O Dicionário Biográfico de Cinema#218: Nathalie Baye

 


Nathalie Baye (Judith Mesnil), n. Mainnerville, França, 1948

Baye não realizou um filme antes dos vinte e cinco. Treinou e trabalhou como dançarina primeiro. Mas o atraso ajudou, tornando-a um pouco mais madura que a maior parte das atrizes debutantes. O que ajuda a explicar porque não foi a mais bela que você já viu. Um personagem começou a emergir, ainda que somente por conta de ter interpretado uma versão da maternal continuísta de Truffaut, Helen Scott, em um filme do início de sua carreira, La Nuit Américaine [Noite Americana] (73). 

Ela então fez La Gouele Ouverte [Ferida Aberta] (74, Maurice Pialat); La Gifle (74, Claude Pinoteau); Mado (76, Claude Sautet); L'Homme qui Aimait les Femmes [O Homem Que Amava as Mulheres] (77, Truffaut); Monsieur Papa (77, Philippe Monier); La Chambre Verte [O Quarto Verde] (78, Truffaut); Mon Premier Amour (78, Élie Chouraqui); La Mémoire Courte (79, Eduardo de Gregorio); Sauve qui Peut [Salva-se Quem Puder (A Vida)] (80, Jean-Luc Godard); Je Vais Craquer!!! (80, François Leterrier); La Provinciale [The Girl from Lorraine] (80, Claude Goretta); Une Semaine de Vacances [Um Olhar Para a Vida] (80, Bertrand Tavernier); Beau-Père [A Filha da Minha Mulher] (81, Bertrand Blier); L'Ombre Rouge (81, Jean-Louis Comolli); La Balance (82, Bob Swaim); Le Retour de Martin Guerre [O Retorno de Martin Guerre] (82, Daniel Vigne); J'ai Épouse une Ombre (82, Robin Davis), uma refilmagem de No Man of Her Own [Casei-me com um Morto]; Détective [Detetive] (85, Godard); Notre Histoire [Quartos Separados] (84, Blier); Rive Droit, Rive Gauche [Margem Direita, Margem Esquerda] (84, Philippe Labro); Le Neveu de Beethoven [Beethoven's Nephew] (85, Paul Morrissey); Lune de Miel (85, Patrick Jamain); De Guerre Lasse (87, Roberto Enrico); En Toute Innocence (88, Alain Jessua); La Baule-les-Pins (90, Diane Kurys); Un Week-end sur Deux (90, Nicole Garcia); The Man Inside [Relatório Wallraff] (90, Bobby Roth).

Esta extraordinária média de trabalhos declinou somente um pouco, mas tem trabalhado mais frequentemente para diretoras: La Voix (92, Pierre-Granier Daferre); And the Band Played On [E a Vida Continua] (93, Roger Spottiswoode); La Machine [Memórias do Mal] (94, François Dupeyron); uma voz em Arabian Nights (95, Richard Williams); Enfants de Salaud (86, Tonie Marshall); Food of Love (97, Stephen Poliakoff); Paparazzi (98, Alain Barbérian); Si Je T'Aime, Prends Garde à Toi [Beware of My Love (99, Jeanne Labrunne); Vénus Beauté [Instituto de Beleza Vênus] (99, Marshall); Une Liaison Pornographique] (99, Frédérique Fonteyne); Selon Matthieu (00, Xavier Beauvois); Ça ira Mieux Domain (00, Labrunne); Absolument Fabuleaux (01, Gabriel Aghion).

Fez L'Enfant des Lumières (02, Vigne), para a TV francesa; veio a Hollywood para a mãe em Catch Me if You Can [Prenda-me se for Capaz] (02, Steven Spielberg); La Fleur du Mal (03, Claude Chabrol); Les Sentiments (03, Noémie Lvovsky); France Boutique (03, Marshall); Une Vie à T'Attendre [Uma Vida à Tua Espera] (04, Thierry Klifa); L'un Reste, L' Autre Part (05, Claude Berri); Le Petit Lieutenant [O Pequeno Tenente] (06, Beauvois); La Californie (06, Jacques Fieschi); Ne Le Dis à Personne [Não Conte à Ninguém] (06, Guillaume Canet); Michou d'Auber (07, Thomas Gilou); Mon Fils à Moi [Meu Filho Para Mim] (07, Martial Fougeron); La Prix à Payer (07, Alexandra Leclère); Passe-Passe (08, Marshall); Les Bureaux de Dieu [As Oficinas de Deus] (08, Claire Simon); Cliente (08, Josiane Belasko); na TV em Marie-Octobre (08, Josée Dayan); Visage [Face] (09, Tsai Ming-liang); Ensemble, c'est Trop (10, Lea Fazer); Hitler in Hollywood [Hitler à Hollywood] (10, Frédéric Sojcher); De Vrais Mensonges [Uma Doce Mentira] (10, Pierre Salvadori); em uma série para a TV, La Collection - Écrire pour...5 fois Nathalie Baye (11, Jeremie Lippman); Laurence Anyways (12, Xavier Dolan); Les Reines du Ring [As Rainhas do Ringue] (13, Jean-Marc Rudnicki).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 192-93. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng