Guia Crítico de Diretores Japoneses#8: Yoshitarō Nomura



 NOMURA, Yoshitarō

(23 de abril de 1919 - 8 de abril de 2005)

野村芳太郎

O filho do diretor da era muda Hōtei Nomura, Yoshitarō, como seu pai, despendeu sua carreira na Shochiku, tornando-se um prolífiico e proficiente diretor de filmes de entretenimento de apelo comercial. Trabalhou inicialmente em uma diversidade de gêneros, incluindo musicais, melodramas, comédias e filmes de época. Izu no Odoriko (The Izu Dancer, 1954), uma adaptação de um conto de Yasunari Kawabata, conta um breve romance entre um estudante e uma dançarina itinerante na península rural de Izu, iniciando um interesse persistente em cenários provincianos. Entre os filmes mais individuais de Nakmaura dos anos 60 se encontra Haikei Tennō Heika-Sama (Dear Emperor, 1963), uma narrativa irônica das experiências de um recruta que encontra o exército preferível à vida civil e escreve para o Imperador implorando permanecer no serviço. Hidarikiki no Sogekisha: Tōkyō-wan (Tokyo Bay, 1962), sobre um detetive cuja investigação sobre o assassinato de um agente do governo leva-o a suspeitar de um amigo dos tempos de guerra, também comanda uma reputação enquanto um notável thriller

O thriller veio a se provar a veia mais frutífera de Nomura, particularmente com uma sequencia de filmes adaptados dos romances de Seichō Matsumoto, no qual se provou adepto de extrair suas ressonâncias emocionais e conotações sociais de enredos genéricos. O pirmeiro desses Harikomi (Stakeout, 1958), um thriller habilmente trabalhado sobre dois detetives rastreando um suspeito à casa de sua antiga amante em um vilarejo de Kiushu (*), fazendo uso pitoresco do campo como pano de fundo incongruente para sua história sombria. Tem sido apreciado por sua crítica da opressão das mulheres japonesas, enquanto o posterior Suna no Utsuwa (Castle of Sand, 1974) tocava no ostracismo dos sofredores de lepra. Este último foi aclamado como a obra-prima de Nomura no Japão, embora na maioria dos aspectos tenha se desdobrado como um policial convencional, estruturalmente falho pelo longo flashback de desfecho, que laboriosamente proporcionou a solução do mistério. Mais efetivos foram Zero no Shōten (Zero Focus, 1961) e Kichiku (Demon, 1978), dois filmes sombriamente atraentes que novamente fizeram uso de locações habilmente destilando um clima de sutil desconforto dos belos, ainda que melancólicos, cenários da Península de Noto. Zero Focus efetuava uma crônica das consequências de um homem recém-casado e efetivamente retratava o tormento psicológico de uma esposa forçada a compreensão de não saber quase nada sobre o marido. The Demon foi um filme genuinamente chocante sobre violência contra crianças, tornado mais inquietante pelo distanciamento estilístico de Nomura e pela relativa caracterização simpática do relutantemente abusivo protagonista. Dentre outras adaptações de Matsumoto por Nomura, Kage no Kuruma (The Shadow Within, 1970), foi sobre um homem que passa a acreditar que o desafeto filho de sua amante planeja matá-lo, enquanto Giwaku (Suspicion, 1982), focava em uma advogada determinada a defender uma mulher suspeita de assassinar seu marido. 

Mesmo quando Nomura não estava adaptando originais de Matsumoto, tendeu nos últimos anos a gravitar em torno de semelhantes temas. Shōwa Karesusuki (Perennial Weed, 1975), foi a história da irmã de um policial acusada de matar a amante de um gangster. Yatsuhakamura (Village of Eight Gravestones, 1977), apesar de menos psicologicamente perspicaz, ainda se beneficiava da habilidade do diretor a realizar locações no campo idílicas parecerem ameaçadoras. O mesmo senso de ameaça distinguiu Furueru Shita (The Writhing Tongue, 1980), um visualmente banal, mas psicologicamente acurado drama hospitalar, focando na história dos pais de uma filha que contrai tetáno. Apesar de sua obra ser relativamente convencional em estilo, Nomura nunca foi menos que um diretor competente e apresentou, no seu melhor, uma sutileza e fineza raras entre os artesãos de estúdios.

1952 Hato / Pigeons Haru wa kyamera ni notte / The Camera Catches Spring 

1953 Jinanbō / The Second Son Gutei kenkei 

 Kinpira-sensei to ojōsan / Mr. Kinpira the Teacher and the Young Miss Kurama

 Tengu: Seimen yasha / Kurama Tengu: Blue-Masked Demon

 Seishun sanbagarasu / The Youth of Three Crows

 1954 Keian Suikoden / Keian-Era Water Margin 

Izu no odoriko / The Izu Dancer 

Seishun romansu shīto / Youth’s Romance Seat 

Bikkuri gojūsantsugi / Surprise on the Tokaido 

1955 Daigaku wa deta keredo / I Graduated, But… 

Zoku otoko daigaku: Shinkon kyōshitsu / A Man’s College 2: Class of Newlyweds

 Bōmeiki / Record of Exile 

Tōkyō-Honkon: Mitsugetsu ryokō / Tokyo-Hong Kong Honeymoon 

Hanayome wa doko ni iru / Where Is the Bride? 

Taiyō wa hibi ni arata nari / The Sun Is Renewed Each Day

 1956 Kakubō sanbagarasu / Three Crows in Student Caps 

Tabigarasu Itarō / Itaro the Vagrant 

Jinanbō kokyō e iku / The Second Son Goes Home 

Hanayome boshūchū / Bride Wanted 

Koko wa shizuka nari / It’s Quiet Here

 Odoru matenrō / The Dancing Skyscraper 

1957 Banjun Morishige no Funnyōdan / A Tale of Dung and Urine

 1958 Hanayome no onoroke / The Bride’s Fond Talk of Love

 Harikomi / Stakeout 

 Gekkyū 13,000-en / Monthly Salary 13,000 yen

 Modan dōchū: Sono koi mattanashi / Modern Journey: Don’t Give Up on Love

 1959 Donto ikōze / Let’s Go! 

1960 Ginza no onīchan chōsensu / A Brother of Ginza Sets a Challenge 

Kiiroi sakuranbo / The Yellow Cherry 

Kanshōyō dansei / The Man They Idolized

 Saigo no kirifuda / The Last Trump Card 

1961 Zero no shōten / Zero Focus 

Koi no gashū / Love’s Book of Paintings

 Haitoku no mesu / Scalpel of Immorality 

1962 Haru no sanmyaku / Mountains in Spring 

Hidarikiki no sogekisha: Tokyo-wan / Tokyo Bay 

Ano hashi no hotori de / By That Bridge 

Ano hashi no hotori de: Dainibu / By That Bridge: Part 2 

1963 Ano hashi no hotori de: Daisanbu / By That Bridge: Part 3 

Haikei Tennō heika-sama / Dear Emperor 

 Ano hashi no hotori de: Kanketsu hen / By That Bridge: Conclusion 

1964 Zoku haikei Tennō heika-sama / Dear Emperor 2 

Haikei Sōri daijin-sama / Dear Prime Minister 

Goben no tsubaki / The Scarlet Camellia 

1965 Sutekina konban wa / A Nice Good Evening

 1966 Bōkyō to okite / Homesickness and the Rules 

 Warm Current Ohana-han (Daiichibu; Dainibu) / Miss Ohana (Parts 1 and 2)

 Inochi hateru hi made / Until the Last Day of Our Lives

1967 Ā, kimi ga ai / Oh, Your Love 

Onnatachi no niwa / Garden of Women

 Onna no isshō / A Woman’s Life 

 Otoko nara furimukuna / If You’re a Man, Don’t Look Back

1968 Yoake no futari / A Couple at Dawn 

Hakuchū dōdō / In Broad Daylight, without Inhibitions 

Konto 55-gō to Suizenji Kiyoko no kamisama no koibito / Conte 55 and Kiyoko Suizenji’s Divine Lover

1969 Dekkai dekkai yarō / Big, Big Fellow 

Hibari Hashi no Hana to kenka / Hibari and Hashi’s Flowers and Quarrels

1970 Kage no kuruma / The Shadow Within 

 Sandogasa da yo jinsei wa / Life Is Just a Traveler’s Hat 

Kochira 55-gō ōtō seyo: Kiki hyappatsu / No. 55 Calling, Over: A Hundred Dangers

 Nani ga nandemo Tamegorō / Tamegoro, No Matter What

 Konto 55-gō to Suizenji Kiyoko no Daishōbu / Conte 55 and Kiyoko Suizenji’s Big Gamble

 1971 Yaruzo mite ore Tamegorō / Watch Your Heart, Tamegoro

 Hana mo mi mo aru Tamegorō / Tamegoro with Flowers and Fruit Konto 

55-gō to Mīko no zettai zetsumei / Conte 55 and Miko’s Desperate Situation 

1972 Hatsuwarai: Bikkuri bushidō / First Smile: Surprising Bushido 

1973 Shinanogawa / The River Shinano

 Dame oyaji / No-Good Father 

1974 Tōkyō domannaka / Heart of Tokyo 

Suna no utsuwa / Castle of Sand 

1975 Shōwa karesusuki / Perennial Weed 

 1977 Yatsuhakamura / Village of Eight Gravestones 

1978 Jiken / / The Demon

 1979 Haitatsu sarenai santsū no tegami / The Three Undelivered Letters 

1980 Warui yatsura / The Writhing Tongue 

1981 Mayonaka no shōtaijō / Invitation at Midnight 

1982 Giwaku / Suspicion 

1983 Meisō chizu / Wanderer’s Map 

 Konto 55-gō to Suizenji Kiyoko no wan tsū panchi: Sanbyakurokujūgoho no māchi / Conte 55 and Kiyoko Suizenji’s One Two Punch: 365 Steps’ March 

Chinchin 55-gō buttobase: Shuppatsu shinkō / The Street Car Game 

1984 Nezumi kozō kaitōden / Legend of the Ratkid’s Mysterious Thefts 

1985 Kikenna onnatachi / Dangerous Women

Texto: Jacoby, Alexander. A Critical Handbook of Japanese Film. Berkeley: Stone Bridge Press, 2008, pp. 307-11.

(*) N. do E: Terceira maior ilha do arquipélago japonês

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