Guia Crítico de Diretores Japoneses#8: Yoshitarō Nomura
NOMURA, Yoshitarō
(23 de abril de 1919 - 8 de abril de 2005)
野村芳太郎
O filho do diretor da era muda Hōtei Nomura, Yoshitarō, como seu pai, despendeu sua carreira na Shochiku, tornando-se um prolífiico e proficiente diretor de filmes de entretenimento de apelo comercial. Trabalhou inicialmente em uma diversidade de gêneros, incluindo musicais, melodramas, comédias e filmes de época. Izu no Odoriko (The Izu Dancer, 1954), uma adaptação de um conto de Yasunari Kawabata, conta um breve romance entre um estudante e uma dançarina itinerante na península rural de Izu, iniciando um interesse persistente em cenários provincianos. Entre os filmes mais individuais de Nakmaura dos anos 60 se encontra Haikei Tennō Heika-Sama (Dear Emperor, 1963), uma narrativa irônica das experiências de um recruta que encontra o exército preferível à vida civil e escreve para o Imperador implorando permanecer no serviço. Hidarikiki no Sogekisha: Tōkyō-wan (Tokyo Bay, 1962), sobre um detetive cuja investigação sobre o assassinato de um agente do governo leva-o a suspeitar de um amigo dos tempos de guerra, também comanda uma reputação enquanto um notável thriller.
O thriller veio a se provar a veia mais frutífera de Nomura, particularmente com uma sequencia de filmes adaptados dos romances de Seichō Matsumoto, no qual se provou adepto de extrair suas ressonâncias emocionais e conotações sociais de enredos genéricos. O pirmeiro desses Harikomi (Stakeout, 1958), um thriller habilmente trabalhado sobre dois detetives rastreando um suspeito à casa de sua antiga amante em um vilarejo de Kiushu (*), fazendo uso pitoresco do campo como pano de fundo incongruente para sua história sombria. Tem sido apreciado por sua crítica da opressão das mulheres japonesas, enquanto o posterior Suna no Utsuwa (Castle of Sand, 1974) tocava no ostracismo dos sofredores de lepra. Este último foi aclamado como a obra-prima de Nomura no Japão, embora na maioria dos aspectos tenha se desdobrado como um policial convencional, estruturalmente falho pelo longo flashback de desfecho, que laboriosamente proporcionou a solução do mistério. Mais efetivos foram Zero no Shōten (Zero Focus, 1961) e Kichiku (Demon, 1978), dois filmes sombriamente atraentes que novamente fizeram uso de locações habilmente destilando um clima de sutil desconforto dos belos, ainda que melancólicos, cenários da Península de Noto. Zero Focus efetuava uma crônica das consequências de um homem recém-casado e efetivamente retratava o tormento psicológico de uma esposa forçada a compreensão de não saber quase nada sobre o marido. The Demon foi um filme genuinamente chocante sobre violência contra crianças, tornado mais inquietante pelo distanciamento estilístico de Nomura e pela relativa caracterização simpática do relutantemente abusivo protagonista. Dentre outras adaptações de Matsumoto por Nomura, Kage no Kuruma (The Shadow Within, 1970), foi sobre um homem que passa a acreditar que o desafeto filho de sua amante planeja matá-lo, enquanto Giwaku (Suspicion, 1982), focava em uma advogada determinada a defender uma mulher suspeita de assassinar seu marido.
Mesmo quando Nomura não estava adaptando originais de Matsumoto, tendeu nos últimos anos a gravitar em torno de semelhantes temas. Shōwa Karesusuki (Perennial Weed, 1975), foi a história da irmã de um policial acusada de matar a amante de um gangster. Yatsuhakamura (Village of Eight Gravestones, 1977), apesar de menos psicologicamente perspicaz, ainda se beneficiava da habilidade do diretor a realizar locações no campo idílicas parecerem ameaçadoras. O mesmo senso de ameaça distinguiu Furueru Shita (The Writhing Tongue, 1980), um visualmente banal, mas psicologicamente acurado drama hospitalar, focando na história dos pais de uma filha que contrai tetáno. Apesar de sua obra ser relativamente convencional em estilo, Nomura nunca foi menos que um diretor competente e apresentou, no seu melhor, uma sutileza e fineza raras entre os artesãos de estúdios.
1952 Hato / Pigeons Haru wa kyamera ni notte / The Camera Catches Spring
1953 Jinanbō / The Second Son Gutei kenkei
Kinpira-sensei to ojōsan / Mr. Kinpira the Teacher and the Young Miss Kurama
Tengu: Seimen yasha / Kurama Tengu: Blue-Masked Demon
Seishun sanbagarasu / The Youth of Three Crows
1954 Keian Suikoden / Keian-Era Water Margin
Izu no odoriko / The Izu Dancer
Seishun romansu shīto / Youth’s Romance Seat
Bikkuri gojūsantsugi / Surprise on the Tokaido
1955 Daigaku wa deta keredo / I Graduated, But…
Zoku otoko daigaku: Shinkon kyōshitsu / A Man’s College 2: Class of Newlyweds
Bōmeiki / Record of Exile
Tōkyō-Honkon: Mitsugetsu ryokō / Tokyo-Hong Kong Honeymoon
Hanayome wa doko ni iru / Where Is the Bride?
Taiyō wa hibi ni arata nari / The Sun Is Renewed Each Day
1956 Kakubō sanbagarasu / Three Crows in Student Caps
Tabigarasu Itarō / Itaro the Vagrant
Jinanbō kokyō e iku / The Second Son Goes Home
Hanayome boshūchū / Bride Wanted
Koko wa shizuka nari / It’s Quiet Here
Odoru matenrō / The Dancing Skyscraper
1957 Banjun Morishige no Funnyōdan / A Tale of Dung and Urine
1958 Hanayome no onoroke / The Bride’s Fond Talk of Love
Harikomi / Stakeout
Gekkyū 13,000-en / Monthly Salary 13,000 yen
Modan dōchū: Sono koi mattanashi / Modern Journey: Don’t Give Up on Love
1959 Donto ikōze / Let’s Go!
1960 Ginza no onīchan chōsensu / A Brother of Ginza Sets a Challenge
Kiiroi sakuranbo / The Yellow Cherry
Kanshōyō dansei / The Man They Idolized
Saigo no kirifuda / The Last Trump Card
1961 Zero no shōten / Zero Focus
Koi no gashū / Love’s Book of Paintings
Haitoku no mesu / Scalpel of Immorality
1962 Haru no sanmyaku / Mountains in Spring
Hidarikiki no sogekisha: Tokyo-wan / Tokyo Bay
Ano hashi no hotori de / By That Bridge
Ano hashi no hotori de: Dainibu / By That Bridge: Part 2
1963 Ano hashi no hotori de: Daisanbu / By That Bridge: Part 3
Haikei Tennō heika-sama / Dear Emperor
Ano hashi no hotori de: Kanketsu hen / By That Bridge: Conclusion
1964 Zoku haikei Tennō heika-sama / Dear Emperor 2
Haikei Sōri daijin-sama / Dear Prime Minister
Goben no tsubaki / The Scarlet Camellia
1965 Sutekina konban wa / A Nice Good Evening
1966 Bōkyō to okite / Homesickness and the Rules
Warm Current Ohana-han (Daiichibu; Dainibu) / Miss Ohana (Parts 1 and 2)
Inochi hateru hi made / Until the Last Day of Our Lives
1967 Ā, kimi ga ai / Oh, Your Love
Onnatachi no niwa / Garden of Women
Onna no isshō / A Woman’s Life
Otoko nara furimukuna / If You’re a Man, Don’t Look Back
1968 Yoake no futari / A Couple at Dawn
Hakuchū dōdō / In Broad Daylight, without Inhibitions
Konto 55-gō to Suizenji Kiyoko no kamisama no koibito / Conte 55 and Kiyoko Suizenji’s Divine Lover
1969 Dekkai dekkai yarō / Big, Big Fellow
Hibari Hashi no Hana to kenka / Hibari and Hashi’s Flowers and Quarrels
1970 Kage no kuruma / The Shadow Within
Sandogasa da yo jinsei wa / Life Is Just a Traveler’s Hat
Kochira 55-gō ōtō seyo: Kiki hyappatsu / No. 55 Calling, Over: A Hundred Dangers
Nani ga nandemo Tamegorō / Tamegoro, No Matter What
Konto 55-gō to Suizenji Kiyoko no Daishōbu / Conte 55 and Kiyoko Suizenji’s Big Gamble
1971 Yaruzo mite ore Tamegorō / Watch Your Heart, Tamegoro
Hana mo mi mo aru Tamegorō / Tamegoro with Flowers and Fruit Konto
55-gō to Mīko no zettai zetsumei / Conte 55 and Miko’s Desperate Situation
1972 Hatsuwarai: Bikkuri bushidō / First Smile: Surprising Bushido
1973 Shinanogawa / The River Shinano
Dame oyaji / No-Good Father
1974 Tōkyō domannaka / Heart of Tokyo
Suna no utsuwa / Castle of Sand
1975 Shōwa karesusuki / Perennial Weed
1977 Yatsuhakamura / Village of Eight Gravestones
1978 Jiken / / The Demon
1979 Haitatsu sarenai santsū no tegami / The Three Undelivered Letters
1980 Warui yatsura / The Writhing Tongue
1981 Mayonaka no shōtaijō / Invitation at Midnight
1982 Giwaku / Suspicion
1983 Meisō chizu / Wanderer’s Map
Konto 55-gō to Suizenji Kiyoko no wan tsū panchi: Sanbyakurokujūgoho no māchi / Conte 55 and Kiyoko Suizenji’s One Two Punch: 365 Steps’ March
Chinchin 55-gō buttobase: Shuppatsu shinkō / The Street Car Game
1984 Nezumi kozō kaitōden / Legend of the Ratkid’s Mysterious Thefts
1985 Kikenna onnatachi / Dangerous Women
Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008, pp. 307-11.
(*) N. do E: Terceira maior ilha do arquipélago japonês
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