Filme do Dia: Passos na Noite (1950), Otto Preminger



Passos na Noite (Where the Sidewalk Ends, EUA, 1950). Direção: Otto Preminger. Rot. Adaptado: Bem Hecht, Robert E. Kent, Frank  P. Rosenberg & Victor Trivas, baseado no romance Night Cry de William L. Stuart. Fotografia: Joseph LaShelle. Música: Cyril J. Mockridge. Montagem: Louis R. Loeffler. Dir. de arte:  J. Russell Spencer & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Oleg Cassini. Com: Dana Andrews, Gene Tierney, Gary Merrill, Bert Freed, Tom Tully, Karl Malden, Ruth Donnelly, Craig Stevens.

Mark Dixon (Andrews) é um tira durão que se vê em situação complicada com a chegada do novo tenente, Thomas (Malden), que não compartilha dos métodos de violência excessiva. A ira de Dixon contra os criminosos é relacionada com a frustração por ter sido filho de um. Para complicar sua situação, acaba matando acidentalmente um homem do bando do mafioso Scalise (Merrill). As suspeitas recaem sobre o simplório taxista Jiggs (Tully), que pouco antes procurara pela vítima, que havia destratado sua filha, Morgan (Tierney). Mark aproxima-se de Morgan, sentindo-se culpado pela prisão de seu pai. Contrariando as ordens de seu superior ele consegue capturar Scalise, porém revela  a verdade ao seu superior.

Esse filme aproxima-se menos dos ousados filmes de Preminger abordando temas polêmicos que de uma mais ortodoxa utilização de elementos típicos de sua época, sejam os habituais clichês do thriller noir (não esquecendo que um dos co-roteiristas, Hecht, é um mestre do gênero e usual colaborador de Billy Wilder) ou ainda a sofrivelmente rasteira apropriação de elementos psicológicos para justificar as atitudes do protagonista. Aliás, obsessões e neuroses são temas constantes nos filmes realizados pelo cineasta à época. 20th Century-Fox. 95 minutos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso