudson), insatisfeito com o armamento que Lamont pretende lhe passar. Achando que Lamont ainda se encontra com o rifle, Dutch Henry o mata covardemente. Os noivos Lola Manners (Winters) e Steve Miller (Drake) conseguem escapar do ataque dos índios se refugiando em um destacamento acuado da cavalaria.  Pouco tempo depois junta-se ao grupo Lin e seu fiel companheiro Frankie (Mitchell). Um combate sangrento, com vítimas de ambas partes se segue pouco depois. Doan (Curtis), um dos soldados descobre o rifle que  é entregue por seu superior (Flippen) ao casal Lola e Steve como forma de se protegerem, embora o sargento acredite pertencer a quem de fato pertence.  Steve e Lola vão a casa dos Jamesons, sendo que por lá também aparece Waco (Duryea) e seus capangas. Waco se encanta pelo rifle, mas Steve se recusa a da-lo. Waco o humilha diante da noiva e mata-o posteriormente, ficando com a posse do rifle e levando consigo também Lola. A casa dos Jameson é incendiada, e muitos dos homens de Waco são mortos, mas ele e Lola escapam. Eles vão ao encontro de Dutch Henry, que confisca o que chama de “seu rifle”. Posteriormente, no saloon onde se encontra com Lola, Waco é confrontado por Lin a lhe dizer onde se encontra Dutch Henry. Quando Waco tenta mata-lo é morto por Lin. Lin sai para capturar Dutchy Henry e, no alto de uma encosta os dois trocam tiros, sendo Henry morto e Lin reconquistando seu rifle, assim como ganhando as graças de Lola e podendo agora ser sócio de Frankie, em um rancho, como havia proposto a este.

Com um roteiro relativamente sofisticado para o gênero e com o rifle potencializando, em maior ou menor grau, sentimentos humanos universais como de cobiça, traição e desejo, o filme marca a primeira colaboração de Stewart com o cineasta e também uma guinada em sua carreira, aproximando-o de um gênero com o qual nunca fora identificado. Talvez mesmo que a contrapelo, o que talvez chame mais atenção do espectador contemporâneo seja a Lola de Winters, num meio termo entre procurando uma nova vida de respeitabilidade, mas sem deixar de flertar ou se submeter a praticamente todos os homens com os quais se depara, notadamente o sargento do Exército mas também, ainda que menos voluntariamente Waco, em ambos os casos diante de seu noivo, deixando saliente sua trajetória de mulher de “má reputação” – ao início do filme está sendo expulsa da cidade por Wyatt Earp. Ao final, no entanto, quando langorosamente se entrega aos braços de Lin, todo esse retrospecto parece se esfumaçar diante de nossos olhos, selando a tradição da união entre o cowboy e a ex-prostituta delineado em No Tempo das Diligências. Esse final, aliás também traz outra imagem interessante, reunindo no mesmo plano ao final o herói, sua amada e seu melhor amigo, e o fato da imagem evitar se restringir somente ao casal como seria de se esperar, também sanciona a leitura que ambos possuem o mesmo grau de importância para o futuro do personagem.  Dois dos mais célebres galãs da década, Hudson e Curtis, surgem aqui em pontas no início de carreira, sendo que o último nos créditos como Anthony Curtis. Visualmualmente, o filme parece bem mais modesto e menos lustroso que westerns posteriores dirigidas por Mann tais como O Homem dos Olhos Frios (1957). National Film Registry em 2015. Universal International Pictures para Universal Pictures. 92 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar